UM ROTEIRO COM A VIA ALEGRIA PELO REINO UNIDO E IRLANDA

01 de setembro de 2018

Dessa vez a viagem que fizemos foi para conhecer uma boa parte do conjunto das Ilhas Britânicas. Fizemos o roteiro com a Agência Via Alegria e o foco principal foi Escócia e Irlanda. Aproveitamos para incluir no roteiro alguns destinos necessários e que ainda não conhecíamos na Inglaterra, como o complexo arqueológico de Stonehenge e a cidade de Liverpool. Saímos de Salvador para Londres pela TAP, num voo com escala em Lisboa.

A Escócia foi um dos destaques da nossa viagem.

O roteiro completo ficou assim:

  • 2 noites em Londres, onde fizemos um tour para Stonehenge e ainda tivemos uma visita ao Castelo e cidade de Windsor, e na sequência à cidade de Bath, no sudoeste da Ilha da Grã-Bretanha.
  • 2 noites em Liverpool
  • 2 noites em Glasgow, na Escócia
  • 2 noites em Inverness, no coração das Highlands, na Escócia
  • 3 noites em Edimburgo, a capital da Escócia
  • 2 noites em Killarney, no sudoeste da Irlanda
  • 2 noites em Galway, na Irlanda
  • 2 noites em Dublin, a capital da Irlanda
  • 3 noites em Londres

Stonehenge, um dos destaques que visitamos na Inglaterra.

Antes de começar os posts sobre essa viagem é importante relembrar alguns conceitos da geopolítica local. O Reino Unido é formado por quatro regiões semi-autônomas, que em alguns organismos internacionais têm status de países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A história dessas quatro regiões é marcada por longos períodos de disputas e desuniões.

Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

A Escócia viveu longas e sangrentas guerras contra a Inglaterra, na busca por uma independência que nunca aconteceu, isso lhe deu uma história e tradição bastante diversa da inglesa. Hoje vivem numa situação política integrada onde a Escócia possui fronteiras próprias, instituições políticas próprias, leis próprias, porém existe uma subordinação ao Parlamento inglês.

Paisagem típica da Escócia.

A Escócia poderia ter se separado da Inglaterra em 2014, mas o referendo sobre essa questão optou pela continuação da unidade política. Essa história ainda não acabou. Quando houve a discussão sobre a saída do Reino Unido da União Europeia em 2016, a maioria da população optou pela saída, mas a o povo escocês votou para continuar na União Europeia, ao contrário da população da Inglaterra e do País de Gales.

A forte tradição escocesa.

Três dessas regiões compõem a Ilha da Grã-Bretanha: Inglaterra, Escócia e País de Gales. Na Escócia e no País de Gales, falam-se outros idiomas além do inglês. Os idiomas locais são incentivados nas placas de sinalização, programas de TV e nas escolas.

A tradição escocesa é muito forte.

A Irlanda do Norte, divide com a Irlanda do Sul, ou Eire, a Ilha da Irlanda. A Irlanda foi uma colônia inglesa em boa parte da sua história. Viveu fortes lutas pela sua independência que só aconteceu após a Primeira Guerra Mundial. A ponta nordeste da Ilha da Irlanda tinha uma maioria de população inglesa e praticantes da religião anglicana. Fez parte do acordo que essa porção permanecesse ligada a Inglaterra como território da Irlanda do Norte.

Irlanda e Irlanda do Norte.

As duas grandes ilhas, além de centenas de outras menores, formam o conjunto chamado de Ilhas Britânicas. É complicado para nós e para eles muito mais. O caráter insular das ilhas britânicas sempre foi uma situação estratégica de defesa. Desde o século XI, as ilhas não são invadidas por nenhum povo externo. Todas as disputas políticas e territoriais São internas.

Ilhas Britânicas

Paisagem do litoral da Irlanda.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Escócia, Inglaterra, Irlanda, Reino Unido e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para UM ROTEIRO COM A VIA ALEGRIA PELO REINO UNIDO E IRLANDA

  1. neusa maria ribeiro de lima disse:

    Pretendo fazer uma viagem pra ilha de Malu.

    Vc tem dicas pra me dar?

    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s