Banff, a “capital” dos Parques Nacionais do Canadá
- 2833 Views
- joaquimnery
- 17 de setembro de 2017
- América Canadá Super Destaque
16 de agosto de 2017
Saímos de Lake Louise, no Canadá, pela Icefield Parkway, a estrada que liga Jasper a Banff. Mais uma vez o destino era o caminho. Depois de visitar o Moraine Lake, seguimos mais 36 quilômetros para o sul, em busca do Johnston Canyon, que leva a duas belas cachoeiras: Lower Falls e Upper Falls.

A trilha até Lower Falls é mais leve. Cerca de 1,5 quilômetros e menos acidentada. Muitos visitantes só chegam até aí.

A trilha até a Upper Falls é puxada. São 6 quilômetros de ida e volta, de um terreno acidentado, apesar da excelente infraestrutura que possibilita o uso da trilha por crianças e idosos com mais resistência.

Em alguns trechos, a trilha é suspensa, em estruturas de ferro e madeira anexadas ao paredão rochoso. As passarelas levam os visitantes à borda do cânion, que foi construído pela ação de erosão das água ao longo do tempo geológico.

O Jonhston Canyon possui em alguns trechos, cerca de 30 metros de profundidade. A trilha passa por dentro de um grande bosque de coníferas. Flores, musgos e líquens também são comuns nessa região.

Seguindo para o sul, a 20 km, fica a Bow Valley Parkway, a antiga estrada que ligava Lake Louise a Banff e acompanha o Vale do Rio Bow. A estrada é mais isolada e por isso é comum a presença de animais selvagens, como ursos, alces, etc. Temos que dirigir com cautela, pois os animais podem aparecer há qualquer momento no meio da estrada.

Chegamos a Banff no final da tarde. Ficamos hospedados no Banff Inn. Mais uma vez o grupo ficou dividido devido à dificuldade de hospedagem que existe na região dos parques nacionais canadenses. Dr. Eduardo e Dra. Marise ficaram no Banff Ptarmigan Inn.

Banff é uma cidadezinha charmosa. O centro do turismo dos parque canadenses. Muitos visitantes fazem da cidade o ponto de apoio e estadia para fazer as excursões diárias em direção às atrações dos parques nacionais. Banff tem uma infraestrutura turística maior que as outras: Jasper e Lake Louise. Vários hotéis, bons e variados restaurantes, muitas lojinhas de artesanato, suvenires e galerias de arte.

A cidade surgiu como consequência da implantação da ferrovia transcontinental do Canadá. A Canadian Pacific Railroad. Os investidores da ferrovia implantaram nesse local o maravilhoso Banff Springs Hotel, em 1888, que fazia parte do plano de ação para o desenvolvimento do turismo na região.

Banff foi o local escolhido para a implantação do hotel, pois possuía as fontes de águas termais, que naquela época eram uma forte atração para o local. A cidade é o centro do Banff National Park, na Província de Alberta. O parque nacional foi fundado em 1885. É o mais antigo do Canadá.

Na base da Sulphur Mountain existe o Cave and Basin National Historic Site. Uma espécie de museu que conta a história da cidade e marca o local onde a primeira fonte foi encontrada, em 1883. Fomos jantar no bom restaurante italiano Pacini.


- Banff
- Banff Inn
- Banff National Park
- Banff Ptarmigan Inn
- Banff Springs Hotel
- Bow Valley Parkway
- Canadá
- Canadian Pacific Railroad
- Cave and Basin Natiional Historic Site
- Dr. Eduardo Nery
- Dra. Marise
- Icefield Parkway
- Jasper
- Johnston Canyon
- lake Louise
- Lower Falls
- Montanhas Rochosas
- Pacini
- Parque Nacional de Banff
- Província de Alberta
- Restaurante Pacini
- Rio Bow
- Sulphur Mountain
- Upper Falls
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.