AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE LIVERPOOL

04 de setembro de 2018

Escolhemos Liverpool para começar a viagem em direção ao norte da Ilha da Grã-Bretanha. Seguimos de táxi para a Estação de Euston, em Londres, onde pegamos um trem para Liverpool. O excelente sistema de transporte ferroviário do Reino Unido facilita os deslocamentos entre as principais cidades do país. O trem sai rigorosamente no horário marcado. São 2 horas até Liverpool.

A estação ferroviária de Liverpool

Chegamos a Liverpool e fomos nos hospedar no Hard Days Night, um hotel temático, com ares de hotel boutique que transpira Beatles por todos os lados. Fica ao lado da Mathew Street, a rua do Cavern Club, o templo dos Beatles. Toda a decoração e atmosfera do hotel homenageia a famosa banda de Liverpool, na decoração das áreas comuns, nos quartos e até na fachada. Para quem quer ter uma experiência de Beatles em Liverpool, o Hard Days Night é um excelente começo, até porque é um bom hotel.

O The Hard Days Night em Liverpool

Mas Liverpool não é só Beatles. A cidade cresceu e se desenvolveu em função do seu porto e de ter se tornado uma área estratégica na logística comercial e mercantil do Reino Unido. As docas de Liverpool, nas margens do Rio Mersey, foram áreas de saída dos produtos ingleses e dos cidadãos irlandeses que migraram para a América a partir do século XIX.

As docas de Liverpool

Muitos dos irlandeses que tentavam migrar para a América através do porto de Liverpool, acabaram ficando na cidade, que por conta disso tem uma forte ligação com a Irlanda.

O antigo porto de Liverpool

Deixamos as malas no hotel e seguimos para a Rua Mathew Street que fica ao lado, onde fizemos um lanche no bom restaurante Festival, que pertence ao Bem Brasil. O restaurante possui um bom atendimento e fica em frente à Cavern Club, o que já nos coloca no clima dos Beatles.

A entrada do The Cavern Club em Liverpool.

Saímos em seguida em direção ao Albert Dock, uma área recuperada do antigo porto de Liverpool e que hoje é cheia de museus, lojas, restaurantes, hotéis. O Albert Dock é a atual sala de visitas de Liverpool e deu uma nova cara à cidade.

Os grandes galpões do Albert Dock

No caminho entre o hotel e o Albert Dock, passamos pelo Liverpool One Shopping Centre, um grande shopping center perfeitamente integrado com as ruas ao seu redor. Parte do shopping fica ao ar livre e às vezes é difícil distinguir onde está o mall e onde estão as ruas.

O shopping e as ruas se misturam.

O Albert Dock ocupa o lugar das antigas docas da cidade que foram desativadas em 1972. É formado por cinco grandes galpões que foram reformados e revitalizados a partir dos anos 90 e hoje compõem um enorme complexo com museus, galerias de arte, lojas, restaurantes, hotéis e prédios de escritórios.

A região das docas foi revitalizada.

Dentre os museus do Albert Dock, destacam-se o Merseyside Maritime Museum que é dedicado à história do Porto de Liverpool, à construção naval da cidade, às batalhas navais da Segunda Guerra Mundial e à emigração dos irlandeses para a América. O Tate Liverpool é uma filial do famoso museu de Londres e possui um grande acervo de arte contemporânea. O Museum of Liverpool fica num edifício moderno e conta a história da cidade.

O Museum of Liverpool

Circulamos bastante pelo Albert Dock e na volta para o hotel, paramos para jantar no excelente restaurante Jamie’s Italian, do Chef Jamie Oliver, nas imediações do complexo do Shopping.

os “Liver Birds”, são esses pássaros com algas no bico. Um dos símbolos de Liverpool

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Inglaterra, Reino Unido e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s