A geografia e o turismo da Espanha – live
- 1936 Views
- joaquimnery
- 21 de junho de 2020
- Destaques Espanha Europa Super Destaque
23 de abril de 2020
A geografia da Espanha
Essa foi a terceira live que fizemos durante o período de quarentena da pandemia do coronavírus em 2020. Foi um projeto do instagram @umpouquinhodecadalugar que objetivava levar para o público que acompanha a rede social, um conteúdo de entretenimento, sobre geografia e turismo de alguns destinos especiais do mundo. Começamos com a Itália e seguimos com a China e depois a Espanha.
Abrimos a live sobre a Espanha com uma explicação sobre o relevo do país e de que forma ele influencia nos climas, na economia e no estilo de vida dos espanhóis. Enfatizamos a proximidade com o Deserto do Saara, como um fator predominante para os climas Temperados Mediterrâneos, com verões muito quentes e secos. Outro fator de destaque ficou para a presença da Corrente do Golfo que ameniza os climas da parte norte do país.
Ainda como destaque geográfico, citamos o Estreito de Gibraltar, a sua importância estratégica e o imbróglio político com o Reino Unido, que tem a posse do Rochedo de Gibraltar, encravado do território da Espanha. Algo semelhante acontece do outro lado do estreito, onde os enclaves de Ceuta e Melila, apesar de estarem no território do Marrocos, pertencem à Espanha.

O Turismo da Espanha
Começamos a apresentar os destaques turísticos da Espanha pela região da Galícia, onde mostramos as rias litorâneas, a identidade dos galegos com o Brasil e em especial com a Bahia e demos uma ênfase maior para a cidade de Santiago de Compostela, ponto final das rotas de peregrinação dos Caminhos de Santiago.

Na sequência passamos pela região do País Basco, com destaque para as cidades de Bilbao e San Sebastian. Região que se destaca pelo nacionalismo intenso e pela luta continua por mais autonomia. Em San Sebastian, os destaque ficaram para os restaurantes premiados da região.

Seguimos para o centro da Espanha, passando pelas regiões vinícolas de La Rioja e Ribeira del Duoro, que produzem a maior parte dos excelentes vinhos espanhóis.

Seguimos para o centro da Espanha, na região de Castela e La Mancha, que ficam nos arredores de Madri. A primeira parada que fizemos nesse tour virtual foi na cidade de Segóvia, cujo grande destaque fica para o magnífico aqueduto romano no coração da cidade.

Ainda nos entornos de Madri, destacamos a cidade murada de Ávila, famosa por ter a mais bem preservada muralha medieval da Europa e pelas “tapas” e bodegas no interior da cidade histórica.

Outro destaque dos arredores de Madri ficou para a cidade medieval de Toledo, no coração de La Mancha.

Em Madri começamos pelos grandes museus. O Rainha Sofia concentra um grande acervo de artistas espanhóis do início do século XX, como Picasso, Miró e Salvador Dali. O Museu do Prado é um dos mais importantes do mundo e possui um grande acervo de pinturas renascentistas, com destaque para as obras de Velazquez.

Passamos pelo centro histórico de Madri, onde destacam-se as grandes praças, Porta do Sol e a Plaza Mayor, além do Palácio Real.

Relatamos na live a experiência que tivemos ao assistir uma tourada em Madri, na Plaza de Touros Las Ventas.

A região da Andaluzia
De Madri, seguimos para a região da Andaluzia, onde o destaque maior ficou por conta da cidade de Sevilha. A magnífica Catedral e a tradicional Feira de Abril, onde a cidade inteira participa e se veste a caráter para celebrar a mais importante festa da Andaluzia.

De Sevilha, seguimos para a romântica cidade de Ronda, o “presépio da Andaluzia”, com os seus encantos medievais.

De Ronda seguimos para a Costa do Sol, com destaque para Málaga e depois fomos para Granada, onde o grande destaque fica para o magnífico Palácio de Alhambra, uma joia da arquitetura mourisca na Espanha.

De Granada seguimos para Córdoba, com destaque para a Grande Mesquita de Córdoba, com toda a sua riqueza histórica e arquitetônica.

Passamos também por Valência, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias antes de seguir para a Catalunha.

Barcelona foi o último dos destaques da live, onde apresentamos as maravilhosas obras de Gaudi, que marcam a cidade.

- @umpouquinhodecadalugar
- Ávila
- Barcelona
- Córdoba
- COVID-19
- Espanha
- Estreito de Gibraltar
- Feira de Abril
- Galícia
- Gaudi
- Granada
- Guernica
- Ilhas Canárias
- La Mancha
- La Rioja
- LIVE!
- Madri
- Málaga
- Museu Rainha Sofia
- País Basco
- Plaza Mayor
- Quarentena
- Ribeira del Duoro
- Ronda
- San Sebastian
- Santiago de Compostela
- Segóvia
- Sevilha
- Toledo
- Tourada
- Um Pouquinho de Cada Lugar
- Valência
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.