Guernica-Lumo, a cidade símbolo do País Basco
- 3300 Views
- joaquimnery
- 14 de agosto de 2022
- Espanha Europa Super Destaque
Dia 16 de abril de 2022
O País Basco
Estávamos em Bilbao, a maior cidade do País Basco, Euskal Herria em basco, uma região com forte identidade histórica e cultural, localizada no extremo norte da Espanha e no sudoeste da França, cortada pela Cordilheira de Montanhas dos Pirineus. A unidade do País Basco está representada pelo euscara, um idioma próprio, cultura e tradições. Os Bascos sempre lutaram por mais autonomia e/ou por uma independência do seu território, que tornasse possível o surgimento de um novo país.

O grupo terrorista ETA
Essa forte identidade cultural é marcada por um movimento nacionalista que cresceu muito na região, desde o fim do século XIX e fez surgir grupos radicais que lutam pela independência do País Basco. O mais importante deles é o grupo separatista ETA, Euskadi Ta Askatasuna, em basco, que significa Pátria Basca e Liberdade, criado em 1959, durante a ditadura de Francisco Franco e que é considerado grupo terrorista, por vários governos mundiais. Desde a reforma constitucional de 1978, o País Basco conquistou uma grande autonomia. Muitos dos integrantes do ETA, abandonaram as técnicas terroristas e de luta armada e se transformaram em partidos legais. Alguns remanescentes, porém, continuaram usando a violência como forma de luta para tentar alcançar a independência.

Guernica-Lumo
Saímos de Bilbao em direção a San Sebastian (100 km a leste), duas das maiores cidades do País Basco. Fizemos, porém, uma parada em Guernica-Lumo, a 40 km de Bilbao. Com aproximadamente 18 mil habitantes, Guernica-Lumo tem um grande significado para os bascos. A cidade foi vítima de um bombardeio violento durante a Guerra Civil Espanhola e que virou símbolo daqueles tempos, pois esse foi o primeiro bombardeio em massa da história da humanidade. A destruição foi retratada na mais famosa pintura do artista espanhol, Pablo Picasso (Guernica).

O bombardeio a Guernica
Guernica foi bombardeada pelos nazistas em 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. Esse foi um dos episódios mais marcantes da Segunda Guerra Mundial e marcou o início de bombardeios violentos contra populações civis. O bombardeio a Guernica foi um experimento cruel da Força Aérea Alemã. Durou 3 horas e destruiu completamente a cidade. O argumento nazista para o bombardeio de Guernica foi o apoio ao movimento fascista de Francisco Franco que objetivava tomar o poder na Espanha. Interromper e bloquear uma possível rota de fuga de tropas aliadas, que passariam por ali.

A obra-prima de Pablo Picasso
A população civil foi pega de surpresa e a cidade virou cinzas em poucas horas. Os milhares de mortos em Guernica transformaram a cidade num símbolo das atrocidades da guerra. O pintor espanhol Pablo Picasso expressou essa dor na sua obra-prima “Guernica”, realizado semanas após o ataque e inspirado por relatos que ouviu.

A Casa de Juntas de Guernica
Entramos em Guernica-Lumo, estacionamos o carro ao lado do parque onde fica a Casa de Juntas de Guernica. Um prédio de alto valor histórico e grande simbolismo cultural e político. Hoje funciona como sede do governo da cidade, em Biscaia e órgão máximo do governo local.

A Árvore de Guernica
No centro da praça fica a Árvore de Guernica, onde se reúnem as “Juntas Generales” do País Basco e por isso se tornou símbolo maior da luta por mais liberdade para a região. Desde a Idade Média, os representantes das comunidades de Biscaia se reuniam ao redor de um grande carvalho. Este símbolo tem um valor cultural imenso e a Árvore de Guernica aparece estampada em escudos e bandeiras por todo o País Basco. O carvalho atual foi plantado em 2015, substituindo a árvore anterior que havia morrido em função de uma praga.

O Parque dos Povos da Europa
Como a Casa de Juntas estava fechada e as visitações precisavam ser agendadas previamente, seguimos circulando um pouco pelo pequeno centro histórico, fomos até o Parque dos Povos da Europa em Guernica-Lumo, onde aparecem algumas esculturas gigantes que embelezam a cidade.

O Hotel Amara Plaza
Daí seguimos viagem para San Sebastián (95 km), onde ficamos hospedados no bom hotel Amara Plaza.

Leia mais em:
- Árvore de Guernica
- Bilbao
- Biscaia
- Casa de Juntas de Guernica
- ETA
- Euscara
- Euskadi Ta Askatasuna
- Euskal Herria
- Francisco Franco
- Gernica-Lumo
- Grupo Terrorista ETA
- Guernica
- Guerra Civil Espanhola
- Hotel Amara Plaza
- País Basco
- Pablo Picasso
- Parque dos Povos da Europa
- Pátria Basca e Liberdade
- Pirineus
- San Sebastian
- Segunda Guerra Mundial
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.