INICIANDO A ROTA DAS MIL KASBAHS

08 de abril de 2018

Depois de uma noite mística e especial dormindo sob as estrelas no Deserto do Saara, acordamos ainda de madrugada, antes do nascer do sol e saímos rapidamente com a caravana de camelos e o guia Ibrahim para assistir ao fenômeno do nascer do sol atrás das dunas do Erg Chebbi.

Acordamos de madrugada para ver o nascer do sol.

O nascer do sol sobre as dunas de Erg Chebbi

Mais uma vez tivemos uma experiência excepcional nas dunas de Erg Chebbi. Dezenas de pequenas caravanas de camelos faziam o mesmo que nós.

Dezenas de caravanas com turistas se deslocam para ver o nascer do sol.

Voltamos para o acampamento tuaregue onde tomamos um excelente café-da-manhã e seguimos viagem em direção ao sudoeste do Marrocos. O nosso destino no final do dia seria Ouarzazate, 370 km por uma boa estrada, a oeste de Merzouga.

Pegamos a estrada em direção a Ouarzazate.

Fizemos uma primeira parada na estrada para conhecer uma khettara, uma espécie de aqueduto usado pelos antigos povos berberes para conduzir água desde as montanhas até as cidades e áreas agrícolas mais distantes. O sistema consiste na escavação de túneis em grandes distâncias por onde a água poderia passar.

O sistema de transporte de água das khettara

No caminho dos túneis são colocados buracos de acesso que funcionavam como área de manutenção dos canais e válvula de escape para a hipótese de o volume de água aumentar muito.

O sistema de transporte de água das khettara

Esse sistema de canais foi desenvolvido originalmente na Pérsia Antiga e recebia o nome de Qanat. Aparece em todo o mundo árabe, com denominações diversas. Está em desuso por causa da grande perda de água do seu sistema. Hoje em dia o governo tem investido na criação de grandes barragens e açudes para armazenamento de água que pode ser usada para irrigação. A água é liberada em pequenos canais e cada aldeia pode utilizá-la por duas horas em cada dia.

Os túneis das khettara

Seguimos em direção ao oeste e fizemos uma parada na região do Oásis de Tinerhir, um dos mais extensos do Marrocos e famoso pelas seus densos palmeirais. A região de Tinerhir fica na entrada do Desfiladeiro do Todra. A aldeia possui casas em tom vermelho-ocre.

O Oásis de Tinerhir

O oásis é acompanhado por áreas urbanas e bastante cultivado. São lavouras simples e beneficiadas pelo sistema de irrigação existente e pelas águas do Rio Todra.

Agricultura familiar no Oásis de Tinerhir

Paramos na beira da estrada e fizemos uma pequena trilha pelo meio do oásis de Tinerhir. A caminhada por entre as palmeiras foi uma experiência rara e que nos colocou muito próximo do estilo de vida que os berberes têm nessas áreas dos oásis.

Caminhando pelo Oásis de Tinerhir

Essa região é conhecida como “Rota das Mil Kasbahs”, que se estende até a região de Marrakech. As Kasbahs estão por todos os lados. São casas fortificadas de origem berbere e comum nessa área ao norte do Saara, feitas de tijolos de adobe, estrumo e feno, que iam crescendo na proporção em que a população da família aumentava.

Uma Kasbah no Oásis de Tinerhir

As Kasbahs serviam para abrigar e proteger a comunidade e os seus animais, do clima e de outras ameaças dessas regiões, como os ataques das tribos subsaarianas. Algumas foram se transformando em edifícios imponentes e caracterizam a região. Possuem uma arquitetura própria, com formato retangular e torres de vigilâncias nas extremidades. Um conjunto de várias Kasbahs formam um Ksar.

O Oásis de Tinerhir com as gigantescas Kasbah ao fundo.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Marrocos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para INICIANDO A ROTA DAS MIL KASBAHS

  1. joaquimnery disse:

    Olá Zelia,

    Quem organiza as nossas viagens a a Agência Via Alegria. Algumas delas são privativas e outras em grupos. Eles podem te ajudar montando roteiros especiais e facilitando a sua vida de viajante. Entre em contato com contato@viaalegria.com.br what´s app (71)99722-8464, tel (71)3797-6130.

    Um abraço,

    Joaquim Nery

  2. ZELIA disse:

    Fico encantada com as viagens que você organiza.

    Gostaria de saber como é possível participar delas ou

    vc organiza apenas para um grupo restrito de amigos seus?

    Há como receber o roteiro da viagem antecipadamente?

    Att

    Zélia

    ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s