O Parque Olímpico de Pequim
- 1978 Views
- joaquimnery
- 3 de dezembro de 2013
- Ásia China Destaques
Na volta para Pequim, paramos na área do Parque Olímpico para conhecer e tirar fotos dos magníficos equipamentos que os chineses fizeram para as Olimpíadas de Pequim em 2008 e dos quais muito se orgulham. A esplanada que leva ao Parque Olímpico é uma festa e milhares de pessoas se divertem por aí.

O Estádio Olímpico ou Estádio Nacional de Pequim, é o “Ninho de Pássaros” desenhado pelo escritório de arquitetura suíça Herzog & de Meuron. É considerada a maior escultura em aço existente no Mundo. Foi o palco das cerimônias de abertura e de encerramento das Olimpíadas de Pequim de 2008.

O Estádio Olímpico é o símbolo maior dos jogos olímpicos de Pequim em 2008. Ele é inspirado nas formas e nos desenhos da tradicional porcelana chinesa.

O Parque de Natação é o “Cubo D’Água”, desenhado pelo escritório de arquitetura australiano, PTW Architects, se tornou um dos símbolos das Olimpíadas de 2008. Hoje esses equipamentos são atrações turísticas complementares para Pequim e milhares de pessoas vão aí diariamente.

No “Cubo D’Água”, a iluminação tem um papel fundamental, pois à noite lembra um cubo de vidro cheio d’água. Sediou as competições de natação durante as olimpíadas.

Do Parque Olímpico temos uma ideia do legado de infraestrutura que as Olimpíadas deixaram para a cidade: Avenidas fantásticas, Parque imensos e maravilhosos, além de uma maior conscientização sobre como tratar bem os turistas, influenciando inclusive nos hábitos dos chineses que ainda nos incomodam. Hoje, cospe-se muito menos no chão de Pequim e as ruas são muito limpas.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.