Zimbábue, um país sem moeda
- 1269 Views
- joaquimnery
- 13 de maio de 2012
- África Destaques Zimbabwe
Março de 2012
O Zimbábue é a antiga Rodésia. Foi colonizado pelos ingleses. Uma das primeiras colônias a se libertar do Império Britânico na África. Se tornou independente em 1965, mas criou um governo de minoria branca que desenvolveu um sistema de apartheid ainda mais violento que o da África do Sul.

O País possui hoje, aproximadamente 12 milhões de habitantes, a sua capital é Harare. A guerrilha socialista ganhou força a partir da independência de Moçambique e tomou o poder em 1980. Quando assumiu o governo o ditador Robert Mugabe que continua no poder até hoje e já está no sexto mandado consecutivo.

Quando os negros tomaram o poder mudaram o nome do país para Zimbábue. O novo governo formado pela maioria negra, foi revanchista com os brancos. Muitos fazendeiros tiveram as suas terras confiscadas pelo governo e foram expulsos do país.

O Zimbábue entrou numa época de falência total da sua economia desde o final da década de 80, quando Mugabe passou a confiscar as terras dos fazendeiros brancos para fazer assentamentos.
A mega inflação que o Zimbábue vivenciou destruiu a sua moeda. Hoje o país não tem moeda. É uma experiência terrível. Circulam no Zimbábue, o Dólar americano, o Euro, o Rand sul-africano e o Pula de Botswana. É terrível, pois além da perda de identidade monetária, o país não tem moeda estrangeira suficiente para as suas trocas comerciais básicas, como fazer um lanche ou ir à feira.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.