O Vumbora Pro Mar
- 921 Views
- joaquimnery
- 20 de março de 2022
- Brasil São Paulo Super Destaque
04 de novembro de 2021
Seguindo para o Vumbora Pro Mar
Antecipamos em um dia a saída de Ilhabela e decidimos seguir direto para Santos, embarcando no dia seguinte no Cruzeiro do navio MSC Preziosa, onde aconteceu o evento Vumbora Pro Mar. Uma produção da Promoação, com intermediação de vendas da Agência Via Alegria.

De Ilhabela para Santos
São 170 Km entre Ilhabela e Santos, que fizemos em 4,5 horas. A viagem é demorada por conta da balsa que liga Ilhabela a São Sebastião. Não existe ponte ligando a ilha ao continente. É pela balsa que passam carros e pedestres. Saem de meia em meia hora e levam aproximadamente 30 minutos de travessia. Quando chegamos não havia filas de espera e isso nos ajudou um pouco.

A partir de São Sebastião a estrada passa por cima de um trecho da Serra do Mar, bem encostada no litoral. É uma estrada de montanha, cheia de curvas acentuadas. No caminho passamos pela Praia de Maresias, um famoso reduto do surf no litoral paulista. Entre Maresias e Boiçucanga, a estrada fica ainda mais bonita. Tínhamos percorrido essa estrada no dia anterior para fazer o teste RT-PCR, necessário para o embarque no Cruzeiro. Durante a viagem de carro, recebemos os resultados dos testes para detecção da COVID 19, que foram negativos. Ficamos prontos e liberados para embarcar no Cruzeiro.

De Boiçucanga para Santos
De Boiçucanga até Santos, a estrada passa por trechos mais planos, porém com muitas áreas urbanas e velocidade reduzida. Chegamos em Santos, fomos direto para o Hotel Sheraton e ficamos hospedados por uma noite. Saímos para devolver o carro na locadora e voltamos para o hotel de onde não saímos mais. Jantamos no próprio Sheraton, no excelente restaurante O Lagar, especializado em culinária portuguesa.

De 05 a 08 de novembro de 2021
O embarque no MSC Preziosa
O embarque para o Cruzeiro do Vumbora Pro Mar estava programado para começar às 10h. Como já estávamos em Santos, saímos do hotel e seguimos direto para o terminal de embarque dos Cruzeiros. O evento foi o primeiro Cruzeiro da temporada 2021/2022. Os protocolos sanitários relacionados com a pandemia da COVID 19 eram muito rígidos e por esses motivos o embarque foi demorado. Como estávamos nas cabines Yacht Club do MSC Preziosa, tínhamos a vantagem de um check in em separado. Isso facilitou bastante a nossa vida.

O protocolo relacionado com a pandemia reduziu o número de passageiros para 70% da capacidade do navio. Era obrigatório a apresentação do “passaporte” vacinal, com as duas doses já tomadas há mais de 15 dias. O uso de máscaras era obrigatório. O Preziosa é um navio gigante, possui 333 metros de comprimento por 40 metros de largura. Pode acomodar até 4.363 passageiros e 1.325 tripulantes.

O Vumbora Pro Mar
Após o check in, finalmente chegamos a nossa cabine, a partir daí conseguimos relaxar para aproveitar esses 4 dias de eventos maravilhosos. A programação de navegação seria seguir de Santos até Buzios e depois voltar até Ilha Grande, encerrando o programa em Santos na manhã do dia 08.

Durante o Cruzeiro existiram shows de Bell Marques, Durval Lélys, Harmonia do Samba, É o Tchan, Rafa e Pipo Marques e Timbalada.

Bell Marques foi o grande anfitrião, tocou todas as noites e fez shows antológicos. Na noite do dia 06/11 tocou por 6 horas seguidas e a festa só terminou às 7 horas da manhã, com o sol já queimando o rosto dos fãs.


No dia 08 desembarcamos em Santos e seguimos de táxi até o Aeroporto de Congonhas onde pegamos um voo para Salvador.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.