A geografia e o turismo dos Estados Unidos, live, parte III
- 1694 Views
- joaquimnery
- 19 de julho de 2020
- América Estados Unidos da América Super Destaque
30 de abril de 2020
Esse é o terceiro post da live que fizemos sobre os Estados Unidos, durante o período de quarentena da pandemia do coronavírus em 2020. Foi um projeto do instagram @umpouquinhodecadalugar que objetivava levar para o público que acompanha a rede social, um conteúdo de entretenimento, sobre geografia e turismo de alguns destinos especiais do mundo.
O Grand Canyon do Rio Colorado
Para quem observa do alto do Grand Canyon, a imagem do Rio Colorado parece insignificante, em função da grandiosidade do relevo, mas foi ele o responsável pela escavação de toda aquela estrutura. O rio desce das montanhas do Colorado e logo no alto curso, ainda pequenino, começa o trabalho de escavação do canyon. Percorre 2320 km antes de chegar ao Golfo do México onde deita as suas águas.

A Rota 66
A Mãe das Estradas, esse é o apelido da mais famosa estrada americana. A Route 66 foi inaugurada na década de 20 e faz a ligação entre Chicago (Illinois) na Região dos Grandes lagos e Los Angeles na costa da Califórnia. Passa pelos desertos da região central e do Oeste americano e foi cenário de inúmeros filmes de Hollywood, dentre eles Easy Rider (Sem Destino), Bagdá Café, Paris Texas e Car’s. Esse último conta a história, em desenho animado da Disney, do fim da “Mãe de Todas as Rodovias”.
O Yellowstone Park
O Yellowstone foi o Primeiro Parque Nacional implantado no Mundo com recursos governamentais, em 1872. Criou o conceito que se espalhou pelos quatro cantos e ajudou a preservar santuários da natureza, numa época em que políticos, governos e empresas davam muito pouca importância a ideias preservacionistas.

A principal característica do Yellowstone é estar sobre uma enorme cratera de um vulcão adormecido, mas que pode acordar a qualquer momento. A atividade geotermal é uma das maiores do Mundo, com grandes concentrações de gêiseres.

O Old Faithful não é o maior, mas é o mais famoso dos gêiseres do Yellowstone. Significa “Velho Fiel” e o nome se deve ao fato de que as suas erupções acontecem com uma regularidade e pontualidade impressionante.

A Grand Prismatic Spring, é a mais importante piscina geotermal do parque. As Piscinas Geotermais são alimentadas por grandes caldeiras vulcânicas que superaquecem as suas águas.

Os animais selvagens aparecem no parque em abundância. Lobos e ursos existem em quantidade no Yellowstone e eles podem ser uma ameaça perigosa caso o visitante se aproxime muito. Nas lojas dos centros de visitantes eles costumam vender um spray “anti-urso”.

O Bisão é também conhecido como Búfalo-americano. Quando a América do Norte começou a ser colonizada pelos europeus existiam imensas manadas de bisões nas pradarias norte-americanas. Esses animais foram caçados em larga escala para aproveitamento sobretudo da pele e chegaram à quase extinção.

O Rio Yellowstone desce das Montanhas Rochosas e passa por dentro do Parque Nacional formando um grande e profundo cânion que possibilita imagens espetaculares. Corre por mais de 1.000 quilômetros até chegar ao seu destino final, no Rio Missouri de quem é afluente. No segundo mirante aparece um dos mais belos espetáculos do Parque Nacional Yellowstone, a Lower Falls no meio do Cânion. Essa imagem serviu de inspiração para vários artistas americanos. O mirante de onde se tem essa vista é chamado de “Artist Point”.

O Grand Teton é um parque nacional anexo ao Yellowstone. Foi implantado pelo patriarca dos Rockfeller e depois doado ao estado para dar continuidade à sua gestão.

Chicago
Chicago é a terceira maior cidade americana. Uma cidade jovem e próspera. A história de Chicago está intimamente relacionada ao sucesso do complexo sistema de transporte que os EUA desenvolveram na sua porção Nordeste. Chicago fica nas margens do Lago Michigan, um dos Grandes Lagos que separam os Estados Unidos do Canadá (Lago Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário). Esses lagos foram interligados uns com os outros e com rios que chegam ao Oceano Atlântico, através de um complexo sistema de canais. Mais tarde Chicago foi também ligada ao Rio Mississipi, complementando o sistema hidroviário, que poderia ligar Nova York a Nova Orleans.

