Os Doze Profetas do Aleijadinho
- 5300 Views
- joaquimnery
- 15 de outubro de 2021
- Brasil Minas Gerais Super Destaque
12 de agosto de 2021
O Santuário de Bom Jesus de Matozinhos
Estávamos em Ouro Preto com um grupo de amigos, com o objetivo de passar uma semana nas principais cidades históricas de Minas Gerais. Saímos para Tiradentes pela MG 129 até a cidade de Congonhas, a 55 km dali. Decidimos parar em Congonhas antes de seguir para Tiradentes, para conhecer a mais fantástica coleção de obras do Aleijadinho, que compõe as escadarias do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos.

Congonhas faz parte do circuito das cidades históricas de Minas Gerais, foi fundada a partir de vilas e arraiais assentados pelos Bandeirantes a partir do século XVII. Possui hoje, aproximadamente 60 mil habitantes.

Quando chegamos em Congonhas, fomos direto para o objetivo dessa escala. O Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A construção da igreja teve início em 1758, no auge do Ciclo do Ouro de Minas Gerais. A escadaria frontal foi implantada entre 1800 e 1805 e é a obra-prima do mestre Aleijadinho.

Ouro Preto, a mais importante cidade histórica de Minas Gerais
As Capelas dos Passos
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi contratado para talhar 66 imagens em madeira, em tamanho natural, para compor as passagens da Paixão de Cristo pela Via Crucis. As imagens foram colocadas em seis capelas localizadas na rampa que dá acesso ao Santuário. Durante a execução desse trabalho, o Aleijadinho já sofria bastante com a sua doença degenerativa. As capelas são denominadas de “Capelas dos Passos”.

O conjunto artístico está implantado em paralelo, num movimento em zigue zague, na subida da ladeira. Contou também com complementação artística do pintor Manoel da Costa Athaíde, responsável pelas pinturas das imagens, todas elas feitas em madeira de cedro.

Dentre as capelas, uma das mais importantes é a que retrata o Cristo Carregando a Cruz, considerada como o principal conjunto de imagens do barroco brasileiro.

As capelas representam: A Última Ceia, a Cena do Horto, A Prisão de Cristo, A Flagelação de Cristo, A Coroação de Espinhos, A Subida ao Calvário e a Crucificação. A primeira capela é a da Última Ceia, uma verdadeira cena teatral que representa a ceia de Cristo.




Os Doze Profetas do Aleijadinho
Após a conclusão das capelas, o Aleijadinho começou a esculpir os doze profetas, feitos em pedra sabão, que ornamentam a escadaria do Santuário do Bom Jesus. Os profetas são considerados a obra-prima do Aleijadinho. A série dos profetas é espetacular.

Por estarem em área externa, as esculturas, feitas em pedra sabão, estão bastante desgastadas pelas intempéries, a sua conservação é muito difícil. Existe uma discussão sobre a necessidade de transferir as imagens para um museu, numa área mais protegida e a colocação de réplicas no lugar. A população da cidade se posiciona contrária a essa ideia e as esculturas continuam sofrendo com o tempo. Hoje, as esculturas passam por processos periódicos de limpeza e são reavaliadas a cada três meses.

O conjunto esculpido pelo Aleijadinho é o maior conjunto barroco do mundo. Os Doze Profetas são: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Baruc, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Durante a execução da obra, o Aleijadinho já sofria com a lepra, mas mesmo assim não parou de trabalhar, muitas vezes amarrando as ferramentas ao seu braço ou usando o apoio dos seus ajudantes.

Rumo a Tiradentes
Depois da visita à igreja, deixamos o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos para trás e seguimos para Tiradentes. São 120 km que fizemos em 2,5 horas de viagem pelas estradas sinuosas do interior de Minas Gerais. Chegamos a Tiradentes e fomos direto para o bom Hotel Solar da Imperatriz, localizado bem no centro da cidade.

Deixamos os carros no hotel e seguimos a pé para o centro histórico. A parada nas lojas de artesanato e de objetos de decoração é obrigatória e uma tentação. Paramos par tomar um chocolate no Marcas Mineiras, um local charmoso, com um belo jardim e produtos de qualidade.

À noite fomos jantar no excelente Restaurante Tragaluz. Tiradentes é famosa pelo parque gastronômico de excelência que possui. O Tragaluz é um dos mais famosos restaurantes da cidade. Possui uma característica inusitada que é o fato de ter um cardápio especializado em Galinhas d’Angola.

- A Coroação de Espinhos
- A Crucificação
- A Flagelação de Cristo
- A Prisão de Cristo
- A Santa Ceia
- A Subida ao Calvário
- Abdias
- Ageu
- Amós
- Antônio Francisco Lisboa
- Baruc
- Capelas dos Passos
- Cena do Horto
- Ciclo do Ouro
- Congonhas
- Cristo Carregando a Cruz
- Habacuc
- Hotel Solar da Imperatriz
- Joel
- Jonas
- Malaquias
- Manoel da Costa Athaíde
- Marcas Mineiras
- Minas Gerais
- Naum
- O Aleijadinho
- Os Doze Profetas
- Oséias
- Ouro Preto
- Paixão de Cristo
- Patrimônio da Humanidade pela UNESCO
- Restaurante Tragaluz
- Santuário de Bom Jesus de Matozinhos
- Sofonias
- Tiradentes
- Via Crucis
- Zacarias
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.