GLASGOW, A MAIOR CIDADE DA ESCÓCIA

06 de setembro de 2018

Glasgow é a maior cidade da Escócia e terceira maior do Reino Unido, com aproximadamente 2,3 milhões de habitantes na sua região metropolitana, perdendo apenas para Londres e Birmingham. Fica na região das Terras Baixas (Lowlands), nas margens do Rio Clyde, um dos principais responsáveis pelo crescimento da cidade e por seu destaque industrial do passado.

A área moderna da cidade de Glasgow

As excelentes condições portuárias dos arredores da cidade, fizeram dela um dos principais centros de comercio entre o Reino Unido e a América. A Revolução Industrial impulsionou a engenharia e indústria naval de Glasgow.

O centro da cidade de Glasgow

O clima da Escócia é temperado oceânico, frio e úmido o ano inteiro, tem um verão curto, mas a umidade está sempre presente, o que significa que pode chover a qualquer momento sempre. Já sabíamos disso. No meio da nossa primeira caminhada pelas ruas de Glasgow, começou a chover forte e o jeito foi procurar abrigo no interior das lojas do centro da cidade.

Pode chover a qualquer hora em Glasgow

Circulamos pela região do East End, na Merchant City, área mais central da cidade que no passado recente era conhecida pela violência e tinha um aspecto decadente, hoje foi recuperada, possui uma grande quantidade de restaurantes e bares, além de um comércio frenético. Se transformou num dos principais polos de compras do Reino Unido.

Merchant City

Nessa região, ao lado do Museu de Arte Contemporânea de Glasgow, fica a estátua equestre do Duque de Wellington, famosa por um caráter inusitado que traduz um pouco o espírito rebelde e bem-humorado dos escoceses. A estátua vive permanentemente com um cone de trânsito enfiado na cabeça. O cone foi colocado ali por jovens fazendo farra. No dia seguinte a polícia retirava o cone e na madrugada eles colocavam novamente. Foram tantas as vezes que isso aconteceu que a polícia desistiu e o cone já faz parte do conjunto de atrações turísticas da cidade.

Estátua equestre do Duque de Wellington com o cone na cabeça.

Aí perto fica a George Square, a principal praça da cidade e onde fica a Câmara Municipal, com uma arquitetura vitoriana nos seus entornos e uma série de esculturas homenageando reis, rainhas e personagens da história de Glasgow e da Escócia. A que mais atrai os curiosos é a de James Watt, o inventor da Máquina a Vapor, que mudou o mundo através da Revolução Industrial.

A George Square

Estátua de James Watt.

Começou a chover mais uma vez e o jeito foi buscar abrigo num pub, na esquina da George Square, especializado em whisky. No cardápio do pub havia centenas de rótulos diferentes dos whiskies puro malte escoceses. Não sabia o que escolher. A solução foi pedir ajuda ao garçom. Limitei o preço, ele escolheu e me deu as primeiras dicas sobre como beber o puro malte escocês. Gelo jamais, no máximo algumas gotas de água colocadas com uma pipeta que vem junto com um copo d’água acompanhando o excelente whisky.

Centenas de rótulos diferentes na whiskeria.

Seguimos pela movimentada Buchanan Street, a principal avenida comercial da cidade, uma rua exclusiva para pedestres, com lojas de grifes e shoppings centers. Glasgow tem a fama de ser um dos principais centros para compras do Reino Unido. Depois seguimos a indicação do Sidnei, um guia brasileiro que iríamos encontrar a partir do dia 08 de setembro e com quem iríamos conhecer uma boa parte da Escócia. Fomos jantar no excelente e premiado restaurante Gamba, de frutos do mar, escondido num porão de um dos edifícios de Glasgow e que ficou marcado como o melhor restaurante dessa nossa viagem ao Reino Unido e Irlanda.

A Buchanan Street

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Escócia, Reino Unido e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s