Topkapi, o palácio dos Sultões
Uma das visitas imperdíveis de Istambul é ao Palácio Topkapi, o Palácio dos Sultões. Foi construído pelo Sultão Mehmet II, o Conquistador, logo após a tomada de Constantinopla em 1453. Serviu de residência para os sultões por quase quatro séculos.

O Palácio fica num grande complexo e possui belos jardins, bem cuidados, muito próximo à praça em que estão localizadas a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul.


Existem vários pavilhões, que funcionam hoje como museus, onde aprecem no acervo, joias do Império Otomano, móveis de época, roupas etc.

O Palácio Topkapi começou a ser construído logo após a conquista de Constantinopla, mas cada Sultão que passou por aí deixou marcas em construções que foram sendo feitas ao longo da sua história.

A localização do Palácio é também estratégica. Fica às margens do Chifre de Ouro, uma enseada que liga o Mar de Mármara ao Estreito de Bósforo. É de lá que se tem algumas das vistas mais bonitas do Bósforo. As pontes que ligam a Europa à Ásia e o vai e vem das embarcações entre o Mar de Mármara e o Mar Negro podem ser apreciadas daí.

Dentro do Palácio destacam-se as cozinhas, onde eram preparadas comida para até 15 mil pessoas. As cozinhas estão bem preservadas e funcionam como museu onde pode-se ver porcelanas chinesas que vinham pela Rota da Seda e grandes panelas de bronze.

Uma das salas especiais do Palácio é a que era utilizada pelo Conselho Imperial. Possui uma bela porta dourada e no seu interior uma rica mobília usada durante as reuniões do conselho.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
ROSEMEIRE RODRIGUES DE ALMEIDA
25 fev 2017Indescritivelmente um dos lugares mais incríveis que já visitei. Simplesmente magnífico, de tirar o fôlego.
Isa Alves
06 ago 2014mim apaixonei por tudo isso!