Waterfront de Cape Town, um exemplo de reforma urbana
- 1619 Views
- joaquimnery
- 11 de junho de 2012
- 2
- África África do Sul Destaques
A área do cais da Cidade do Cabo, sofreu no início da década de 90, uma profunda e bem sucedida intervenção urbana. Toda a área foi modificada e se transformou no mais importante centro de lazer e entretenimento da Cidade do Cabo.

A região recebeu o nome da Rainha Vitória e do seu filho Alfred, que foi quem iniciou a obra de construção dos primeiros piers na região, para proteger o porto dos fortes ventos do Cabo, que são famosos e provocam, por aqui grandes danos às embarcações, daí a denominação de V & A (Vitória and Alfred) Waterfront.

Hoje o V & A Waterfront é um complexo que envolve um grande Shopping Center, com lojas de grife, uma grande quantidade de restaurantes, bares, lojas de artesanato e atrações de entretenimento, como, um parque permanente com uma roda gigante bem moderna.

A região do V & A Waterfront é também um centro de apresentações de artistas de rua. É comum a apresentação músicas e danças por todos os cantos. Na concha acústica do Waterfront frequentemente acontecem apresentações musicais.

Daí do Waterfront saem várias excursões para a Baía do Cabo, cruzeiros noturnos, passeio à Ilha de Robben (onde ficou preso Nelson Mandela), etc. A Ilha de Robben (focas em africans) foi sempre utilizada como presídio. No passado ficavam aí os presos políticos trazidos pela Companhia das Índias Orientais, muitos deles eram líderes muçulmanos que vinham do Sri Lanka, da Indonésia e da Malásia. Mais tarde foi presídio político do regime do apartheid.

A presença de focas e pássaros marinhos é comum por aí, pois a reforma do Waterfront não eliminou as atividades do antigo porto, portanto os barcos pesqueiros chegam a todo momento e os bichos fazem a festa.

Outra atração do Waterfront é o Aquário (The Two Oceans), que apresenta peixes dos dois oceanos que banham a região, o Atlântico e o Índico.

Jantamos num restaurante português, aí mesmo no Waterfront, o Tasca. Não é imperdível, mas quebra o galho.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
Fernanda Scafi
23 mar 2015Adorei essa região! (e ficar hospedada ali tb porque são muitas opções de restaurantes para jantar! Fiz um post super completo sobre o V&A – http://taindopraonde.blogspot.com.br/2014/05/25-dicas-curtir-victoria-alfred-waterfront-cidade-do-cabo.html
Bernadete
09 jul 2012i couldn’t agree with you more.http://www.realsaude.net