JUNEAU, A CAPITAL DO ALASCA

24 de agosto de 2017

No terceiro dia de cruzeiro ancoramos em Juneau, a capital do Alasca. Com uma população de pouco mais de 30 mil habitantes, Juneau é a menor capital dentre todas as dos estados americanos e a terceira maior cidade do Alasca. A população aumenta no verão e a cidade fica quase deserta no inverno.

Juneau

Cercada por montanhas e glaciares, não existe acesso por via terrestre para Juneau. As únicas formas de se chegar à cidade é por mar ou por via aérea. Como no inverno o mar permanece congelado, Juneau fica isolada. Permanecem apenas os funcionários públicos, mantidos aí pelo governo. A cidade é charmosa e muito pequena, cercada por montanhas e glaciares. Pode-se percorrer toda a pé.

A cidade é cercada por montanhas.

A partir de Juneau existem muitas opções de trilhas e outros passeios que encantam os turistas. Escolhemos fazer o Sleding Dogs, um dos passeios mais desejados pelos turistas de cruzeiro. Uma experiência de corrida em trenós com cães huskies siberianos. O passeio começa com um sobrevoo de helicóptero que leva os turistas até o centro do Glaciar Medenhall, e é lá que acontece a aventura. Chove bastante em Juneau e nesse dia o tempo estava muito fechado, o resultado foi que os helicópteros não conseguiram decolar e não pudemos fazer a corrida de trenó com os cachorros. Ficamos sem o opcional e a solução foi aproveitar a cidade.

A Gôndola

Ao lado do porto fica a entrada da gôndola que leva ao mirante no alto do Monte Roberts. Lá de cima, uma bela vista da cidade e do porto, além de lojas de artesanato e alguns animais que foram resgatados em condição de ameaça e estão em exposição.

O Mt Roberts

A principal rua da cidade possui uma série de casas antigas, do início do século com uma arquitetura típica da região. Muitas dessas casas foram transformadas em restaurantes, lojas de artesanato, joalherias, etc.

O centro de Juneau

Uma das principais atrações da cidade é o Red Dog Saloon, um típico bar do final do século XIX, que atrai multidões. O Saloon é decorado de forma cenográfica, até as garçonetes se vestem como no “Velho Oeste”. Os turistas adoram, pagam caro por uma cerveja, dão uma boa gorjeta e voltam felizes para as suas casas.

O Red Dog Saloon

O interior do Red Dog Saloon

Saímos cedo de Juneau e começamos a navegar pelo Inside Passage, um dos momentos mais bonitos do cruzeiro. O Inside Passage é um fiorde, cercado por altas montanhas, de uma beleza incomum. O silêncio, a leveza e contemplação da navegação são inesquecíveis.

O Inside Passage

É um percurso que se estende do sudeste do Alasca ao noroeste dos Estados Unidos, passando pela costa oeste do Canadá. Este trajeto é uma rota costeira para grandes navios oceânicos, que ali encontram panoramas naturais de uma belíssima rede de passagens pelas ilhas da costa do Pacífico com segurança para evitar as intempéries do mar aberto.

Inside Passage

Durante a navegação pelo Inside Passage, encontramos inúmeros pequenos icebergs que vão sendo desgarrados dos glaciares existentes na região. Em muitos deles dava para observar pássaros e focas descansando sobre os blocos de gelo.

Pequenos Icebergs vão aparecendo pelo caminho.

Nessa noite tivemos um jantar especial no Restaurante Moderno, a bordo do navio Norwegian Sun. Uma churrascaria que tenta imitar a moda dos rodízios brasileiros., ambientada por música brasileira, mas claro que não se compara com as que temos por aqui.

Inside Passage

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Alasca, Estados Unidos da América e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s