CHEGANDO A URUBICI EM SANTA CATARINA

26 julho de 2018

A Serra Catarinense era um dos destinos que tínhamos planejado conhecer há algum tempo. A imagem da estrada espetacular da Serra do Rio do Rastro, nunca deixou de me acompanhar, por isso tomamos a decisão de fazer essa viagem para comemorar uma data especial, o aniversário de casamento.

Conhecer a Serra do Rio do Rastro era um sonho antigo.

Escolhemos a cidade de Urubici, na Serra de Santa Catarina, como ponto de pousada. Pegamos um voo de Salvador para Florianópolis com escala em São Paulo. Ainda no aeroporto, retiramos um carro na Movida. Um excelente e novo Renaut Kicks e rapidamente saímos da cidade, pois o objetivo era começar a subir a serra para evitar viajar à noite.

O nosso destino estava lá em cima.

Foram 173 km de Florianópolis até Urubici, pela rodovia BR 282, que fizemos em aproximadamente 3 horas. A estrada é excelente, mas bastante sinuosa. A maior parte da estrada não é duplicada, mas é muito bem sinalizada. Após a cidade de Bom Retiro, entramos na rodovia SC 430 e seguimos até Urubici.

Monumento na chegada da cidade de Urubici.

Durante o planejamento da viagem, optamos por ficar em Urubici, apesar de não ser a cidade mais famosa da Serra, pela sua localização central e pela estratégia que montamos. Queríamos conhecer a Serra do Corvo Branco e a Serra do Rio do Rastro. Urubici fica perto da Serra do Corvo Branco, por onde iríamos começar, além disso, a maior parte das atrações da Serra Catarinense ficam mais próximas de Urubici, que de São Joaquim. No planejamento que fizemos, começamos por Urubici, visitaríamos a Serra do Corvo Branco, depois iríamos a São Joaquim e no final desceríamos para o litoral pela Serra do Rio do Rastro.

A estrada da Serra do Corvo Branco

A Serra Catarinense faz parte da Serra Geral, uma das principais unidades geomorfológicas do Brasil, que domina a Região Sul do país e se estende desde o Paraguai até bem próximo do litoral, chegando até o estado do Paraná e em direção ao sul, até o Rio Grande do Sul, entrando em alguns trechos da Argentina e do Uruguai.

Paisagem da Serra Geral

Em Santa Catarina, a Serra Geral tem trechos acidentados, cortados por vales profundos e cânions que recortam a borda do planalto. Em trechos assim é que ficam a Serra do Corvo Branco e a Serra do Rio do Rastro. O planalto é coberto por florestas de araucária e é considerado como uma Reserva Mundial da Biosfera da Mata Atlântica.

As araucárias estão sempre presentes na paisagem da Serra Catarinense.

Subimos a serra e chegamos ao bom Hotel Serra Bela Hospedaria Rural, que fica na periferia da cidade de Urubici, a 3 km da cidade. A cidade é bem pequena, com pouco mais de 10 mil habitantes. Fica no vale do Rio Urubici, a 60 km de São Joaquim, que é a cidade mais conhecida e importante da Serra. A área urbana fica num vale cercado de montanhas. Toda a região do entorno de Urubici é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A cidade de Urubici

O Serra Bela Hospedaria Rural é um hotel de campo charmoso, possui vários apartamentos no estilo cabana, com lareira nos quartos, o que aumenta o aconchego das noites frias de inverno, quando as temperaturas caem muito, às vezes chega a nevar. Como tínhamos chegado tarde no hotel, decidimos jantar por aí, apesar das boas opções de restaurantes que existem na cidade.

O Hotel Serra Bela Hospedaria Rural

O Hotel Serra Bela Hospedaria Rural

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Brasil, Santa Catarina e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s