Portobello Road, um lugar descolado e animado em Londres
- 2511 Views
- joaquimnery
- 29 de dezembro de 2018
- Destaques Europa Inglaterra Reino Unido
21 de setembro de 2018
Pegamos o metrô, na estação Lancaster Gate, pela manhã, para Portobello Road, o charmoso bairro de Londres que ficou muito famoso depois de servir de set de filmagem para o filme Um Lugar Chamado Notting Hill com a Julia Roberts e Hugh Grant. Portobello Road é um bairro animado, cheio de galerias de arte e artistas de rua. Aos sábados as suas ruas costumam estar lotadas, pois se forma uma grande feira livre no local.

No filme Um Lugar Chamado Notting Hill, o personagem vivido pelo ator Hugh Grant, trabalha numa livraria que leva o nome do bairro. A livraria virou ponto de peregrinação para os amantes do cinema e fãs dos atores. Hoje, ela mudou de local e de atividade, mas reproduziu a fachada que ficou famosa e continua atraindo turistas. Virou uma loja de lembranças de Londres.

Já há algum tempo a imagem de Londres lembra um pouco Notting Hill, e a visita ao bairro se tornou um programa imperdível. Melhor ainda se acontecer aos sábados, quando uma feira popular se instala na Portobello Road, uma das principais ruas do bairro e que foi bastante explorada no filme. Na feira da Portobello Road tem de tudo.

Quando saímos do buraco do metrô, o bairro já impressiona pelo colorido das casas e dos conjuntos residenciais. No início aparecem barracas de artesanato, depois vêm roupas, camisetas com frases criativas, frutas, verduras, CD’s, etc. Há todo momento aparecem artistas de rua animando os visitantes, turistas ou não.

Depois de andar pelas ruas de Portobello Road, pegamos um metrô para a estação Embarkment, com o objetivo de comprar ingressos para assistir à peça Kirk Boots que estava em cartaz, e começar a nos despedir de Londres. Como tínhamos perdido as malas num voo da Aer Lingus, de Dublin para Londres, dois dias antes, não estávamos animados e acabamos desistindo do teatro.

Voltamos andando para o hotel observando o movimento da Regent Street e fizemos as compras finais de itens básicos.

Jantamos no excelente restaurante The Montagu Kitchen, do hotel Hyatt Regent, onde ficam hospedadas as delegações da FIFA quando vêm a Londres. O restaurante estava animado, pois e acontecia a premiação do melhor jogador do mundo em 2018, um evento da FIFA. Na madrugada recebemos a notícia que uma das malas havia chegado ao hotel. Diminuiu o nosso prejuízo, mas a outra ainda não tinha sido localizada e continuamos aguardando. No dia seguinte partiríamos para o Brasil sem a mala.

22 de setembro de 2018
Seguimos para o Aeroporto Heathrow para embarcar num voo da TAP para o Brasil, com escala em Lisboa. 2 horas e quarenta minutos de Londres para Lisboa, duas horas de conexão em Lisboa e mais 8 horas de Lisboa para Salvador. O aeroporto de Heathrow fica distante do centro de Londres. O táxi custa 85 Libras, algo em torno de R$500,00 para o câmbio daquela época.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.