Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo
- 842 Views
- joaquimnery
- 9 de novembro de 2021
- Brasil Paraná Super Destaque
17 de setembro de 2021
Chegando em Foz do Iguaçu
Conheci Foz do Iguaçu no início dos anos 90. Nessa fase de pós pandemia, achamos que era um bom momento para voltar. Saímos de Salvador, num voo com conexão em Guarulhos e destino final para Foz do Iguaçu. Pegamos um carro alugado na Localiza do aeroporto e seguimos para o nosso hotel. Alugar carro em Foz do Iguaçu é uma excelente opção, pois as distâncias são longas e as vias são largas e fáceis de dirigir. Decidimos ficar hospedados no Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort. Um grupo de amigos tinha ido 15 dias antes e tinham adorado.

O Recanto Cataratas Thermas Resort é um hotel de grande porte, localizado numa das áreas periféricas da cidade e ideal para famílias com crianças, ou grupo de amigos. Uma grande piscina, com entretenimento, animação, piscina aquecida e muito mais. Estávamos somente eu e Mônica. Esse não era o lugar ideal, mas já estávamos lá.

Como o serviço do hotel era de meia pensão e chegamos no final da tarde, decidimos jantar por aí e fazer um reconhecimento no hotel. No dia seguinte iríamos para o Parque Nacional do Iguaçu.

18 de setembro de 2021
O Parque Nacional do Iguaçu
O primeiro programa que fizemos em Foz do Iguaçu foi visitar o Parque Nacional do Iguaçu, onde fica o maior conjunto de cataratas do mundo. Um santuário da natureza. Seguimos de carro até o amplo estacionamento que fica na entrada do Parque Nacional. Não é possível entrar de carro na área do parque. Depois de estacionar o carro no Centro de Recepção de Visitantes, seguimos de ônibus do tipo Shuttle Bus, até o centro do Parque Nacional, onde começam as trilhas que levam às cataratas. É uma rodovia de aproximadamente 20 km até a partida das trilhas.

Aí no Centro de Visitantes é possível comprar os bilhetes que dão acesso ao Parque e aos passeios opcionais que existem lá dentro. O Parque Nacional fica aberto ao público, para visitação turística, de terça-feira a domingo, das 9 às 16h. Os acessos podem ser adquiridos no sistema on-line do site www.cataratasdoiguacu.com.br/ingressos. Em tempos de pandemia, existe uma quantidade limitada de acessos por horários diferentes.

As Cataratas do Iguaçu
O conjunto das Cataratas do Iguaçu foi eleito em 2011 como uma das Sete Maravilhas da Natureza, num concurso mundial realizado pela Fundação New 7 Wonders. É o maior complexo de quedas d’água, em extensão, que existe no mundo. São 275 cachoeiras dos mais variados tamanhos, com até 80 metros de altura, que se estendem numa área em forma de ferradura, com 2,7 km de extensão. A vazão média das cataratas é de 1.500 metros cúbicos por segundo. Nos períodos chuvosos, de outubro a março, a vazão aumenta significativamente e chega a 11 mil metros cúbicos por segundo, a terceira maior do mundo em volume de água.

Fica entre as cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil e Puerto Iguazú, na Argentina. Milhões e visitantes vão às Cataratas do Iguaçu todos os anos e por esse motivo, a cidade de Foz do Iguaçu possui uma excelente infra estrutura turística. É possível visitar as cataratas pelos dois lados, onde foram implantados uma excelente infraestrutura para os visitantes, com mirantes, passarelas, restaurantes, banheiros, etc. O lado brasileiro possibilita as melhores vistas, mas no lado argentino existe uma sensação de estarmos no meio das quedas d’águas.

O Rio Iguaçú nasce no estado do Paraná e corre para o oeste, para fazer parte da bacia do Rio Paraná. Parte do seu curso, segue fazendo a fronteira entre o Brasil e a Argentina. Dezoito quilômetros antes da sua foz, ele fica largo, alcança mais de mil metros de margem a margem e finalmente despenca de um desnível de 80 metros, formando o conjunto das cataratas. Iguaçu significa, em tupi-guarani, Água Grande. As cataratas foram descobertas pelo espanhol Álvar Nuñez Cabeza de Vaca, que havia sido nomeado Governador do Paraguai, em 1541.

O Parque Nacional
O Parque Nacional do Iguaçu foi criado oficialmente em 1939, pelo então Presidente Getúlio Vargas. Está integrado, do ponto de vista ambiental, ao Parque Nacional do lado argentino, criado 5 anos antes. Hoje são considerados Patrimônios da Humanidade. Além das cataratas, o Parque Nacional é cercado por uma grande área de Mata Atlântica, bastante preservada, com fauna e flora disponível para apreciação. São mais de 2 mil espécies de plantas e 400 de aves presentes no Parque Nacional.

A trilha para os visitantes possui dois caminhos, inferior e superior, com pouco mais de um quilômetro. As trilhas, na realidade são passarelas, rampas e escadarias integradas. A inferior apresenta belos mirantes com excelentes pontos para fotografias. Os arcos-iris são permanentes, sobretudo nos dias mais ensolarados.

No final da trilha, a passarela fica sobre as águas das cataratas, próximo à Garganta do Diabo, o ponto máximo das quedas d’águas. Quando chegamos mais próximos ao núcleo principal das cataratas, as águas levantam um grande “splash” e é impossível não se molhar.

Ao final da trilha existe uma alternativa de elevador panorâmico para acessar a parte superior. Se possível suba as escadas andando, as emoções estão presentes em cada degrau.

As trilhas terminam ao lado do Restaurante Porto Canoas, onde é possível almoçar ou fazer um lanche ao lado das cataratas. É daí que os ônibus retornam para o Centro de Visitantes.

Leia também:
- Água Grande
- Álvar Nuñez Cabeza de Vaca
- Cataratas do Iguaçu
- Centro de Visitantes
- Foz do Iguaçu
- Garganta do Diabo
- Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort
- Mata Atlântica
- Paraná
- Parque Nacional do Iguaçu
- Puerto Iguazú
- Recanto Cataratas Thermas Resort
- Restaurante Porto Canoas
- Rio Iguaçu
- Rio Paraná
- Sete Maravilhas da Natureza
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.