A cidade de Belo Horizonte
- 890 Views
- joaquimnery
- 22 de setembro de 2021
- Brasil Minas Gerais Super Destaque
09 de agosto de 2021
A Praça do Papa
Esse era o nosso terceiro dia em Belo Horizonte. Como ainda estávamos com o carro da locadora, aproveitamos para ir, pela manhã, conhecer o mirante da Praça do Papa. É um dos locais mais altos da cidade e um pouco distante. A Praça Israel Pinheiro recebeu o apelido de Praça do Papa, pois foi aí que o Papa João Paulo II rezou a missa em Belo Horizonte quando visitou a cidade em 1980.

A Praça do Papa fica ao lado do Parque da Serra do Curral, numa região nobre da cidade, que circunda BH, é cercada por mansões e com bons lugares para caminhadas.

Ao lado da Praça do Papa fica a Ladeira do Amendoim (Rua Professor Otávio Coelho Magalhães), um dos pontos famosos da cidade e que tem um atrativo inusitado para muitos visitantes. É uma ladeirinha pequena e de pouca inclinação, que ficou famosa pois os carros, quando posicionados em ponto morto, aparentemente são deslocados para o alto da ladeira e não para a parte mais baixa. Não existe uma explicação lógica para o fato. O folclore da cidade fala sobre a existência de uma grande concentração de minérios imantados na parte superior da Serra, o que atrai o veículo para a parte mais alta. Hoje sabe-se que é apenas uma grande ilusão de ótica, estimulada pela topografia da rua e das ladeiras ao redor, portanto, os carros realmente descem e não sobem.

A origem de Belo Horizonte
Do alto da Praça do Papa, dá para ver Belo Horizonte por inteiro. A cidade possui aproximadamente 2,6 milhões de habitantes e é a sexta maior do país. O seu sítio urbano fica numa grande baixada, cercada pela Serra do Curral, o que lhe dá uma geografia diversificada, com muitos morros e ladeiras. É por isso que nos períodos mais chuvosos a cidade sofre bastante com os alagamentos torrenciais.

A Serra do Curral aparece no horizonte da cidade, que foi planejada para ser a capital do estado de Minas Gerais. A construção de BH se deu a partir do antigo “Curral Del Rei”, um entreposto comercial do gado que vinha da Bahia e era destinado ao atendimento da população das cidades mineradoras do estado. Foi uma cidade planejada para ser a capital do Estado de Minas Gerais, em substituição a Ouro Preto e teve a sua data de fundação em 12 de dezembro de 1897. O planejamento urbano ficou a cargo do arquiteto e urbanista Aarão Reis e foi inspirado nos modelos de planejamento de Paris e Washington.

O Mercado Central do Belo Horizonte
Saímos da Praça do Papa e fomos devolver o carro que tínhamos alugado na Movida. Seguimos andando desde a locadora até o Mercado Central de Belo Horizonte, localizado no centro da cidade. É uma das principais atrações para aqueles que visitam a cidade e local de passagem obrigatória para os mineiros.

O Mercado Central surgiu como Mercado Municipal em 1929, reunindo todos os feirantes da cidade naquela época. Passou por várias reformas e ampliações até chegar ao formato atual. Por lá encontramos um pouco de tudo. Comidas e bebidas típicas, artesanatos, alimentos e utilitários. São mais de 400 lojas onde se vende desde queijos e cachaças típicas de Minas Gerais até animais vivos para abate ou criação. Provamos um dos pratos típicos do Mercado. O Fígado com Jiló.

Saímos do Mercado e continuamos circulando pela cidade. Voltamos para o hotel e à noite fomos para o excelente Restaurante Ninita, o mais novo restaurante do chef Léo Paixão, no bairro de Lourdes, ao lado do seu mais famoso restaurante, o Glouton. Encontramos com o restante do grupo com quem continuaríamos a viagem no dia seguinte e tivemos uma noite inesquecível. O grupo era formado por 4 casais: Eu e Mônica, Patrícia e Flávio Ayres, Gabriela e Paulinho Gordilho e Rafaela e Jorginho Gordilho

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.