CATEDRAL DE SAINT GILES, O “CORAÇÃO” DA REFORMA PROTESTANTE ESCOCESA

11 de setembro de 2018

Edimburgo é a capital da Escócia e sede do Parlamento Escocês, fica na região das Terras Baixas, a sul do estuário do Rio Forth. É a segunda maior cidade do país e possui aproximadamente 500 mil habitantes. É considerada uma das cidades mais bonitas da Europa e possui uma grande importância turística. É a cidade mais visitada da Escócia e a segunda do Reino Unido.

A bela cidade de Edimburgo

A maior parte da cidade está situada sobre duas colinas e um vale. Uma das colinas se estende desde o Castelo de Edimburgo até o Palácio Holyrood, através da avenida Royal Mile. Essa é a parte mais antiga e histórica de Edimburgo. A outra acompanha o desenho da Princes Street, a rua mais movimentada, e centro comercial da cidade.

O Castelo de Edimburgo

Uma das pontas dessa parte da cidade está delimitada pelo Castelo de Edimburgo, que fica sobre uma elevação de granito, a outra ponta é uma antiga montanha de origem vulcânica denominada Arthur’s Seat (Cadeira de Arthur).

O Arthur’s Seat

Como o Hotel Radisson Blu ficava dentro da Cidade Velha, saímos caminhando em direção ao Castelo e fizemos uma primeira parada na Catedral de Saint Giles (Santo Egídio), a maior igreja de Edimburgo, que já foi uma Catedral de fato, mas há muito não tem um bispo. Hoje é uma igreja presbiteriana. É considerada a Igreja Matriz do Presbiterianismo. No seu interior, predomina a riqueza da arquitetura gótica.

A Catedral de Saint Giles

A Catedral foi erguida sobre um antigo santuário existente aí desde o século IX, em homenagem ao padroeiro dos leprosos. Santo Egídio é também o padroeiro da cidade de Edimburgo. No seu interior destacam-se as enormes colunas e texturas do teto.

Interior da Catedral de Saint Giles

Os belos vitrais foram colocados aí no século XIX e servem para iluminar o interior da Catedral durante o dia.

Belos vitrais no Interior da Catedral de Saint Giles

Um dos maiores destaques da Catedral de Saint Giles é a Thistle Chapel, Capela do Cardo, construída no início do século XX. Uma bela capela cujo maior destaque fica para o seu rico teto abobadado com um trabalho bastante rebuscado, em um estilo gótico muito diferenciado e belos dosséis trabalhados em madeira.

Detalhe do teto da Thistle Chapel.

A capela homenageia os Cavaleiros da Ordem do Cardo. No centro existe um trono real esculpido que ainda hoje é usado pela Rainha quando em visita a Edimburgo.

Os belos dosséis esculpidos em madeira.

No centro da Igreja existe uma estátua de John Knox, o líder maior da Reforma Protestante Escocesa e primeiro pastor protestante da Catedral. John Knox nasceu em 1513, nos arredores de Edimburgo. É um “patrimônio” da cidade e da Escócia, esteve envolvido como protagonista da história do país, da Inglaterra e também da Europa, durante a primeira metade do século XVI e até a sua morte em 1572. Comprou briga com reis, rainhas, bispos e papas, até a implantação da Reforma Protestante Escocesa.

Estátua de John Knox no interior da igreja.

John Knox foi um pastor corajoso, ríspido, forte de corpo e de espírito, esteve envolvido em inúmeras intrigas políticas que nortearam a história ao seu redor. Usava o temor a Deus como instrumento de persuasão nos seus sermões fortes e extensos. Se tornou um grande líder político e religioso no seu tempo. Hoje, o túmulo de John Knox encontra-se na Catedral de Saint Giles.

Saiba mais sobre John Knox no video abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=Y1kl1MeIQz8

Interior da Catedral de Saint Giles

 

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Escócia, Reino Unido e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s