O Parque Olímpico de Montreal
- 1635 Views
- joaquimnery
- 6 de julho de 2014
- América Canadá Destaques
19 de maio de 2014
Começamos o dia visitando o Jardim Botânico de Montreal, uma das principais atrações da cidade e um dos maiores do mundo, com 75 ha. O Jardim Botânico fica numa grande área verde, ao lado do Parque Olímpico, um verdadeiro pulmão para Montreal.

Considerando o clima rigoroso de Montreal, o Jardim Botânico é um fenômeno, são cerca de 30 jardins abertos e dez estufas. Possui réplicas de jardins japoneses e chineses, onde os visitantes passeiam e relaxam à vontade.

Possui uma grande variedade de plantas, a maioria delas adaptadas às condições rigorosas do clima canadense. As cerejeiras estavam iniciando a floração, um espetáculo à parte que dura apenas três semanas.

Dentro do Jardim Botânico visitamos o espaço do insetário, um espaço à parte com coleções inteiras de insetos, aranhas, borboletas e outros bichos vivos ou preservados. É um encanto para crianças e adultos.

Seguimos do Jardim Botânico para o Parque Olímpico localizado do outro lado da rua. A surpresa maior, foi a absoluta falta de sinalização para acesso ao Parque Olímpico, que é considerado uma das principais atrações turísticas de Montreal. Andamos bastante ao redor do parque e não havia nenhuma sinalização. Decidimos descer uma escada que dava acesso à parte interna do Parque. A área estava em obra e com um aspecto de abandono.

O Parque Olímpico de Montreal foi construído para as Olimpíadas de 1976 e exibe uma série de prédios futuristas. Um dos destaques maiores é a Montreal Tower, a maior torre inclinada do Mundo, com 175 metros de altura e formada por um ângulo de 45 graus.

Depois de muito procurar o caminho, conseguimos chegar à Torre Inclinada, o destino que procurávamos, porém mais uma vez os sinais de abandono estavam presentes por todos os lados. Subimos o bondinho que dá acesso à parte mais alta da torre, onde existe um grande salão de observação. Lá de cima temos uma excelente vista de Montreal e de todo o Parque Olímpico.

As Olimpíadas de Montreal em 1976 ficaram marcadas, dentre outras coisas, pela performance da atleta adolescente, romena, Nadia Comanecci, que obteve nota 10 em 6 provas de ginástica Olímpica, fato jamais repetido por nenhuma outra atleta no Mundo.
Além da Torre Inclinada, são destaques no Parque, o Estádio Olímpico, conhecido como “O Grande Rombo”, fazendo alusão aos 1,61 bilhões de dólares canadenses gastos na sua construção. O estádio tem capacidade para 56 mil pessoas. Hoje acontecem shows de grandes artistas internacionais e eventos de verão.

Outro prédio futurista de destaque é o o ginásio que originalmente funcionou como velódromo das Olimpíadas e onde hoje funciona o Biodome, um espaço destinado à representação dos vários ecossistemas mundiais, desde as florestas tropicais úmidas até as regiões polares. O design do teto em forma de capacete de bicicleta marca a função do velódromo nas olimpíadas.

Saímos do Parque Olímpico de Montreal e seguimos para o Parc Mont-Royal, uma pequena elevação com imensas áreas verdes, no centro da cidade, com 234 metros de altura e que deu nome à cidade de Montreal. Na subida para o monte, as casas são imponentes com um ar aristocrático.

Lá em cima existe um belo parque com mirantes interligados por trilhas, que engrandece a cidade. O parque foi desenhado pelo mesmo arquiteto que planejou o Central Park de Nova York (Frederick Law Olmstad). Nos finais de semana os moradores de Montreal costumam passear pelo parque onde fazem piqueniques e praticam esportes ao ar livre.
- América do Norte
- Biodome
- Canadá
- Central Park
- Cerejeiras
- Estádio Olímpico
- Frederick Law Olmstad
- Insetário
- Insetos
- Jardim Botânico
- Jardim Botânico de Montreal
- Montreal
- Montreal Tower
- Nadia Comanecci
- O Grande Rombo
- Olimpíadas
- Olimpíadas de Montreal
- Parc Mont-Royal
- Parque Olímpico
- Parque Olímpico de Montreal
- Torre Inclinada de Montreal
- Velódromo
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.