CASABLANCA, O “NINHO DOS CORSÁRIOS”

13 de abril de 2018

Casablanca é a maior cidade do Marrocos, uma grande metrópole cosmopolita que não está nos roteiros turísticos preferenciais do país pois tem fama de ser apenas uma cidade voltada para o trabalho, é a capital econômica do Marrocos. Não é tão exótica quanto Fez ou Marrakech, mas tem os seus encantos, hoje esbanja riqueza e sucesso.

Detalhe de Casablanca

Casablanca foi um antigo ninho de corsários e piratas, fica próximo à entrada do Mar Mediterrâneo e possui uma localização estratégica. Os piratas aterrorizavam os navios portugueses e espanhóis e por esse motivo, no início do século XVI, Portugal mandou uma grande armada para destruir e tomar conta em definitivo da cidade. Os portugueses construíram fortificações e renomearam o porto como Casablanca. A cidade possui hoje avenidas largas e uma orla marítima moderna, com grandes calçadões e áreas de lazer. Casablanca tem um estilo de vida ocidental e muito parecido com a cultura do sul da Europa.

Casablanca

O maior símbolo de Casablanca é a Grande Mesquita Hassan II, localizada sobre um afloramento rochoso, acima do oceano. A Mesquita sobre o mar foi uma interpretação de um versículo do alcorão feita pelo Rei Hassan II que dizia que “o trono de Deus está sobre o mar”. A decisão de construí-la foi do Rei Hassan II e foi financiada pela população do Marrocos, para comemorar o seu aniversário de 60 anos.

A Grande Mesquita Hassan II, de Casablanca

Na entrada da Mesquita fomos visitar o Museu ao lado da recepção, onde se adquire os tickets que dão direito às duas atrações, o museu e a mesquita. No museu estão expostos materiais que foram utilizados na sua construção. Grandes trabalhos em madeira e azulejos, feitos pelos maiores artesãos do Marrocos.

Detalhes da decoração da Mesquita estão expostos no Museu.

A Mesquita de Casablanca pode ser visitada por não muçulmanos, com tours guiados em vários idiomas. É gigantesca, a terceira maior do Mundo, possui capacidade para receber até 105 mil fiéis, 25 mil dentro da Mesquita e 80 mil nos pátios ao seu redor.

Fizemos um tour guiado pelo interior da Mesquita.

O que mais impressiona na Mesquita são as dimensões do salão de oração e a sua decoração rebuscada. No grande salão de orações cabe uma Catedral de Notre Dame de Paris ou uma Basílica de São Pedro de Roma. Mais de 6 mil mestres artesãos de Marrakech e Fez foram convocados para fazer os trabalhos de madeira e mosaicos de azulejos.

O maravilhoso salão de orações da Mesquita de Casablanca

Outro local que impressiona é o conjunto de salas de ablução, que tem capacidade de atender a todos os fieis que forem orar na Mesquita. Nas salas de ablução são colocadas fontes para purificação das mãos e pés dos fiéis, ritual que deve ser seguido antes de entrar no salão de orações.

As salas de ablução da Mesquita de Casablanca

Foi projetada e construída pelo arquiteto francês Michel Pinseau. A construção aconteceu em tempo recorde, em 6 anos. Foi erguida sobre pilares e em área de aterro, com alta tecnologia. Uma construção à prova de terremotos. O teto retrátil e as grandes portas são elevadas automaticamente.

Detalhes da decoração da Mesquita de Casablanca

Após a visita à Mesquita de Casablanca, seguimos para o bom Hotel Sofitel no bairro próximo ao porto e à Medina da cidade. Toda a área estava em obra, dificultando o acesso ao hotel. Jantamos no restaurante francês do hotel. Sem charme ou qualidade.

A maravilhosa Mesquita de Casablanca.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Marrocos e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s