Guarajuba
- 3669 Views
- joaquimnery
- 8 de dezembro de 2024
- Bahia Brasil
Joaquim Nery Souza
A Praça Joaquim Nery Souza é uma homenagem do Condomínio Paraíso a um dos seus fundadores e primeiros moradores. Joaquim chegou à Guarajuba em 1982, logo no surgimento do Loteamento Canto do Mar e na origem do Condomínio Paraíso. Sempre foi participativo e agregador. O seu amor por Guarajuba ficou evidente desde os primeiros momentos.

Apaixonado pelo banho de mar, era uma espécie de “fiscal” do movimento das marés. Sempre avisava aos moradores e condôminos qual seria o melhor horário para o banho de mar, levando em consideração o momento das marés vazias e, as grandes marés das luas novas e cheias. Não perdia uma.
A paixão de Joaquim por Guarajuba foi tão grande, que os filhos e netos, decidiram nunca mais sair daí. Hoje, continua, com os bisnetos. Guarajuba foi o lugar que escolheu para viver e conviver com amigos e familiares. As cinzas de Joaquim foram depositadas nos recifes de corais em frente a Guarajuba. A sensação é de que ele continua cuidando e estimulando moradores e visitantes a aproveitarem esse “Paraíso”.
Joaquim e os seus filhos trouxeram amigos e influenciaram pessoas a virem conhecer a Praia de Guarajuba, desde os anos 80, muitos deles construíram casas no Condomínio Paraíso, escolheram Guarajuba como as suas segundas residências e estão por aqui até hoje.
A Praia de Guarajuba
A praia de Guarajuba é uma das melhores que existem no litoral norte da Bahia. Está a 45 km de Salvador e o acesso se dá pela Estrada do Coco.
No local foi implantado, no início da década de 80, o Loteamento Canto do Mar, dividido em três etapas diferentes. Hoje, os mais de mil lotes que surgiram aí estão divididos em vários condomínios, cujo maior é o Condomínio Paraíso, com mais de 800 lotes.
No Condomínio Paraíso existem vários equipamentos de lazer, como campo de futebol, quadras de tênis, quadras poliesportivas, beach tênnis, vôlei de praia, além de uma excelente passarela a beira mar para caminhadas e com ciclovia anexa.
Na chegada a Guarajuba as lagoas dão as boas-vindas. Um enorme lençol freático aflora e forma os espelhos d’água. A presença de garças e outras aves é comum por aí.
A praia é maravilhosa, possui mais de 5 quilômetros de extensão de areias claras, mar azul e água morna. Em alguns trechos, as barreiras de corais proporcionam um banho de mar mais tranquilo. É excelente para a prática de esportes como Stand Up e Kite Surf.
A praia principal é onde fica o pequeno porto que abriga os barcos de pesca e a cooperativa de pescadores. Diariamente chegam barcos carregados de peixes que são capturados em pesqueiros distantes da costa. Na praia do porto ficam também as principais barracas de comidas e bebidas. O serviço e a qualidade dos pratos são excelentes. Normalmente nos finais de semana ficam lotadas.

O Condomínio Paraíso
O Condomínio Paraíso é um dos empreendimentos de maior destaque na região, especialmente para quem busca tranquilidade, segurança e proximidade com a natureza. Oferece uma infraestrutura completa, proporcionando aos seus moradores e visitantes uma experiência única e exclusiva.
Uma das maiores vantagens do Condomínio Paraíso é sua proximidade com a praia de Guarajuba. Os moradores podem facilmente acessar o mar, que é conhecido por suas águas calmas e cristalinas, ideais para o banho e para a prática de esportes aquáticos. A praia, com sua faixa de areia branca e fina, é perfeita para longos passeios, atividades recreativas e momentos de relaxamento sob a sombra dos coqueiros.

Com um ambiente tranquilo e uma infraestrutura que atende às necessidades de quem vive ou passa temporadas no local, o Condomínio Paraíso proporciona uma experiência de vida única, marcada por conforto, contato com a natureza e qualidade de vida.
O Condomínio Paraíso é associado da ASCON, a Associação dos Condomínios e Moradores de Guarajuba. Fundada em 1987, a ASCON surgiu da necessidade de ordenamento e alinhamento regional para defesa de uma pauta coletiva, contribuindo para a formação do primeiro bairro planejado de Camaçari e da Bahia.
O movimento das marés
O movimento das marés é um fenômeno natural causado pela interação gravitacional entre a Terra, a Lua e o Sol. Ele resulta em variações periódicas no nível dos oceanos, com as águas subindo e descendo ao longo do dia, nas mesmas faixas longitudinais. Esse movimento é influenciado principalmente pela gravidade da Lua e, em menor grau, pela do Sol, além das forças centrífugas originadas pela rotação do sistema Terra-Lua-Sol.
É caracterizado por dois tipos de variação. Durante a maré cheia ou alta, o nível do mar sobe, atingindo o ponto mais alto. Durante a maré vazia ou baixa, o nível do mar desce, atingindo o ponto mais baixo. As marés cheias e vazias estão distantes uma da outra, por 90 graus de longitude. Esse ciclo ocorre em intervalos regulares e é influenciado pela posição dos astros em relação à Terra.

