Do Carnaval ao Domingo de Ramos: o começo de um novo ciclo
- 934 Views
- joaquimnery
- 13 de abril de 2025
- Artigos Ásia Israel Super Destaque
Carnaval: alegria antes da travessia
Tudo começa com o Carnaval, essa explosão de cores, música e energia que toma conta do Brasil e de muitos lugares pelo mundo. Não é por acaso que ele acontece justamente antes da Quarta-feira de Cinzas. A origem da palavra “Carnaval” vem do latim “carne vale”, ou seja, “adeus à carne”. Era a última chance de aproveitar as festas e os excessos antes de entrar num período de mais recolhimento e espiritualidade.

Para quem vê de fora, parece só festa, mas o Carnaval está diretamente ligado ao calendário religioso. Ele encerra o chamado Tempo Comum e prepara o caminho para a Quaresma.

Quaresma: 40 dias de reflexão
Logo após o Carnaval, entra em cena a Quarta-feira de Cinzas, que dá início à Quaresma — um período de 40 dias (sem contar os domingos) marcado por reflexão, jejum e espiritualidade. A ideia é simples: desacelerar, olhar pra dentro, e se preparar para a principal festa do cristianismo — a Páscoa.

Durante a Quaresma, muitas pessoas evitam excessos, fazem promessas ou se dedicam a algum tipo de prática espiritual. É uma espécie de “travessia” simbólica, saindo do agito do Carnaval para um tempo mais introspectivo.

Domingo de Ramos: quando tudo começa de verdade
Depois dessa caminhada de 40 dias, chega o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa. É uma data que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado num jumento, sendo recebido por uma multidão que agitava ramos de palmeiras e gritava “Hosana!”.

Esse gesto de estender mantos e ramos no caminho era sinal de honra, de acolhimento. Por isso, até hoje, os fiéis vão às igrejas com ramos nas mãos, que são abençoados durante a celebração.

Via Dolorosa: um caminho de fé em Jerusalém
Em Jerusalém, esse percurso de fé ganha forma nas pedras da Via Dolorosa, o caminho que, segundo a tradição cristã, foi percorrido por Jesus carregando a cruz até o Calvário. São 14 estações que representam os momentos de dor, coragem e entrega. Para muitos viajantes e peregrinos, caminhar por essa rota é uma experiência profundamente emocionante, onde história, espiritualidade e paisagem se entrelaçam. É como viver, passo a passo, o sentido mais profundo da Semana Santa — e compreender, com os próprios pés, o que começou lá atrás, no Domingo de Ramos.

Carnaval e Ramos: opostos que se completam
De um lado, temos o Carnaval, com toda sua liberdade e alegria. Do outro, o Domingo de Ramos, que convida à fé e à entrega. Mas os dois estão conectados: fazem parte de um mesmo ciclo de transformação, em que a festa abre caminho para a reflexão, e a espiritualidade prepara o coração para a renovação da Páscoa.

Viajar por essas tradições, entender seus sentidos e suas raízes, é mais uma forma de mergulhar nos lugares por onde passamos — não só com os olhos, mas com alma e coração.

Leia mais:
- Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.


