Baía de Todos os Santos e de todos os fortes
- 5154 Views
- joaquimnery
- 9 de fevereiro de 2014
- 6
- Bahia Brasil Destaques
Um dos passeios mais interessantes para quem visita a Bahia é desbravar a Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil, com 1233 quilômetros quadrados e uma das maiores do mundo. A baía penetra cerca de 80 km continente a dentro e possui um contorno de aproximadamente 300 km.

Foi batizada como de Todos os Santos por ter sido descoberta em 1º de novembro (Dia de Todos os Santos) de 1501, pela expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos e acompanhada por Américo Vespúcio que veio para mapear a costa brasileira, descoberta um ano antes. Naquela época, os portugueses batizavam os lugares com o nome dos santos da data do descobrimento.

A baía protegida e com encostas elevadas era a formação ideal para a construção de uma cidade segura, por esse motivo, Portugal escolheu o interior da baía para implantar a Cidade do Salvador. Desde o início, vários fortes foram construídos nos seus entornos, para proteger a cidade. Hoje são pontos turísticos interessantes, como o Forte de Santo Antônio da Barra, que possui um belo farol na ponta da Barra, identificando a entrada da Baía de Todos os Santos o que dá nome ao lugar: Farol da Barra.

Há 100 metros do Forte de Santo Antônio da Barra aparece o Forte de Santa Maria, construído a partir de 1614, numa das bordas da praia do Porto da Barra. Nesse local existia o primeiro porto da vila fundada por Caramuru antes da fundação da cidade de Salvador, daí a importância estratégica da praia do Porto da Barra e a necessidade imperativa de proteção.

A praia do Porto da Barra é um dos lugares mais amados pelos baianos e por turistas que tiveram a oportunidade de um dia tomar um banho de mar por aí. É uma pequena enseada, com águas paradas e que afundam rapidamente. Lugar que sempre foi frequentado por artistas, intelectuais e outros criativos pensadores baianos.

Foi aí no Porto da Barra que a expedição de Tomé de Souza aportou, quando veio com a missão de construir a Cidade de Salvador. O monumento e painel de azulejos em homenagem a Tomé de Souza é um marco da Praia do Porto.

Na outra borda da Praia do Porto da Barra fica o Forte de São Diogo, que ajudava a proteger a enseada e o único porto seguro que havia a sul da antiga cidade de Salvador. O Forte de São Diogo fica na base do morro de Santo Antônio onde fica a Igreja de Santo Antônio da Barra.

Entrando na Baía a partir do Porto da Barra, a encosta tectônica era uma proteção natural para a cidade, hoje é a base para o Corredor da Vitória, o metro quadrado mais valorizado de Salvador.

Apesar de toda a proteção das encostas da cidade, mesmo assim existia um outro forte, o Forte de São Paulo da Gamboa, que hoje se encontra-se bastante degradado e é a base da comunidade da Gamboa, ao lado do magnífico prédio do Solar do Unhão.

O Solar da Unhão foi um antigo engenho de cana-de-açúcar que ainda se encontra muito bem preservado. É um grande complexo de arquitetura colonial formado pelo solar, uma capela, a senzala, um cais e muito mais. Hoje aí funciona o Museu de Arte Moderna da Bahia.

Navegando um pouco mais para dentro da baía encontramos a Bahia Marina ou Marina da Contorno, um empreendimento moderno que tem a capacidade de abrigar até 600 barcos e que possui na sua estrutura um grande complexo de bares e restaurantes, cujo maior destaque é o Restaurante japonês Soho.

De todos os fortes da Baía de Todos os Santos, o mais impressionantes é o Forte de São Marcelo, um dos símbolos da baía e de Salvador. O Forte fica num banco de areia no meio do mar, a 300 metros da costa, próximo a outros ícones de Salvador, como o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda.

O formato circular do Forte de São Marcelo é único no Brasil e é inspirado no Castelo de Santo Ângelo na Itália. A sua construção data de 1623.

Na extremidade norte da cidade de Salvador, na Baía de Todos os Santos, numa localidade conhecida como Ponta de Humaitá, de onde se tem uma vista belíssima da cidade e da baía, foi construído o Forte de Nossa Senhora do Monte Serrat ou simplesmente Forte de Monte Serrat, que completava a estratégia de defesa da cidade.

- Américo Vespúcio
- Baía de Todos os Santos
- Bahia
- Bahia Marina
- Brasil
- Castelo de Santo Ângelo
- Corredor da Vitória
- Elevador Lacerda
- Farol da Barra
- Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat
- Forte de Santa Maria
- Forte de Santo Antônio da Barra
- Forte de São Diogo
- Forte de São Marcelo
- Forte de São Paulo da Gamboa
- Gamboa
- Gaspar de Lemos
- Itália
- Marina da Contorno
- Mercado Modelo
- Monte Serrat
- Museu de Arte Moderna
- Ponta de Humaitá
- Porto da Barra
- Portugal
- Salvador
- Soho
- Solar do Unhão
- Tomé de Souza
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (6)
lucas
21 maio 2015sou crianssa so baiano i achei issu emossinanti adorei
Elton Lima
05 abr 2015Gostaria de incluir na lista o belíssimo forte de são Bartolomeu, na ilha de Itaparica, cidade de Itaparica, o único dentro de KIRIMURÉ. Quero acrescentar, também, a dificuldade que o cidadão comum, na banalidade de seus dias, tem para penetrar nesses espaços.
Elton Lima
Danielle
02 abr 2015Creio que a inspiração para a construção do Forte São Marcelo tenha sido a Torre do Bugio, em Portugal.
adson
31 mar 2015Faltou o forte da largatixa, perto do Ferry Boat. O Forte do Barbalho, O Forte de Santo Antônio, no bairro de mesmo nome… Enfim, a lista não está completa.
Anônimo
31 mar 2015Parabéns pela linda exposição !!!!!!!!!!
Anônimo
01 maio 2014adorei as fotos da praia que tome de souza se aportou.