Uma visita de compras ao Paraguai
- 1722 Views
- joaquimnery
- 27 de novembro de 2021
- Brasil Paraguai Paraná Super Destaque
20 de setembro de 2021
O Parque das Cataratas nas segundas-feiras
Estávamos na região de Foz do Iguaçu e hospedados no Hotel das Cataratas, que possui uma localização privilegiada, no meio do Parque Nacional do Iguaçu, cercado por florestas tropicais e em frente ao maravilhoso complexo das Cataratas do Iguaçu.

Uma das vantagens de ficar hospedado no Hotel das Cataratas, é poder fazer passeios exclusivos nas passarelas, antes do parque abrir ou depois que ele fecha, sem a aglomeração dos turistas que chegam durante a abertura do Parque. Nas segundas-feiras o passeio pelas cataratas é exclusiva para os hóspedes do hotel, pois a visitação ao Parque não é permitida nesses dias.

Saímos pela manhã mais uma vez percorrer as trilhas que permitem aos visitantes as melhores vistas. As passarelas vazias possibilitam uma experiência única maravilhosa.

A cidade de Foz do Iguaçu
Depois que fizemos a trilha das cataratas mais uma vez, seguimos para o centro da cidade de Foz do Iguaçu. A cidade surpreende positivamente. Possui avenidas largas, é bem urbanizada e aparentemente tem uma qualidade de vida excelente. A cidade de Foz possui aproximadamente 260 mil habitantes, fica no estado do Paraná e é o terceiro maior destino turístico do Brasil, potencializado pela proximidade com as Cataratas do Iguaçu e por fazer fronteira com o Paraguai e com a Argentina, o que atrai turistas em busca de compras baratas.

Seguimos para Foz do Iguaçu para nos encontramos com uma taxista (Helena – +55-45-99105-5415) que iria nos levar ao Paraguai. Helena tinha sido recomendada por amigos e fez um serviço excelente. Atravessamos a Ponte da Amizade, que liga os dois países. A ponte foi construída sobre o Rio Paraná, entre as décadas de 1950 e 1960, ligando a cidade de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, no Paraguai.

Ciudad del Este
A construção da ponte fez surgir um comércio intenso de importação e exportação para o Paraguai, que recebe produtos importados a partir de portos brasileiros, sobretudo o de Paranaguá, no Paraná. Com a ponte, a antiga cidade de Puerto Stroessner cresceu muito rapidamente. Hoje, se chama Ciudad del Este, é a segunda maior cidade do país e a terceira maior Zona Franca do Mundo, perdendo apenas para Miami e Hong Kong. A ponte fica frequentemente engarrafada, pelo grande trânsito de caminhões e carros que fazem o comércio entre os dois países.

A ponte pode ser atravessada a pé, mas existem muitos táxis e vans que fazem a travessia. Como as locadoras não permitem que os seus carros atravessem para o Paraguai, usamos o táxi da Helena e foi a melhor opção, pois o trânsito é caótico e lento.

Como o nosso objetivo era muito pontual, não queríamos sair garimpando produtos, fomos diretamente para a Loja Nissei, uma das mais importantes na venda de eletrônicos e material fotográfico. É muito importante, que em Foz, o turista ocasional utilize as lojas mais conhecidas e estruturadas, para não comprar produtos equivocados. Os destaques ficam para: O Shopping Paris, a Loja Nissei, a Monalisa, o Shopping China, dentre outros. Todas as lojas têm muitos vendedores brasileiros para atender aos seus clientes mais importantes.

A maioria dos clientes de Ciudad del Este, são brasileiros. Muitos vão fazer compras pessoais, sobretudo aqueles que combinam a visita às Cataratas do Iguaçu com compras no Paraguai, mas existem também os clientes que compram produtos para revender em todas as regiões do Brasil.

Depois da visita ao Paraguai, voltamos para o Hotel das Cataratas, onde jantamos no Restaurante Itaipu, pela segunda noite consecutiva.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.