A CASCATA DO AVENCAL E A CIDADE DE SÃO JOAQUIM, EM SANTA CATARINA

28 de julho de 2018

Estávamos em Uribici, em Santa Catarina e o nosso destino principal do dia era a cidade de São Joaquim. Antes de pegar a estrada, a SC-110, que liga as duas cidades, passamos na bela Igreja Matriz de Urubici para fazer algumas fotos. A igreja foi inaugurada em 1973 e é uma das maiores do estado de Santa Catarina. Possui alguns traços de arquitetura gótica.

Igreja Matriz de Urubici

A SC-110 é uma estrada linda, no alto da serra, possui alguns trechos sinuosos e liga as duas cidades por uma distância de 61 km. Fizemos uma parada numa das principais atrações dos arredores de Urubici, o Parque da Cascata do Avencal, que fica a 10 km de Urubici, pela mesma estrada.

Cascata do Avencal

A Cascata do Avencal é uma queda d’água com mais de 100 metros de altura. Para visitá-la, entramos numa propriedade particular que explora a atração. A cascata pode ser vista de duas “fazendas” diferentes, uma de cada lado da atração.

O Parque Cascata do Avencal possui uma boa infraestrutura.

No Parque Cascata do Avencal existem dois mirantes de onde se pode observar a queda d’água. Existe também uma tirolesa e várias outras atrações que animam os visitantes.

Mirantes e tirolesas animam o parque.

Seguimos adiante para a Cidade de São Joaquim. A estrada é cheia de florestas de araucária. No passado, as araucárias dominavam toda a paisagem, porém a madeira excelente para a construção civil e para a indústria moveleira incentivaram os imigrantes a derrubar a floresta. Hoje, ameaçada de extinção, as araucárias sobrevivem arduamente.

A floresta de araucária

A Araucária, ou Pinheiro do Paraná, pode chegar a 50m de altura e o seu tronco pode ter um diâmetro de até 2,5m. Existem araucárias macho e fêmea e a sua reprodução é complexa o que dificulta o reflorestamento na região com árvores nativas. A sua reprodução é ajudada por animais nativos, como os esquilos e a gralha azul, uma ave típica do sul do Brasil, que enterra os pinhões permitindo que a árvore se desenvolva.

O Pinheiro do Paraná

São Joaquim possui a fama de ser a cidade mais fria do Brasil, está a 1.360 metros de altitude, possui uma população de aproximadamente 25 mil habitantes. Durante o inverno, é comum a ocorrência de geadas e neve, nos arredores.

O pórtico de entrada da cidade de São Joaquim

Quando chegamos na cidade, descobrimos por uma rádio local, que estava acontecendo uma cavalgada. A Cavalgada da Nevasca é um evento marcante para São Joaquim e reúne milhares de cavaleiros e amazonas. A de 2018 foi a 11ª edição do evento e fomos presenteados pela coincidência.

A Cavalgada da Nevasca

São Joaquim, com o seu clima temperado de altitude, é famosa também pela presença das vinícolas e foi por isso que fomos até lá. Planejamos conhecer a Vinícola Villa Francioni, a maior da região.

A bela Vinícola Villa Francioni

A Vila Francioni foi também a primeira vinícola implantada na região de São Joaquim. O projeto arquitetônico das instalações, toma partido do terreno inclinado e uma boa parte do processo de produção, se beneficia desse desnível do terreno.

Detalhe das instalações da Vinícola Villa Francioni

Fizemos um tour guiado, com degustação de alguns dos principais vinhos da vinícola. O mais conhecido é o Joaquim, o primeiro que foi produzido e até hoje um dos mais conhecidos de Santa Catarina.

O Joaquim é um dos vinhos mais conhecidos da região.

O “carro chefe” da Villa Francioni é o Dilor, que leva o nome do fundador da vinícola. No final do tour, somos convidados para uma degustação e a passar na loja para levar alguns vinhos para casa. Claro que fizemos isso.

Degustação na Villa Francioni.

Depois do tour e degustação, voltamos para o hotel e à noite fomos jantar no bom Restaurante Sêmola, cujo “chef” é um italiano, que possui um restaurante no verão do Morro de São Paulo, na Bahia, o Restaurante Basílico e no inverno em Urubici.

A degustação no final do tour é um ponto alto do programa.

 

 

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Brasil, Santa Catarina e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s