OS JARDINS DE LUXEMBURGO EM PARIS

20 de abril de 2018

Os Jardins de Luxemburgo estão entre os lugares mais charmosos de Paris e apesar disso, ainda não conhecia. Tinha essa pendência com a cidade. Os jardins ficam no bairro de Luxemburgo, um dos lugares mais tranquilos de Paris, com muita área verde e cheias de charme.

A mancha verde do Jardim de Luxemburgo.

Pegamos um metrô no Arco do Triunfo e fomos direto para lá. Circular pelo bairro já é prazeroso. Muitos cafés, lanchonetes, restaurantes charmosos e lojas de artesanato e galerias de arte.

O charmoso bairro de Luxemburgo

O Jardim e o Palácio de Luxemburgo dominam toda a área. O Palácio é de 1631, foi construído no estilo do Piti Palace de Florença, para que Maria de Medicis, esposa de Henrique IV lembrasse da sua terra natal. Permaneceu como palácio real até a Revolução Francesa, durante a Segunda Guerra serviu como Quartel General para as tropas da Alemanha quando invadiram Paris, hoje funciona como sede do senado francês.

O Palácio de Luxemburgo

Os Jardins de Luxemburgo ocupam uma área de 25 hectares no centro de Paris, na margem esquerda do Rio Sena. São muitos os destaques do jardim. A Fontaine de Medicis, do século XVII imita uma gruta italiana em estilo barroco, cercada por figuras mitológicas, foi construída também para Maria de Medicis.

A Fontaine de Medicis

Na frente do Palácio, uma grande fonte, o Grand Bassin, é área de lazer para os visitantes, que costumam tomar sol por aí e onde são alugados barquinhos a motor.

O Grand Bassin em frente ao Palácio de Luxemburgo.

Depois de visitar os Jardins de Luxemburgo, pegamos o metrô para seguir na direção da Sacré Couer, no bairro de Montmartre.

A Igreja de Sacré Couer

O bairro de Montmartre e a Basílica de Sacré-Coeur ficam no alto de uma colina de onde temos uma das melhores vistas de Paris. A colina de Montmartre sempre foi procurada por artistas e boêmios que completam o charme dessa região e retrataram as suas ruas e cotidiano, em pinturas, poesias, músicas e outras manifestações artísticas.

Artistas de rua em Montmartre

Nas ladeiras de Montmartre existem centenas de lojas de artesanato, objetos de arte e decoração, voltados para os turistas que visitam o lugar. Na pracinha principal do bairro boêmio, cercada de bares, cafés e restaurantes, os artistas de rua ganham a vida vendendo pinturas, fazendo retratos de turistas, sempre com excelente qualidade.

Montmartre

A colina de Montmartre era um lugar de culto desde o tempo dos gauleses. O seu nome, provavelmente se deve aos inúmeros mártires cristãos que foram torturados e mortos por aí por volta do ano 250 d.c.

O caldeirão artístico de Montmartre

O bairro ficou ligado a Paris a partir de 1860 e desde então se transformou num ponto de encontro de artistas e intelectuais. Famoso por uma animada vida noturna, frequentado por artistas como: Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh, Renoir e Toulouse-Loutrec. Essa fama era complementada pela presença do Molin Rouge na base da colina. Almoçamos aí e depois fomos visitar um amigo que está fazendo doutorado em Paris e morando em frente à Basílica de Sacré-Coer.

Visitando o amigo Marcos Gallo em Paris.

Uma das maneiras de chegar até a Basílica, é subindo um plano inclinado que está integrado ao sistema de metrô de Paris ou por uma escadaria que existe ao lado.

A escadaria ao lado da Sacré Coer

A Sacré-Coeur (Sagrado Coração) possui uma arquitetura em cruz e em estilo românico, fica na parte mais alta da colina e da cidade. É o símbolo maior do bairro. Construída em mármore branco, possui uma grande escadaria na parte frontal, onde se reúnem artistas e namorados que fazem serenata a qualquer hora do dia.

A Igreja de Sacré Couer

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em França e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s