Canal Rideau, a joia de Ottawa
- 2493 Views
- joaquimnery
- 13 de julho de 2014
- América Canadá Destaques
21 de maio de 2014
As primeiras comportas do Canal Rideau, um dos símbolos de Ottawa, ficam ao lado do hotel em que estávamos hospedados, o Fairmont Chateau Laurier. Começamos o dia por aí, pois percebemos que algumas pessoas estavam trabalhando com movimentação de água nas comportas e aproveitamos para ver o funcionamento.

O Canal Rideau foi construído entre 1826 e 1831 e o objetivo foi criar um elo de ligação entre Montreal e a cidade de Kingston, passando por Ottawa, prevendo uma eventual proteção da região, na hipótese de uma guerra contra os Estados Unidos.

O canal que possui cerca de 200 km de extensão tinha função de defesa e de transportes de pessoas e produtos. Hoje se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO e é utilizado basicamente para o turismo.

Para viabilizar o canal foi necessário implantar um sistema complexo de eclusas e comportas, pois os níveis das águas envolvendo o Rio Ottawa e o Lago Ontário (onde fica a cidade de Kingston) são bastante diferentes. No total foram construídas 49 eclusas em toda a extensão do canal.

As comportas são acionadas por força humana. Tivemos o privilégio de assistir à passagem de um barco pelas comportas.

Decidimos fazer um passeio de barco por parte do Canal Rideau. Nas margens do Canal existe uma área linda, totalmente arborizada, com trilhas para caminhada e para ciclistas. Toda a área é muito usada pelos moradores de Ottawa.

No inverno (de dezembro a março) as águas do Canal congelam e o gelo chega a sete metros de espessura, transformando o Canal numa grande pista para patinação, considerada a maior do mundo, com 7,8 km de gelo. Nesse período também são demarcadas várias quadras de hóquei sobre patins no leito congelado do Canal, daí a profunda identidade entre Ottawa e o hóquei.

A construção do Canal ficou a cargo do oficial britânico John By. Em Ottawa, ao lado do canal existe a primeira grande casa de pedra construída na cidade, por John By, para sediar as obras de construção do Canal. Hoje, nesse local funcional o Museu Bytown que conta a história da cidade e do Canal.

Bytown foi o primeiro nome da cidade, que somente passou a se chamar Ottawa em 1855, quando adquiriu o status de capital do país.

Deixamos o Canal Rideau e fomos até os prédios do Parlamento canadense. São vários prédios construídos em arenito, com telhado de cobre verde e em estilo neogótico, no século XVIII e que dão a Ottawa um ar de superioridade necessária a uma capital federal.

Na frente do prédio do Parlamento havia uma multidão fazendo alongamentos sobre o gramado, comandados por um sistema de som, com alguns rituais de yoga.

O canadense que vive reprimido pelo inverno rigoroso, espera o sol sair para ficar a maior parte do tempo possível exposto ao sol e em áreas abertas.

Almoçamos num restaurante ao lado do Canal Rideau e à tarde seguimos “batendo pernas” pela cidade.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.