A MARAVILHOSA MEDINA DE MARRAKECH E A PRAÇA JEMAA EL-FNA

12 de abril de 2018

Nos caminhos da Medina de Marrakech aparecem os espetaculares mercados ou souks, que estão entre os melhores do Mundo. Em vários filmes ambientados no Marrocos, como nos de Indiana Jones, os souks e a Medina aparecem em destaque. Caminhar pelas ruelas e arriscar se perder no interior da Medina é uma das atrações da cidade.

A Medina de Marrakech

Os Souks são tão antigos quanto a cidade de Marrakech, pois desde o seu nascimento, ela se tornou um grande centro de comércio entre o interior do país e o litoral. Ponto de encontro entre o Saara e o Mediterrâneo.

Produtos em exposição no Mercado.

Por todos os cantos aparecem condimentos e especiarias vindas dos diversos cantos do mundo, muitas vezes arrumadas em belos cones de cores e tamanhos variados. Pó de açafrão, páprica, gengibre, cominho e canela criam um mosaico colorido e exalam um aroma especial para os mercados de Marrakech.

Especiarias na Medina de Marrakech

Os mercados são frequentados por turistas e cidadãos marroquinos, por isso também são comercializados itens de consumo cotidiano, como utensílios, roupas e alimentos produzidos na região. O souks fazem parte da cidade e estão perfeitamente integrados a ela.

Souks de Marrakech

Um dos princípios culturais do Islã é de que os animais precisam ser degolados para que a carne seja consumida. Essa carne obtida de abates com cuidados e procedimentos especiais é denominada carne helal. Pequenos açougues expõem a carne helal. O sangue que jorra da degola, elimina as toxinas e purifica a carne. Nos mercados muçulmanos é comum ver a degola de frangos sendo feita na hora e as cabeças degoladas dos cordeiros testemunham a qualidade da carne.

Carne helal na Medina de Marrakech

Existem 18 mercados principais na Medina de Marrakech e eles estão organizados por setores e grupos de artesãos e fornecedores específicos. Existem áreas para ferreiros, ourives, vidreiros, carpinteiros, alimentos, roupas, etc. As babuchas, os sapatos tradicionais marroquinos, estão por todos os lados.

As babuchas em exposição.

Um dos becos que impressiona bastante é o mercado e bazar de roupas usadas. Montanhas de roupas expostas e sendo vendidas em uma pequena praça pelos moradores da cidade.

O mercado e bazar de roupas usadas

Alguns dos souks mais importantes estão nos arredores da Praça Jemaa El-Fna, a mais importante de Marrakech e símbolo maior da cidade. O seu nome, em árabe, significa Congregação dos Mortos, numa alusão às execuções públicas que aconteciam aí no século XI.

A Praça Jemaa El-Fna

A Praça é efervescente, um verdadeiro teatro ao ar livre. Milhares de vendedores ambulantes, artistas, encantadores de serpentes se posicionam aí todos os dias para encantar turistas e moradores. No final da tarde o movimento aumenta e os grupos musicais aparecem.

Artistas de rua na Praça Jemaa El-Fna

O que mais chama a atenção dos turistas é a performance dos encantadores de serpentes, que tocam oboé e as cobras dançam ao som do instrumento. Separe umas moedas para observar o espetáculo e fotografar, os “encantadores” às vezes podem ser agressivos se não forem recompensados.

As serpentes encantadas.

Macacos, falcões, gaviões, camaleões, lagartos e outros animais, também estão em exposição na praça. Tatuadores de hena e vendedores de água com seus chapéus exóticos batendo nos copos de bronze chamam a atenção dos passantes.

Falcões na feira.

No final da tarde aparecem os chefs que montam restaurantes improvisados no meio da Praça. Alguns vendem comidas exóticas ou churrasco de carne helal. Hoje, a Jemaa El-Fna foi declarada como Obra-prima do Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Obra-prima da UNESCO

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Marrocos e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s