CASCATA VÉU DE NOIVA E MORRO DO CAMPESTRE, EM URUBICI

27 de julho de 2018

Estávamos em Urubici, em Santa Catarina. Saímos da Serra do Corvo Branco e voltamos pela rodovia SC-370 até o desvio que dá acesso ao Morro da Igreja, a maior atração da região. O Morro da Igreja, a 1822 metros de altitude, é o ponto mais alto da Região Sul do Brasil e se tornou famoso por apresentar as temperaturas mais baixas do país. Em 1996, chegou a registrar -17,8 graus centígrados, com sensação térmica de -46 graus, em função dos fortes ventos frios que acontecem lá em cima.

Vista do alto do Morro da Igreja

A estação meteorológica do Morro da Igreja é uma das mais importantes do país. Aí foi implantado o primeiro radar meteorológico do país e uma estação de monitoramento do espaço aéreo brasileiro, controlado pela Aeronáutica, o Cindacta II.

Morro da Igreja

Lá em cima existe uma vista incrível da Serra Catarinense e dá para ver a Pedra Furada, uma das maiores atrações da região. O acesso ao Morro da Igreja é controlado pelo Exército Brasileiro e é necessário uma autorização prévia para a visita. Essa autorização é retirada em Urubici, na sede do ICMBio. Não conseguimos chegar até o Morro, pois o acesso estava fechado para manutenção na rodovia.

Acesso ao Morro da Igreja

Paramos para tomar um chocolate em uma loja na beira da estrada.

Paramos para tomar um chocolate.

Na estrada de acesso ao Morro da Igreja, paramos para mais uma atração da região, a Cascata Véu de Noiva, com 62 metros de queda d’água escorrendo por um paredão de pedra basáltica. Na fazenda onde fica a Cascata Véu de Noiva existe uma infraestrutura particular para receber os visitantes. Almoçamos por aí, num restaurante, muito ruim.

Cascata Véu de Noiva

Voltamos até Urubici e seguimos para o outro lado da cidade, até o Morro do Campestre, ou Morro da Cruz, que fica numa fazenda da região, com uma formação rochosa especial, a 1.380 metros de altitude e a apenas 8 km de Urubici.

O Morro do Campestre

Existe uma estrada estreita, de barro, que leva os visitantes até a base da rocha, onde temos que deixar os carros, num pequeno estacionamento e daí seguir a pé. A vista lá do alto é incrível e vale muito a pena a visita. Dá para ver uma parte do Vale do Rio Canoas.

O Morro do Campestre

O Vale do Rio Canoas

Quando voltamos do Morro do Campestre, seguimos até o Mirante do Belvedere Urubici ou Mirante do Avencal, na estrada que segue em direção a São Joaquim, localizado a 1.175 metros de altitude e a 3 km da cidade. Lá do alto do mirante, dá para ver toda a cidade de Urubici.

A cidade de Urubici a partir do Mirante do Avencal

A cidade é estreita e alongada, fica no Vale do Rio Canoas, é pequena, possui pouco mais de 10 mil habitantes. A sua economia está voltada para a produção de hortifrutigranjeiros e para o turismo, que é cada dia mais forte na região. É nos arredores de Urubici que estão as maiores atrações da Serra Catarinense.

Igreja Matriz de Urubici

À noite fomos para o Restaurante Tempero da Montanha, localizado na zona rural de Urubici, na estrada que segue em direção a São Joaquim. No caminho para o restaurante, fiquei um pouco tenso, pois estávamos dirigindo à noite, numa estrada que não conhecíamos e a orientação para chegar ao restaurante era precária. Quando chegamos ao destino, porém, conseguimos relaxar e tivemos uma experiência incrível. As proprietárias do restaurante são Liria e Caciana, que adaptaram a sua casa, num sítio, para o salão e cozinha do restaurante. O lugar é super charmoso, aconchegante, com uma bela trilha sonora acompanhando um jantar inesquecível.

Restaurante Tempero da Montanha

Morro do Campestre

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Santa Catarina e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s