A Lua é a principal responsável pelo movimento das marés, devido à sua proximidade com a Terra. A gravidade da Lua atrai a água dos oceanos em sua direção, criando uma elevação na água próxima à sua posição. Esse fenômeno ocorre duas vezes por dia, uma quando a Lua está em um ponto da órbita mais próxima da Terra e outra quando está do lado oposto.
A força centrífuga causada pela rotação da Terra e da Lua provoca uma elevação na água dos oceanos, do lado oposto ao da Lua, criando uma segunda maré alta. Assim, temos duas marés altas e duas marés baixas a cada ciclo completo de 24 horas e 50 minutos. O tempo do ciclo é uma consequência da junção de dois fatores: o movimento de rotação da terra em torno do seu eixo e o movimento de revolução da lua em torno da Terra. É por esse motivo que, de um dia para o outro, o horário da maré vazia e/ou da maré cheia, avança sempre em aproximadamente 50 minutos.
Embora o Sol esteja muito mais distante da Terra do que a Lua, sua gravidade também exerce influência sobre as marés, mas de forma menos intensa. Quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados, o efeito gravitacional do Sol potencializa o da Lua, resultando em marés mais altas e mais baixas do que o normal. Esse alinhamento ocorre durante as fases de lua nova e lua cheia e é conhecido como maré de sizígia ou maré viva. São as marés de maior amplitude, ou seja, as marés altas são mais altas e as baixas são mais baixas.
A mesma situação acontece durante a Lua Cheia, quando a Lua está em oposição ao Sol, mas também ocorre um alinhamento, o que novamente potencializa os efeitos gravitacionais. Como na Lua Nova, temos uma nova maré de sizígia. Marés mais altas e mais baixas.
Durante as fases de Quarto Crescente e Quarto Minguante, a Lua está em um ângulo de 90 graus em relação ao Sol. As forças gravitacionais da Lua e do Sol se opõem parcialmente, resultando em marés menores. Esse fenômeno é chamado de maré morta ou de quadratura, com marés menores e menos intensas.
O Selo Bandeira Azul
O selo Bandeira Azul é uma certificação internacional concedida a praias, marinas e embarcações que atendem a altos padrões de qualidade ambiental, sustentabilidade e infraestrutura. Foi criado em 1987 pela Foundation for Environmental Education (FEE), ou Fundação para a Educação Ambiental. Uma organização global sem fins lucrativos, com sede na Dinamarca, que promove a educação ambiental e a sustentabilidade. O programa visa promover a conservação dos recursos naturais e incentivar o desenvolvimento sustentável no turismo costeiro.
Para que uma praia seja contemplada com o selo Bandeira Azul, ela precisa cumprir rigorosos critérios em várias áreas, que envolvem tanto a qualidade ambiental quanto a infraestrutura para os visitantes. Alguns dos principais requisitos incluem a qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental, acessibilidade, segurança e infraestrutura.

Bandeira Azul no Mundo, no Brasil e na Bahia
O programa Bandeira Azul está presente em 50 países e conta com mais de 4.300 praias e marinas em todo o mundo que receberam essa certificação.
No Brasil, a certificação Bandeira Azul foi implementada em 2001. Atualmente, a Bahia possui 3 praias com o selo:
O trecho que envolve o Condomínio Paraíso e o Condomínio Costa Esmeralda, em Guarajuba, Camaçari.
A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades em Salvador
A Praia da Viração, na Ilha dos Frades em Salvador
Essas certificações refletem o compromisso com a preservação ambiental e a promoção do turismo sustentável na Praia de Guarajuba.
A Bandeira Azul é um símbolo internacional de qualidade e sustentabilidade, e sua obtenção é uma conquista significativa para qualquer praia ou marina. Garante um ambiente limpo, seguro e acessível para moradores e visitantes. No Brasil, o número de praias certificadas tem aumentado, refletindo uma maior conscientização sobre a importância do turismo sustentável e da conservação dos recursos naturais. A Bahia, com suas praias paradisíacas, está se destacando com praias premiadas com a Bandeira Azul, sendo um exemplo de como é possível aliar turismo de qualidade com respeito ao meio ambiente.
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.



