THE MAGICAL MISTERY TOUR EM LIVERPOOL

05 de setembro de 2018

Esse era o nosso segundo dia em Liverpool. Saímos do hotel The Hard Days Night pela manhã e fomos andando até o Albert Dock, ponto de encontro, para o The Magical Mistery Tour que já tínhamos agendado desde o Brasil e local onde fica a agência que organiza o passeio. O ônibus que faz o passeio tem uma pintura amarela tematizada com o cartaz do filme famoso dos Beatles. Aqui começavam as emoções.

O ônibus do The Magical Mistery Tour

O The Magical Mistery Tour é um passeio guiado em inglês e o guia não estava preocupado com outros idiomas, nem existe tradução eletrônica, falava muito rápido e isso prejudicou um pouco a compreensão do tour para nós, pois não conseguíamos pegar todos os detalhes. O passeio passa pelos principais pontos relevantes nas vidas dos 4 Beatles em Liverpool.

Fachada do museu que conta a história dos Beatles

Ele vai contando a história dos Beatles desde o nascimento dos 4 garotos de Liverpool, passando pelos principais episódios que marcaram as suas vidas e acabaram influenciando as suas composições e carreira. Passamos pelas casas onde morou Ringo Starr, John Lennon, Paul McCartney e George Harrisson. John Lennon e Ringo Starr nasceram em 1940, Paul McCartney em 1942 e George Harrison em 1943.

Retrato de George Harrison, quando criança.

A primeira parada foi na casa onde viveu Ringo Starr, na Admiral Grove. Em frente à casa de Ringo ficava o Empress Pub, cuja fachada ilustrou a capa do primeiro LP solo do artista após a separação dos Beatles, lançado em 1970. A mãe e o padrasto de Ringo cantavam com frequência nas noites desse pub.

O Empress Pub

Seguimos para a Rua Penny Lane, que ficou marcada pela música título que homenageia essa rua por onde Paul, John e George costumavam passar entre as suas casas e a escola. Várias músicas dos Beatles homenageiam a cidade e relembram detalhes das suas infância e adolescência, mas Penny Lane é uma obra-prima e talvez a mais importante delas. A música foi escrita por Paul, numa parceria com John e cita personagens com os quais eles conviveram.

A placa da Rua Penny Lane

Paramos no portão de Strawberry Fields, uma mansão construída no século XIX por um rico comerciante de Liverpool, que serviu de inspiração para outro sucesso dos Beatles, Strawberry Fields Forever. A casa original foi destruída e no seu lugar foi construído um orfanato para meninas. O marco maior de Strawberry Fields é o grande portão da entrada do terreno.

O portão de Strawberry Fields

Seguimos até a casa de John, na Menlove Avenue, onde viveu com a sua tia Mimi após a separação dos seus pais e a casa onde morou com a sua mãe Julia, que morreu atropelada na rua em frente, em 1958.

A casa de John, na Menlove Avenue

Passamos pela casa de Paul, em Speke, o bairro onde ele conheceu George Harrison.

A casa de Paul

O Tour termina no centro da cidade, perto da Rua Matthew Street, onde fica o Cavern Club, o templo que fez explodir a paixão pelos Beatles. Descemos as escadas do Cavern Club e quando chegamos em frente ao palco fomos tomados por uma forte emoção.

Impossível não se emocionar em frente ao palco do Cavern Club

A Matthew Street, no final da década de 50 e início dos anos 60, era uma rua animada e frequentada por muitos jovens e adolescentes. O Cavern Club era um clube de música que ficava no porão de um dos casarões da rua. Lá dentro, existem alguns pequenos túneis que faziam parte da estrutura do casarão e que foram adaptados para festas de pequenos grupos. No final de um dos túneis havia um pequeno palco onde as bandas se apresentavam. Várias bandas e outros cantores de Liverpool se apresentaram ali. A acústica da “caverna” era maravilhosa e isso incentivava as apresentações.

A acústica nos túneis do Cavern Club é excelente.

Os Beatles começaram a se apresentar ali, ainda com o nome de The Quarry Men e mais tarde como The Silver Beatles. Rapidamente atraiam multidões e as tardes e noites do Cavern foram se tornando memoráveis. Em dois anos de apresentações no Cavern Club, os Beatles fizeram 275 apresentações, com shows que chegavam a ter até 4 horas de duração. Como não serviam bebidas no Cavern, eles costumavam se encontrar num bar da Matthew Street, o Grapes, antes e depois dos shows, onde podiam beber e a paquera estava liberada.

Hoje é possível tomar um chopp quando se visita o Cavern Club

O Cavern Club original foi destruído pela companhia de saneamento de Liverpool, para a implantação de infraestrutura nessa área. Hoje em dia foi reconstruído um novo Cavern Club, com a mesma arquitetura, um pouco menor, mas com dimensões semelhantes e usando os tijolos originais.

A estrutura do antigo The Cavern Club foi reconstruída na mesma rua.

Hoje, quem visita Liverpool atrás das memórias dos Beatles, vai a “esse” Cavern Club e tem a sensação de estar no original. Eles organizam shows, das 11h às 24h, com várias bandas e artistas locais que vão se revezando a cada hora, mas ídolos do rock e pop internacional, como Adele, Rolling Stones, The Who e o próprio Paul McCartney, após a separação dos Beatles, dentre outros, também já se apresentaram ali.

Na parede, o registro das bandas que se apresentaram no Cavern Club

Quando chegamos lá embaixo, depois de três lances de escada, havia a apresentação de um músico solitário, e depois, mais um. Obviamente cantando músicas dos Beatles. Se fecharmos os olhos, dá para sentir as emoções do início do Cavern e as lágrimas insistem em cair. Tomamos uma cerveja, ficamos por aproximadamente uma hora pensando em tudo que deve ter acontecido por ali.

A emoção no olhar das fãs, dentro do Cavern Club.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Inglaterra, Reino Unido e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para THE MAGICAL MISTERY TOUR EM LIVERPOOL

  1. Pingback: THE MAGICAL MISTERY TOUR EM LIVERPOOL — Um Pouquinho de Cada Lugar – Joaquim Nery | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s