A HISTÓRIA DOS BEATLES – Parte II

05 de setembro de 2018

Na história dos Beatles, a chegada de Brian Epstein e George Martin para o grupo a partir de 1962, foi fundamental. Interferiram no estilo de vestir, no visual dos cabelos, no posicionamento do palco dos quatro garotos e ajudaram a construir um “produto” raro e especial.

NEMS, a loja de discos de Brian Epstein

Foi George Martin o responsável pela chegada de Ringo Starr à banda em agosto de 1962. A banda original, que chegou à gravadora tinha um outro baterista, o amigo Pete Best que foi com o grupo para a excursão de Hamburgo em 1960. George Martin não gostava do estilo e da técnica de Pete, e sugeriu trocá-lo por um baterista profissional mais experiente. John e Paul sugeriram o nome de Ringo, George Martin a princípio não aceitou, mas a insistência foi tanta que Ringo foi convidado a tocar chocalho no primeiro disco. A partir daí a persistência de Ringo, acabou por colocá-lo definitivamente na banda, já em 1962.

John, Paul e George

Ringo teve problemas de saúde na infância, o que lhe afastou da escola precocemente. Contraiu tuberculose com 13 anos e durante o tratamento, começou a aprender bateria e se tornou baterista da banda do hospital. Tocou em várias bandas e com isso chegou ao Cavern Club, como baterista da Rory Storm and The Hurricanes. Essa mesma banda seguiu com Ringo para Hamburgo, no verão de 1960, quando ele começou a fazer amizade com John, Paul e George. Ringo Starr foi o único integrante dos Beatles a usar nome artístico. O seu nome era Richard Starkey.

Ringo Starr

Brian Epstein e George Martin foram os grandes responsáveis pela explosão inicial dos Beatles e Brian ficou conhecido como “O Quinto Beatle”, mas a persistência e talento de John e Paul fizeram o trabalho artístico que encantou o mundo. George Harrison foi sempre o mais tímido do grupo, mas extremamente talentoso. A alcunha de Quinto Beatle, também foi atribuída a George Martin.

Brian Epstein e George Martin

Com o sucesso explosivo dos Beatles foi necessário a saída deles de Liverpool, já no verão de 1963. Passaram a morar em Londres.

Com o sucesso explosivo, os Beatles saíram de Liverpool em 1963.

Em 1964 os Beatles lançaram o filme A Hard Days Night, traduzido no Brasil com o nome de Os Reis do Iê Iê Iê. Foi o primeiro filme da banda que veio junto com o lançamento de um disco com o mesmo nome. O filme mostrava o espírito de histeria que acompanhava a banda, no auge da Beatlemania, ajudou a divulgar a banda ainda mais e acabou sendo indicado para dois prêmios Oscar.

A excursão dos Beatles para os EUA em 1964.

Ainda em 1964 os Beatles fizeram a primeira turnê explosiva aos Estados Unidos, conquistaram a América e mudaram para sempre a indústria do entretenimento.

Os Beatles conquistaram a América em 1964.

Em agosto de 1967, os Beatles estavam em Bangor, no norte do país de Gales, numa espécie de retiro espiritual com o guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, quando receberam a notícia que Brian Epstein tinha morrido precocemente com uma overdose de drogas e com apenas 32 anos de idade. A morte Brian tirou o tapete dos Beatles e alguns problemas de relacionamento entre eles começaram a se agravar.

O guru Maharishi Mahesh Yogi com os Beatles

Em 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou publicamente o fim da banda e uma semana depois lançou o seu primeiro disco solo. O fim da banda teve provavelmente vários motivos, dentre eles, a morte de Brian Epstein, que sempre foi um pilar para o quarteto e o responsável maior pela promoção e popularidade da banda. A morte de Epstein deixou um vazio de liderança no grupo.

Paul anuncia o fim dos Beatles

Com a ausência de Epstein, McCartney tentou assumir a liderança nas decisões administrativa e gerenciais da banda, mas bateu de frente com o resto do grupo.

Paul McCartney

Outro motivo importante foi a ascensão de George Harrison como compositor e um certo boicote que ele passou a sofrer da dupla Lennon e McCartney, que começou a se desentender. Cada um dos artistas passou a tocar projetos individuais e isso dificultava a criação conjunta.

Escultura dos Beatles na Mathew Street

A presença cada vez mais constante de Yoko Ono, a namorada de Lennon, nos estúdios de gravação dos Beatles e uma tentativa de influenciar no trabalho da banda, talvez tenha sido a gota d’água.

A influência de Yoko Ono na separação dos Beatles.

De 1963 a 1970, os Beatles produziram os seguintes álbuns:

Please Please Me – 1963

Please Please Me – 1963

With The Beatles – 1963

A Hard Days Night – 1964

Beatles For Sale – 1964

Help – 1965

Rubber Soul – 1965

Revolver – 1966

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – 1967

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Magical Mystery Tour – 1967

The Beatles – 1968

Yellow Submarine – 1969

Abbey Road – 1969

Let It Be – 1970

Saímos do Museu dos Beatles com a alma lavada e ainda mais encantados com a história dos quatro meninos de Liverpool. Caminhamos até a parte moderna da cidade e paramos para jantar no Restaurante Browns, uma cadeia especializada em steak. Na volta para o hotel, não resistimos e descemos mais uma vez no Cavern Club, para ver a energia da “Caverna” à noite, e mais uma vez nos emocionamos.

John Lennon

 

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Inglaterra, Reino Unido e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s