XCARET, O MAIS FAMOSO PARQUE DE CANCUN
- 1674 Views
- joaquimnery
- 28 de março de 2017
- México
05 de março de 2017
Acordamos muito cedo, pois o passeio para Xcaret que adquirimos de uma agência local, estava marcado para as 7:30h. O bom de sair cedo é que podemos aproveitar mais o Parque, que possui muitas atrações. Xcaret fica 80 quilômetros a sul de Cancun. Fizemos a viagem em duas horas. A estrada com pista dupla é excelente. Essa região é conhecida como Riviera Maya. É ao longo da estrada que ficam a maioria dos parques próximos a Cancun.

São muitos os parques, que possibilitam diversão para muitos dias e para todas as idades. Os mais famosos são o Xcaret, o Xel-Ha e o Xplor. Esse último é o mais novo e se caracteriza pelas atividades de aventura. Famoso pelas múltiplas tirolesas que tem. São 14 ao todo, com os mais diversos níveis de dificuldade e emoções. No Xplor, como nos demais, existem grutas, cenotes e rios subterrâneos.

Os grandes parques da Riviera Maya são muito parecidos e têm atrações semelhantes. A principal atração de Xel-Ha é ser um grande aquário natural. Excelente para a prática de snorkel, nos corais rasos do parque. Já tínhamos ido a Xel-Ha das outras vezes que estivemos em Cancun. Como iríamos ter menos tempo desta vez, optamos por Xcaret.

O parque foi criado em 1990, num antigo sítio arqueológico Maia. Ainda hoje existem por lá, vestígios e ruínas dessa civilização.

Xcaret valoriza os aspectos naturais. O Parque é bastante integrado à fauna e flora local. Logo na entrada, a presença de araras e flamingos atraem as lentes dos turistas e visitantes. As aves também são exploradas por fotógrafos oficiais do parque.

A infraestrutura do parque é grande. Lojas restaurantes, bares, lanchonetes estão por todos os lugares. Trocamos de roupa nos vestuários e seguimos direto para o banho no cenote de Xcaret. Os cenostes são fontes de água subterrânea, geralmente cristalinas, muito comuns na Península de Yucatan. Alguns em forma de piscinas naturais e outros em forma de rios. O de Xcaret é um rio subterrâneo, que em alguns momentos aparece na superfície.

Depois de nadar no cenote de Xcaret, passeamos um pouco à beira-mar e seguimos para as piscinas naturais onde acontecem o nado com golfinhos. O espetáculo atrai muita gente. Não está incluso no ingresso do parque. Paga-se à parte. Não nadamos com os golfinhos, até porque não concordamos com isso.

É um show polêmico. Hoje em dia existe uma forte resistência a esse tipo de atividade. Denúncias sobre maus tratos e acidentes envolvendo esses animais são comuns.

Os adestradores orientam acrobacias para os golfinhos, e grupos de turistas caem na piscina para ter a chance de interagir e tocar nos animais.

Saímos daí e fomos até a praia na enseada de Xcaret. Paramos numa das barracas da praia e ficamos aproveitando um pouco do mar do Caribe. Essa é uma das principais atrações do Parque.

Muitos dos visitantes que visitam Xcaret fazem passeios opcionais que vão desde a prática de snorkel a um passeio em lancha rápida com fortes emoções.

Depois da praia fomos almoçar em um dos restaurantes disponíveis. O almoço em estilo buffet, é de boa qualidade e está incluso no valor do ticket.

Existem programas de proteção e estudo de animais marinhos em Xcaret. Tartarugas, manatis, golfinhos etc., são pesquisados e tratados por aí. Fomos até um grande tanque de tartarugas marinhas de várias espécies.

Outra atração do Parque Xcaret é a possibilidade de interagir e tocar e nos tubarões-lixa.

O Parque Xcaret também reproduz aspectos da cultura mexicana, com shows folclóricos e outras apresentações temáticas que podem acontecer em diversos lugares do Parque e em vários momentos diferentes. O show principal é um resumo de todo o folclore mexicano. Acontece às 21:30h. Não esperamos, preferimos voltar para Cancun.

Presenciamos um show dos “Voadores de Papantla”, onde um grupo de homens se jogam em movimento circular, do alto de um mastro. É um dos shows mais comuns do folclore mexicano.

Na volta para Cancun, chegamos à noite e não nos sentimos animados para ir até o centro de entretenimento. Passamos lentamente pelo local e tivemos uma sensação de decadência, quando comparamos com a Cancun de 20 anos atrás. Jantamos no excelente restaurante Kulinarium, do Hotel Riu Palace Peninsula Cancun.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.