O Millenium Park é um grande parque público em Chicago, que funciona como centro de arte, música, paisagismo e arquitetura. Foi concebido para marcar a chegada do século XXI e é hoje um dos espaços mais queridos pelos moradores da cidade. Foi inaugurado na primavera de 2001. Uma das principais atrações do Parque é a “Cloud Gate”, escultura apelidada de “The Bean” (O Feijão), por causa da sua forma, projeto do escultor Anish Kapour, que na realidade se inspirou numa gota de mercúrio em estado líquido.

Em Chicago Downtown fica a região denominada de “Loop”, em busca das obras de arte a céu aberto que existem nessa área da cidade. O “Flamingo”, do norte-americano Alexander Calder, inaugurada em 1974, possui 16 metros de altura, com 50 toneladas de aço pintado numa cor vermelho-vivo e fica localizado na Federal Plaza.

Washington D.C.
A cidade de Washington é a capital dos Estados Unidos, fica próxima à costa leste do país, no Distrito de Columbia, que foi criado especificamente para sediar o governo americano, entre os estados de Maryland e de Virgínia. Possui hoje uma população de pouco mais de 600 mil habitantes. O Distrito de Columbia é formado pela cidade de Washington e áreas ao redor. É como o Distrito Federal, no Brasil.
O Capitólio é o prédio onde funciona o Congresso Americano. A construção da cidade de Washington começou com o Capitólio. Foi o primeiro prédio construído e é o marco zero da cidade. Como a cidade foi planejada e construída para ser a capital do país. O primeiro local escolhido foi o alto de uma colina, onde deveria ser implantado a sede do Congresso americano.

A Casa Branca é a residência e local de trabalho oficial do Presidente americano e a sede do poder executivo do país. Fica na Praça Lafayette. É a principal atração turística da cidade. Foi construída entre 1792 e 1800, já com essa finalidade.

O Monumento a Washington é um gigantesco Obelisco instalado na região denominada de The Mall, em homenagem George Washington, o primeiro Presidente americano e herói da luta pela independência do país.

O Parque das Cerejeiras fica nos arredores do Tidal Basin, um lago artificial, feito com o represamento das águas do Rio Potomac. Em 1912, centenas de cerejeiras foram doadas pelo governo japonês, com quem os Estados Unidos iniciavam uma relação de parceria e amizade. As cerejeiras foram plantadas nos arredores do Tidal Basin, mas hoje em dia estão espalhadas por toda a cidade.

O Memorial a Abraão Lincoln foi construído em 1922, fica no interior de um “templo” neoclássico, erguido sobre 36 colunas dóricas, instalado na ponta da “Piscina Refletora”. Cada uma das colunas representa um estado americano da época em que Lincoln morreu.

Em frente ao Memorial de Lincoln existe a Piscina Refletora, um enorme espelho d’água, que também é um dos símbolos da cidade. A cena em que Forrest Gump corre ao encontro da sua namorada e amiga de infância, Jenny, no meio do espelho d’água reforçou esse ícone da cidade.

No meio do Parque, aparece o Memorial dos Veteranos da Guerra do Vietnam. O Memorial surgiu a partir de um concurso, cuja vencedora foi uma jovem estudante de arquitetura da Universidade de Yale, Maya Lin, de apenas 21 anos.

O Memorial aos Veteranos da Guerra da Coréia é também impactante. Um milhão e meio de americanos serviram nessa guerra que nunca terminou, pois não foi assinado um tratado para o fim do conflito. É conhecida como “A Guerra Esquecida”.

O Memorial à batalha de Iwo Jima, lembra uma das passagens mais trágicas para a marinha americana na Segunda Guerra Mundial. Iwo Jima é uma pequena ilha no Oceano Pacífico considerado um local estratégico para os japoneses na Segunda Guerra Mundial.
O Instituto Smithsonian foi implantado com as doações do britânico James Smithson, que nunca visitou os EUA, apesar disso, em 1836, doou toda a sua fortuna e acervos que colecionava para o Fundo de Washington, com o compromisso de que seria utilizada para a construção de museus e que esses deveriam ser gratuitos para a visitação pública e administrados pelo governo Norte Americano. O resultado de tudo isso foi o surgimento da fundação Smithsonian e a criação de um complexo gigantescos de museus, que acabou se transformando na “cara” da cidade de Washington.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.