COMEÇANDO A VIAGEM PELA IRLANDA

13 de setembro de 2018

Saímos de Edimburgo, na Escócia, com destino a Kilarney na Irlanda, num voo da British Airways, com escala em Londres. A parada final foi no Aeroporto de Cork, já na Irlanda, onde pegamos um carro e seguimos para Kilarney, que fica na ponta sudoeste da Ilha da Irlanda.

A Catedral de Kilarney

A Ilha da Irlanda é a segunda maior do arquipélago das Ilhas Britânicas, está dividida em Irlanda do Sul e Irlanda do Norte. A Irlanda do Sul, República da Irlanda ou Eire, é um país independente e ocupa a maior parte da Ilha da Irlanda. A ponta nordeste da ilha é formada pela Irlanda do Norte, que pertence ao Reino Unido e, portanto, é subordinada ao parlamento britânico.

A Ilha da Irlanda dividida em duas partes.

A República da Irlanda hoje faz parte da União Europeia, é um país moderno e desenvolvido, possui um dos maiores IDH do mundo. A capital e maior cidade do país é Dublin. A população total da República da Irlanda é de 4,8 milhões de habitantes.

Detalhe de Dublin

O nosso programa na Irlanda incluía a ponta sudoeste do país, com um roteiro de carro envolvendo os condados de Kerry e Galway, onde estão algumas das maiores atrações do país. No final chegaremos a Dublin, a capital.

A selvagem costa oeste da Irlanda

Essa iria ser a minha primeira experiência dirigindo um carro na mão inglesa e obviamente estava tenso com o desafio. Seguimos até o balcão da Europcar no aeroporto de Cork e descobrimos que eles não tinham o carro que havíamos locado previamente, nos deram um “up grade” e pegamos um Volvo XC60 automático, um excelente carro, para a nossa sorte e conforto.

Esse foi o carro que a Europcar nos entregou

No planejamento inicial da viagem, iriamos circular com o carro alugado pela costa oeste da Ilha da Irlanda e devolveríamos na cidade de Galway, alguns dias depois. A atendente da Europcar nos deu a possibilidade de devolver o carro em Dublin, que seria o nosso destino final na Irlanda, contanto que fosse no mesmo dia previsto para Galway.

Dirigir na mão inglesa é sempre um desafio.

O primeiro contato com o carro com a mão inglesa é tenso, não ficamos muito à vontade. Sair do aeroporto sozinho, seguindo as orientações do GPS do carro e do Waze, que nem sempre são coincidentes, é outro desafio. Como o GPS era muito bom, preferi seguir o GPS.

Os primeiros contatos com a mão Inglesa.

As estradas dessa região do interior da Irlanda são boas, porém estreitas e isso nos assustou. A primeira dificuldade que tive foi com relação às referências de distâncias do lado esquerdo do carro em relação ao acostamento, e esse, às vezes não existia. Saímos do aeroporto e dirigimos 90 km até Kilarney, no Condado de Kerry. A estratégia foi seguir bem devagar e ir me adaptando cada vez mais à direção na mão inglesa.

Estradas estreitas.

Chegamos em Kilarney no final da tarde e o GPS nos levou direto para o Kilarney Plaza Hotel and Spa. O hotel era excelente, amplo, com uma localização privilegiada, na entrada do centrinho histórico da cidade. Quando chegamos, tivemos um novo momento de stress com a direção na mão inglesa, havia um ônibus estacionado na frente do hotel e tivemos dificuldade para parar. No final tudo deu certo. Paramos o carro no estacionamento do hotel e aí deu para relaxar um pouco.

O saguão do excelente hotel Kilarney Plaza Hotel and Spa

Como estávamos bem no centro da cidade, saímos para caminhar pela Main Street, a principal rua de turismo da cidade, cheia de bares e restaurantes, além de lojinhas de lembranças do lugar.

A Main Street

Kilarney é o principal centro de turismo dessa ponta sudoeste da Ilha da Irlanda. A cidade fica lotada o ano inteiro, mas sobretudo no verão. É o ponto de partida para um dos principais circuitos turísticos do país, o Ring Of Kerry (Anel de Kerry), que iremos conhecer no dia seguinte.

Paisagem do Ring Of Kerry

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Eire, Irlanda e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s