Mljet, a Ilha do Mel
- 111 Views
- joaquimnery
- 21 de novembro de 2023
- Croácia Europa Super Destaque
31 de agosto de 2023
Bike & Boat na Croácia – Sexto dia
No sexto dia do programa Bike & Boat na Croácia, saímos da Ilha de Hvar e navegamos até a Ilha verde de Mljet, conhecida como a ilha do mel. Com mais de 70% de área arborizada, coberta por bosques, esta é uma das ilhas mais verdes do Mediterrâneo.

O melhor banho-de-mar da viagem
No caminho para Mljet, paramos para um delicioso banho-de-mar na costa da ilha. Foi o melhor banho da viagem. O nosso barco ancorou próximo à ilha, os tripulantes levam uma corda até a costa e isolam uma área que fica praticamente privativa, tornando possível um programa relaxante.

As trilhas do Parque Nacional de Mljet
Paramos na Ilha de Mljet e seguimos para o programa de bike desse dia. Foram 28 km pelas trilhas do Parque Nacional de Mljet. A ilha é de origem vulcânica, possui 98 quilômetros quadrados de área, 37 km de comprimento e 3,2 km de largura. Pouco mais de mil habitantes.

O lago de água salgada
A trilha do Parque Nacional leva a dois lagos interligados. Uma ciclovia contorna todo o parque e nos leva até um lago de água salgada, onde paramos para mais um banho-de-mar. Nem todos do grupo se arriscaram, pois o banho incluía transpor e escalar as pedras vulcânicas na extremidade do Parque Nacional.

A despedida das bikes
Quando voltamos da trilha pelos lagos da Ilha de Mljet, começamos a nos despedir das bikes. Companheiras de viagem por sete dias, pelas ilhas da Croácia, atravessando montanhas e visitando vilas e enseadas maravilhosas. As bikes ficaram no píer e uma empresa parceira da operadora do barco Avangard, as recolhe para revisões e manutenção, antes de começar um novo grupo na semana seguinte.

A vila de Pomena
No final do tour, saímos caminhando pela pequena vila de Pomena, com pouco mais de 50 habitantes permanentes e ponto de partida para a trilha do Parque Nacional. A pequena vila tinha poucas opções de restaurantes e já sabíamos disso.

O restaurante familiar Konoba Ana
Fomos para o restaurante familiar Konoba Ana e tivemos uma noite agradabilíssima. A garçonete, Mila, foi inesquecível. Se assustou com o grupo grande de brasileiros e ficava incomodada por não conseguir atender aos nossos pedidos de mexilhões. O restaurante caseiro tinha uma criação própria de peixes e lagostas que garantia a qualidade dos produtos frescos.

Mila fez a diferença
O grupo era grande e a comanda dos pratos era difícil quando misturava inglês, português e croata, mas o bom humor do grupo e da “Mila” fizeram a diferença. Adoramos a noite.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.