O MAGNÍFICO ENCONTRO COM O GLACIAR HUBBARD

22 de agosto de 2017

Em nosso primeiro dia de cruzeiro, tivemos um dia inteiro de navegação pela costa do Alasca. O navio segue por entre canais e muito próximo da costa, o que permite uma viagem sempre panorâmica. A paisagem ao lado é magnífica. Estava previsto para esse dia uma entrada no Fiorde de Russel onde iríamos ver o Hubbard Glacier.

As montanhas estão sempre ao lado do navio.

Esse foi o roteiro que fizemos com o navio Norwegian Sun.

Dia 1: Saída de Seward no Alasca

Dia 2: Dia inteiro de navegação

Dia 3: Icy Strait Point e vila do Hoonah – Foi daí que fizemos o melhor passeio para avistagem de baleias jubarte e orcas.

Dia 4: Juneau – Visita à capital do Alasca

Dia 5: Skagway – A lendária cidade que deu início à Corrida do Ouro do Alasca

Dia 6: Ketchikan – Foi daí que partimos de hidroavião para o santuário dos ursos negros.

Dia 7: navegação pelo Inside Passage, uma das mais belas navegações de cruzeiros que existe no mundo.

Dia 8: Chegada e desembarque na maravilhosa cidade de Vancouver no Canadá.

Esse foi o roteiro que fizemos na costa do Alasca.

A grande expectativa do dia estava na navegação pelo Fiorde de Russel e no encontro com o gigante Hubbard Glacier, ou Glaciar Azul, o maior que iríamos ver nessa viagem e o maior do Alasca, em contato direto com o mar, esse tipo de glaciar recebe o nome de “tidewater”. Quando entramos no golfo onde iríamos encontrar com o Hubbard, a temperatura diminuiu significativamente. Já era o “gigante” se apresentando para os passageiros do Cruzeiro. Um vento frio e uma chuva fina, insistente, dificultava a permanência nas áreas externas do navio, mas estávamos ali para isso e não dava para desistir, não teríamos outra chance. O jeito foi encarar o frio do Alasca de uma vez e ter essa história para contar.

Estava um frio intenso quando fomos ao convés para ver o glaciar.

Os glaciares são formados a partir da compactação da neve que se transforma em cristais de gelo que vão sendo compactados ao longo do tempo. Possuem uma coloração azulada e formas variadas, transformando a paisagem num momento mágico. A massa de gelo avança e sofre contrações em épocas diferentes, a depender do maior ou menor acúmulo de neve no inverno. Pode ter centenas de quilômetros de extensão e centenas de metros de espessura. Todos os anos as nevascas renovam parte da massa de gelo derretida. As geleiras, ao longo dos anos, escorrem lentamente pelas encostas das montanhas, como consequência do seu peso. Quando o glaciar se encontra com o mar, imensos blocos de gelo vão se quebrando. O barulho é espetacular. Os blocos flutuam na água, formando pequenos icebergs e o glaciar faz o show.

O gigantesco Glaciar Hubbard

Com o aquecimento global, o tamanho dos glaciares vem diminuindo consideravelmente e isso acontece com o Hubbard, que se origina 122 km continente a dentro. O gelo leva aproximadamente 400 anos para percorrer todo o trajeto do glaciar, montanha a baixo.

O Glaciar Hubbard

As montanhas ao lado do Glaciar completam a paisagem magnífica e isolada. O navio deu um show quando se aproximou do Hubbard. Chega muito próximo e num golfo muito estreito. Em seguida faz um giro duplo de 360º, muito lentamente, para que todos os passageiros possam contemplar o “gigante” de diversos ângulos.

O navio chega muito perto do glaciar.

Ficamos muito tempo no convés gelado, observando o glaciar e resistindo ao frio. Depois descemos para a cabine onde ficamos nos deliciando com aquela paisagem divina, degustando um bom vinho.

Da cabine, a temperatura era mais amena.

O maravilhoso Glaciar Hubbard

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Alasca, Estados Unidos da América e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O MAGNÍFICO ENCONTRO COM O GLACIAR HUBBARD

  1. Anônimo disse:

    Muito obrigada pela bela e apaixonante partilha.
    Cumprimentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s