DEGUSTANDO UM SINGLE MALTE NAS TERRAS ALTAS DA ESCÓCIA

10 de setembro de 2018

O Highland Folk Museum é um museu ao ar livre que reproduz casas, escolas e outros equipamentos e edifícios das Terras Altas na Escócia. Algumas das casas mostram o estilo de vida dos highlanders ao longo do tempo.

Casa típica das Terras Altas no Highland Folk Museum

O espaço é enorme, possui uma vila típica da Escócia antiga. O museu ficou famoso pois também serviu como set de filmagem para a série Outlander. Algumas das casas foram transportadas para o museu com todo o seu conteúdo interno.

Casa típica das Terras Altas no Highland Folk Museum

Seguimos a viagem de Inverness em direção a Edimburgo e paramos para o almoço no grande outlet e mercado House of Bruar. É um excelente local para parada, possui um mercado espetacular onde se encontra de tudo que está relacionado com a Escócia e com as Terras Altas. Além do mercado, um grande shopping, com produtos locais e bons restaurantes. Quase todos os viajantes que passam pela estrada param na House of Bruar.

The House of Bruar

Após o almoço, seguimos para a destilaria Blair Athol, onde participamos de um tour guiado para conhecer os segredos da produção dos Single Malte escoceses. Esse é um programa obrigatório para quem visita a Escócia. A presença de muita água de excelente qualidade e a tradição escocesa na produção, foram fundamentais para que essa atividade fosse a cara do país.

A destilaria Blair Athol

O Whisky é feito com cevada, levedura e água. A cevada produz o malte que passa por processos de fermentação, destilação e maturação até a obtenção do produto final. A maturação pode se dar em um período mínimo de 3 anos, mas existem marcas especiais que maturam em 10, 15, 18 ou 21 anos. Algumas, especiais, podem maturar em até 50 anos, geralmente em barris de madeira como carvalho, cerejeira, etc..

A destilaria Blair Athol

Ao final do tour, fazemos uma degustação de alguns single maltes da Blair Athol. Essa destilaria destina a maior parte da sua produção para fornecer a outros fabricantes para a produção de blends, que são whiskies obtidos da mistura de vários maltes diferentes.

A degustação dos single maltes da Blair Athol

Compramos uma garrafa do Puro Malte Blair Athol, um single malte envelhecido por 12 anos em barril de Cerejeira Espanhola e que só é vendido na própria destilaria, em função da pequena produção.

Degustação de single malte na Escócia.

Antes de chegar a Edimburgo, fizemos uma última parada no Midhope Castle, do século XV, que fica nos arredores da cidade, dentro de uma propriedade particular. O Castelo ficou famoso por ser um dos sets de filmagem da série Outlander. É o castelo de Jamie Fraser, um dos protagonistas da trama. Na série recebe o nome de Lallybroch. A parte interna do castelo está abandonada e não foi utilizada nas filmagens.

O Midhope Castle

Finalmente, no final da tarde chegamos a Edimburgo através do estuário do Rio Forth, que fica a 14 km da cidade. Sobre o estuário aparece uma ponte ferroviária espetacular construída no final do século XIX, em 1890. Foi a maior ponte de aço já feita no mundo até então, com 2,5 km de comprimento.

A ponte sobre o Rio Forth

Chegamos a Edimburgo e fomos direto para o nosso hotel, o Radisson Blu de Edimburgo, localizado no centro histórico da cidade, a 300 metros do Castelo de Edimburgo. A localização e o serviço do hotel são espetaculares. Jantamos num bom restaurante em frente, o Whiski bar and restaurant, tipicamente escocês, onde provamos o haggis, um prato tradicional da Escócia, feito com bucho de cordeiro recheado com vísceras, acompanhado de um bom vinho.

O Hotel Radisson Blu de Edimburgo

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Escócia, Reino Unido e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s