AGRA E O TAJ MAHAL, UM MONUMENTO AO AMOR

A Índia é limitada ao norte pelo Himalaia, que protege o seu território e possibilitou a preservação de uma cultura única e plural. A cidade de Agra está no centro norte do país, no estado do Uttar Pradesh, nas margens do Rio Yamuna. Possui 1,4 milhões de habitantes.

Índia

O impacto da chegada em Agra é semelhante ao de qualquer outra grande cidade indiana. Muita pobreza, vacas circulando para todos os lados, elefantes e camelos no meio do trânsito. A Índia nos deixa inebriados e confusos pelo choque cultural que recebemos, mas a sensação de conviver com a forte cultura dos indianos é inesquecível e maravilhosa. Vale muito a pena. De repente, no meio de tanta pobreza, existem muitos hotéis  de qualidade e com um excelente serviço.

Elefantes pelas ruas.

Agra foi a sede do Império Mogul, antes que a capital se transferisse para Delhi. O Império Mogul foi um estado que dominou toda a região onde hoje é a Índia e o Paquistão, do século 16 ao século 19, quando foi desfeito e dominado pelo Império Britânico. Deixou maravilhas para a arquitetura do mundo.

O Taj Mahal

As grandes construções de Agra atraíram artesãos da Pérsia e de outras áreas da Ásia Central. Agra se tornou um museu a céu aberto. A mais esperada visita em Agra, e uma das maiores atrações da Índia é o Taj Mahal. Na chegada você pode usar um inusitado translado de camelo entre o estacionamento e o monumento.

Os camelos dão as boas vindas

O Taj Mahal foi recentemente escolhido como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Foi construído pelo imperador Shah Jahan, em memória da sua esposa favorita – Mumtaz Mahal a quem prometeu erguer um monumento grandioso e rico, para que o mundo jamais esquecesse o amor que tinham entre si. O TaJ Mahal é um monumento ao amor.

O fantástico Taj Mahal

As proporções perfeitas e a fantástica perícia artesanal têm sido descritas por historiadores e escritores como “visão, sonho, poema, maravilha, etc.”.

Detalhe da decoração do Taj Mahal

Esse grandioso túmulo-jardim foi construído todo em mármore por cerca de 20.000 operários, durante 12 anos e concluído em 1643. Foi erguido no centro de 4 minaretes com 40m de altura. No monumento estão os túmulos de Mumtaz Mahal e do imperador Shah Jahan.

O túmulo de Mumtaz Mahal

A segunda grande atração de Agra é o Forte vermelho, situado ao lado do rio Yamuna, o imponente Agra Forte foi construído para ser a sede do Império Mongul. Cercado de fosso e com aposentos imponentes é mais uma das maravilhas de Agra e da parte central da Índia.

O Forte vermelho de Agra

O Agra Forte serviu como prisão para Shah Jaham, quando perdeu o poder. Era da torre do forte que Shah Jaham admirava o Taj Mahal, onde estava enterrada a sua amada.

O interior do Forte vermelho de Agra

Dicas:

Como chegar:

A melhor maneira de chegar a Agra é de carro, a partir de Nova Delhi. O aeroporto de Agra é uma base militar, mas atende a voos domésticos, apenas vindos de Delhi e com uma frequência muito pequena. De Nova Delhi para Agra são 212 km que podem ser percorridos em 3 horas, por uma boa estrada. Dirigir na Índia é uma tarefa muito difícil, mão inglesa, trânsito caótico e milhões de buzinas sem cessar, portanto o ideal é contratar um transfer ou ir de trem, por cerca de 2 horas.

Na Índia o incentivo à buzina é explicito.

Os trens são bons, mas escolha as classes melhores. As estações são um resumo das condições primitivas e da pobreza do interior da índia. O assédio de pedintes e mendigos é intenso.

Agra

Brasileiros precisam de visto para entrar na Índia que pode ser obtido pela internet, através do site da embaixada e tem uma validade de 60 dias. O passaporte precisa ter validade mínima de seis meses a contar da data de retorno da viagem e é obrigatório o certificado de vacina contra a febre-amarela.

Índia

Como circular:

Seguir pelas ruas de Agra é uma aventura. O ideal é contratar um carro com motorista ou ir de táxi. O trânsito é caótico, não existe marcação de faixas nas ruas e os carros se misturam com motos e milhares de tuk-tuks. Todos buzinando ao mesmo tempo e passando de uma pista para a outra sem nenhuma ordem ou lógica. Alugar um carro e dirigir por conta própria é uma opção corajosa e não recomendada. O transporte público também não é uma boa opção.

Cena comum no cotidiano da Índia.

Quando ir:

A Índia possui clima variando desde o desértico até o tropical. Agra fica no centro norte da Índia e tem clima tropical monçônico com verões chuvosos e invernos secos. Evite o verão, de junho a setembro, quando as temperaturas são muito altas e chove exageradamente por conta do regime das monções.

Taj Mahal

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Índia e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s