O Parque Nacional da Terra do Fogo
- 2031 Views
- joaquimnery
- 20 de abril de 2014
- América Argentina Destaques

A primeira visita que fizemos na região de Ushuaia foi ao Parque Nacional da Terra do Fogo, com uma área de aproximadamente 63 mil hectares, fica a 12 quilômetros de Ushuaia. Pegamos um trem adaptado para turismo, na Estação do Fim do Mundo e chegamos ao parque que possui uma paisagem encantadora.


Parte do parque fica em áreas que no passado eram campos de trabalho forçado para o presídio de Ushuaia. Existe um cemitério de árvores que foram derrubadas pelos prisioneiros de Ushuaia.

Do Parque Nacional da Terra do Fogo temos excelentes vistas panorâmicas do Canal de Beagle, que é margeado pelo parque ao longo de 6 km, e das montanhas austrais da Cordilheira dos Andes.

Uma das curiosidades do Parque Nacional da Terra do Fogo é a existência dos castores canadenses na região. Os castores foram introduzidos aí em 1946, quando alguns oficiais da marinha argentina levaram para a região 25 casais com o objetivo de desenvolver uma criação para a indústria de peles. O projeto deu errado, os animais foram soltos e começaram a se reproduzir aleatoriamente sem predadores naturais e se transformaram numa praga para a região.

Os castores canadenses são responsáveis por um grande dano ambiental, pois se multiplicaram excessivamente, adquiriram um tamanho anormal e são responsáveis por devastações nas florestas naturais. Derrubam as árvores para fazer as “barragens de castor”, uma das características da espécie. Os dique criados pelos animais inundam e destroem florestas.

Na tentativa de conter a praga o governo local estimula e remunera pela caça aos castores, pagando aos caçadores por cada rabo de castor vendido. Hoje em dia também incentiva os restaurantes a usarem pratos com carne de castor nos seus cardápios.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.