A MAGNÍFICA KASBAH AÏT BEN HADDOU, EM OUARZAZATE
- 2138 Views
- joaquimnery
- 22 de julho de 2018
- Marrocos
10 de abril de 2018
Estávamos em Ouarzazate. Seguimos para o Vale do Ounila para conhecer a magnífica Kasbah Aït Ben Haddou do século VIII, uma das mais importantes do Marrocos.

As Kasbahs são casas fortificadas de origem berbere e comuns nessa área ao norte do Saara, feitas de tijolos de adobe, estrumo e feno, que iam crescendo na proporção em que a população da família aumentava, como um conjunto de legos.

As Kasbahs serviam para abrigar e proteger a comunidade e os seus animais, do clima e de outras ameaças dessas regiões, como os ataques das tribos subsaarianas. Algumas foram se transformando em edifícios imponentes. Possuem uma arquitetura própria, com formato retangular e torres de vigilâncias nas extremidades. Um conjunto de várias Kasbahs formam um Ksar. Aït Ben Haddou é um impressionante Ksar.

A Kasbah Aït Ben Haddou é considerada um Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, já foi cenário para dezenas de filmes, dentre eles, Lawrence da Arábia, Gladiador e Game Of Thrones.

Na base dessa Kasbah foi implantado o coliseu cenográfico do filme Gladiador. No seu interior existe um labirinto de ruelas e becos com lojas de artesanato e lembranças do Marrocos.

A arquitetura é impressionante e o local fica no alto de uma colina, na beira de um rio, o que possibilita um cenário todo especial.


Na cidade de Ouarzazate, a Kasbah mais impressionante é a Taourirt, uma das mais bem preservadas do país. Foi propriedade da família Glaoui, que controlava o comércio e acesso ao Médio Atlas. Apoiaram e foram protegidos pelos franceses no sul do Marrocos, durante a ocupação.

Fica no centro da cidade e até 1956 era ocupada por um califa, suas quatro mulheres oficiais e outras dez concubinas, que foi nomeado pelos franceses como governante do sul do Marrocos durante a ocupação. Hoje funciona como museu e pode ser visitada. No seu interior, ornamentos berberes e uma arquitetura que permite compreender um pouco da vida dentro de uma Kasbah.

Depois de visitar a Kasbah Aït Ben Haddou, começamos a voltar para Ouarzazate. Paramos no Atlas Film Corporation Studios, um dos estúdios de gravação que existem na periferia da cidade e podem ser visitados. Foi o primeiro de “Ouallywood”, criado em 1983. No estúdio existem cenários e objetos de filmes que foram gravados aí, como Joias do Nilo, Cruzadas e Kundun.

No meio da nossa visita ao Atlas Studios, fomos surpreendidos por uma tempestade de areia. Tivemos que nos proteger. No final da tarde voltamos para o excelente Hotel Le Berbere Palace.

- Aït Ben Haddou
- Atlas Film Corporation Studios
- Atlas Studios
- Cruzadas
- Família Glaoui
- Game Of Thrones
- Gladiador
- Hotel Le Berbere Palace
- Joias do Nilo
- Kasbah Aït Ben Haddou
- Kasbah Taourirt
- Kasbahs
- Ksar
- Kundun
- Lawrence da Arábia
- Marrocos
- Ouallywood
- Ouarzazate
- Patrimônio Histórico da Humanidade
- Taourirt
- UNESCO
- Vale do Ounila
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.