Ícone do site Um Pouquinho de Cada Lugar

A geografia e o turismo da Espanha – live

23 de abril de 2020 

A geografia da Espanha

Essa foi a terceira live que fizemos durante o período de quarentena da pandemia do coronavírus em 2020. Foi um projeto do instagram @umpouquinhodecadalugar que objetivava levar para o público que acompanha a rede social, um conteúdo de entretenimento, sobre geografia e turismo de alguns destinos especiais do mundo. Começamos com a Itália e seguimos com a China e depois a Espanha.

“Lives” em período de quarentena

Abrimos a live sobre a Espanha com uma explicação sobre o relevo do país e de que forma ele influencia nos climas, na economia e no estilo de vida dos espanhóis. Enfatizamos a proximidade com o Deserto do Saara, como um fator predominante para os climas Temperados Mediterrâneos, com verões muito quentes e secos. Outro fator de destaque ficou para a presença da Corrente do Golfo que ameniza os climas da parte norte do país.

Ainda como destaque geográfico, citamos o Estreito de Gibraltar, a sua importância estratégica e o imbróglio político com o Reino Unido, que tem a posse do Rochedo de Gibraltar, encravado do território da Espanha. Algo semelhante acontece do outro lado do estreito, onde os enclaves de Ceuta e Melila, apesar de estarem no território do Marrocos, pertencem à Espanha.

Estreito de Gibraltar

O Turismo da Espanha

Começamos a apresentar os destaques turísticos da Espanha pela região da Galícia, onde mostramos as rias litorâneas, a identidade dos galegos com o Brasil e em especial com a Bahia e demos uma ênfase maior para a cidade de Santiago de Compostela, ponto final das rotas de peregrinação dos Caminhos de Santiago.

Catedral de Santiago

Na sequência passamos pela região do País Basco, com destaque para as cidades de Bilbao e San Sebastian. Região que se destaca pelo nacionalismo intenso e pela luta continua por mais autonomia. Em San Sebastian, os destaque ficaram para os restaurantes premiados da região.

San Sebastian

Seguimos para o centro da Espanha, passando pelas regiões vinícolas de La Rioja e Ribeira del Duoro, que produzem a maior parte dos excelentes vinhos espanhóis.

Hotel Marques de Riscal

Seguimos para o centro da Espanha, na região de Castela e La Mancha, que ficam nos arredores de Madri. A primeira parada que fizemos nesse tour virtual foi na cidade de Segóvia, cujo grande destaque fica para o magnífico aqueduto romano no coração da cidade.

Aqueduto de Segóvia

Ainda nos entornos de Madri, destacamos a cidade murada de Ávila, famosa por ter a mais bem preservada muralha medieval da Europa e pelas “tapas” e bodegas no interior da cidade histórica.

Muralha de Ávila

Outro destaque dos arredores de Madri ficou para a cidade medieval de Toledo, no coração de La Mancha.

Toledo

Em Madri começamos pelos grandes museus. O Rainha Sofia concentra um grande acervo de artistas espanhóis do início do século XX, como Picasso, Miró e Salvador Dali. O Museu do Prado é um dos mais importantes do mundo e possui um grande acervo de pinturas renascentistas, com destaque para as obras de Velazquez.

Guernica

Passamos pelo centro histórico de Madri, onde destacam-se as grandes praças, Porta do Sol e a Plaza Mayor, além do Palácio Real.

Plaza Mayor

Relatamos na live a experiência que tivemos ao assistir uma tourada em Madri, na Plaza de Touros Las Ventas.

Tourada em Madri

A região da Andaluzia

De Madri, seguimos para a região da Andaluzia, onde o destaque maior ficou por conta da cidade de Sevilha. A magnífica Catedral e a tradicional Feira de Abril, onde a cidade inteira participa e se veste a caráter para celebrar a mais importante festa da Andaluzia.

Feira de Abril

De Sevilha, seguimos para a romântica cidade de Ronda, o “presépio da Andaluzia”, com os seus encantos medievais.

Ronda

De Ronda seguimos para a Costa do Sol, com destaque para Málaga e depois fomos para Granada, onde o grande destaque fica para o magnífico Palácio de Alhambra, uma joia da arquitetura mourisca na Espanha.

Málaga

De Granada seguimos para Córdoba, com destaque para a Grande Mesquita de Córdoba, com toda a sua riqueza histórica e arquitetônica.

Mesquita de Córdoba

Passamos também por Valência, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias antes de seguir para a Catalunha.

Tenerife, nas Ilhas Canárias

Barcelona foi o último dos destaques da live, onde apresentamos as maravilhosas obras de Gaudi, que marcam a cidade.

O Camaleão de Gaudi
Sair da versão mobile