O MORAINE LAKE NO PARQUE NACIONAL DE BANFF

16 de agosto de 2017

É a partir de Lake Louise que temos o acesso ao Moraine Lake, uma das maiores atrações do Parque Nacional de Banff, nas Montanhas Rochosas, no Canadá. Nas proximidades do Moraine Lake não existem estacionamentos suficientes para a grande quantidade de visitantes que procuram o lugar. A estrada de acesso é estreita e quando decidimos ir, já estava interditada em função da grande quantidade de carros que já estavam por lá.

Chegamos ao Moraine Lake

Estávamos no centrinho de serviços da localidade de Lake Louise. Pegamos um Shuttle Bus privativo para o Moraine Lake. Pagamos U$30,00 por pessoa e mesmo assim ficamos esperando por mais de uma hora. Não havia outro jeito. Existem opções gratuitas, mas elas saem do hotel Fairmont Chateau Lake Louise. Iríamos perder muito tempo e não tínhamos tanto assim.

Moraine Lake

O Moraine Lake fica apenas 15 km a sul de Lake Louise. Apesar de menos famoso, é um dos mais belos lagos da região, e muitos visitantes preferem o Moraine Lake. O lago é de origem glaciar e possui uma formação geológica interessante. A cor da água é verde esmeralda, como o vizinho mais famoso.

A cor do lago é de um verde esmeralda intenso.

O que mais caracteriza o lago é a presença de uma grande quantidade de morainas ao seu redor. As morainas são formações geológicas que surgem como consequência do degelo dos glaciares. O gelo arrasta rochas e sedimentos e deposita na frente do glaciar, às vezes formando uma espécie de dique que represa as águas do degelo e forma lagos. Essas são chamadas de morainas frontais.

A grande moraina frontal do Moraine Lake

No caso do Moraine Lake, além de uma grande e bela moraina frontal, existem também, grandes morainas laterais, que compõem a moldura do belo lago. Oito de cada dez fotos das Montanhas Rochosas canadenses, estampam o Moraine Lake em destaque.

As morainas laterais do Moraine Lake

Na região do Moraine Lake existe uma pequena infraestrutura de hospedagem e opções de alimentação. No Moraine Lake Lodge é possível também alugar uma canoa e passear no lago. Os canadenses são apaixonados por passeios de caiaques. Esse é outro motivo para visitar o lago.

Os passeios de caiaque são comuns no lago.

Existem muitas trilhas que partem do Moraine Lake para caminhadas pela floresta. A presença de animais selvagens é comum. Frequentemente aparecem avisos sobre cuidados que devemos ter com ursos e quais os procedimentos que precisamos tomar na hipótese de encontrarmos um pelo caminho. Falar alto nas trilhas, nunca correr, nunca dar as costas para o animal, encarar o urso de frente e portar sempre um spray anti-urso.

Os avisos de cuidado com os ursos estão por toda parte.

Ao redor do lago aparece um belo conjunto de montanhas denominadas de Wenkchemna, o Vale dos Dez Picos.

O Vale dos Dez Picos

Passamos uma boa parte da tarde no Moraine Lake. Quando voltamos para Lake Louise tivemos um forte momento de emoção. Encontramos o nosso primeiro urso. Era um urso negro, na beira da estrada. Os carros param para fotografar e funcionários do parque monitoram os movimentos do animal.

O encontro com o primeiro urso negro.

O urso negro pode alcançar até 2,20 metros de comprimento e 1,10 metros de altura, pesando até 360 kg. Apesar da fama e jeitão de feroz, 70% da sua dieta consiste de material vegetal: frutos, folhas e raízes. Também se alimenta de pequenos animais e peixes.

O Moraine Lake

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Canadá e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s