Um City Tour por Buenos Aires
- 1348 Views
- joaquimnery
- 11 de setembro de 2024
- América Argentina Super Destaque
1º de julho de 2024
Um roteiro básico em Buenos Aires
Começamos o dia fazendo um City Tour por um roteiro básico em Buenos Aires, com uma guia privativa que contratamos através o concierge do Hotel. Foi uma excelente opção, pois queríamos apresentar Buenos Aires aos netos e dessa forma, poderíamos fazer o básico, sem perder muito tempo.

Buenos Aires
Buenos Aires está localizada no Estuário do Rio da Prata. A grande foz que derrama as águas da Bacia Platina, formada a partir de três rios que nascem no Brasil (Paraná, Paraguai e Uruguai). A navegabilidade do Estuário do Prata possibilitou a implantação de um importante porto no local onde está hoje, a cidade de Buenos Aires.

A Grande Buenos Aires
É a terceira maior cidade da América Latina, com mais de 13 milhões de habitantes na sua região metropolitana, só fica atrás da Grande São Paulo e da Grande Cidade do México, a Grande Buenos Aires é o maior polo Cultural e Econômico do país.

A Catedral do Papa Francisco
Seguimos direto para a Plaza de Mayo, a mais importante, e ponto central da cidade. Cercada por prédios históricos. Em um dos lados da praça, aparece a Catedral Metropolitana, a mais importante igreja católica de Buenos Aires. O Papa Francisco foi o arcebispo de Buenos Aires e comandava a Catedral Metropolitana, antes de ser escolhido como Papa.

A Catedral Metropolitana de Buenos Aires
O edifício da Catedral é um Patrimônio Histórico Nacional. Uma mistura de estilos arquitetônicos, predominando na fachada externa, um estilo neoclássico. No interior da Catedral fica o Memorial de San Martin, o herói da independência da Argentina e um dos libertadores da América do Sul espanhola.

Nossa Senhora de Lujan
Um dos altares mais visitados na Catedral de Buenos Aires é o da Nossa Senhora de Lujan. Um dos muitos títulos da Virgem Maria e que tem a sua história ligada à formação da Argentina.

As Mães da Praça de Maio
Saímos da Catedral e voltamos à Praça de Maio, o ponto mais central de Buenos Aires. É aí que acontecem as principais manifestações políticas da cidade, cuja mais famosa é a concentração das “Mães da Praça de Maio”, que reúne as mães de desaparecidos do período da ditadura na Argentina. É comum acontecerem por aí também, as manifestações das famílias de soldados mortos na Guerra das Malvinas.

A Casa Rosada
É na Praça de Maio que fica a Casa Rosada, um belo prédio que é sede do governo argentino. É aí que o Presidente trabalha. O nome identifica a cor do edifício.

O Bairro de La Boca
Saímos da Praça de Maio e fomos para o Bairro de La Boca, um dos pontos mais pitorescos de Buenos Aires. Ao lado do antigo porto, o bairro foi ocupado por imigrantes que chegaram à Argentina a partir do final do século XIX.

La Bombonera
O primeiro local que visitamos em La Boca foi o estádio La Bombonera, do Boca Juniors. Existe uma visita guiada pelo estádio. Brasileiros, apaixonados por futebol e que entendem a força da torcida do Boca, costumam visitar o La Bombonera. Fomos até a loja do Boca para comprar uma camisa para o meu neto, Nando, que é apaixonado por futebol e coleciona camisetas de times importantes, por onde passa.

O Boca Juniors
O Boca Juniors é o mais famoso time da Argentina e possui uma torcida apaixonada. O estádio La Bombonera possui uma capacidade para 49 mil torcedores e fica no centro do bairro de La Boca.

Caminito
Aí em La Boca fica o Caminito, uma rua antiga, restaurada, formada por casas bastante coloridas e que é um dos cartões postais de Buenos Aires. Passear por Caminito é uma obrigação para quem visita Buenos Aires. É comum encontrar casais dançando tango pelo meio de Caminito, em busca de gorjetas. Vale a pena participar.

A Floralis Genérica
Saímos de La Boca e fomos até a Floralis Genérica, a grande flor de metal criada pelo arquiteto Eduardo Catalano e dado de presente à Buenos Aires. A grande flor de aço e alumínio possui 20 metros de altura e pesa 18 toneladas. O seu nome significa flores e homenageia todas as flores do mundo. A flor se movimenta ao longo do dia. Se abre às 8 da manhã e fecha ao anoitecer.

O bairro da Recoleta
Seguimos para o bairro da Recoleta, um bairro nobre de Buenos Aires onde estão localizados muitos dos bares e restaurantes transados da cidade. A Praça da Recoleta é um lugar charmoso e excelente para passear. É na Praça que está o Cemitério da Recoleta, uma das principais atrações do bairro.

Cemitério da Recoleta
Não se surpreenda, mas o Cemitério da Recoleta é uma visita imperdível. Os mausoléus são impressionantes e testemunham uma época de fartura na Argentina. É no cemitério da Recoleta que fica o túmulo de Evita Peron, um dos mais bonitos do lugar.

Palermo
Ao lado da Recoleta fica o bairro de Palermo, com seus jardins e praças imponentes. Palermo é um bairro lindo, com inúmeros, cafés, restaurantes e discotecas. Um dos destaques do bairro é o Jardim Zoológico de Buenos Aires, uma das atrações da cidade.

Leia mais:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Argentina
- Boca Juniors
- Buenos Aires
- Caminito
- Casa Rosada
- Catedral do Papa Francisco
- Catedral Metropolitana
- Cemitério da Recoleta
- Estuário do Prata
- Estuário do Rio da Prata
- Evita Peron
- Floralis Genérica
- Guerra das Malvinas
- La Boca
- La Bombonera
- Mães da Praça de Maio
- Memorial de San Martin
- Nossa Senhora de Lujan
- Palermo
- Papa Francisco
- Praça da Recoleta
- Praça de Maio
- Recoleta
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.


