Os jardins e palácios de Potsdam
- 2373 Views
- joaquimnery
- 27 de outubro de 2012
- Alemanha Destaques Europa
Saímos cedo do hotel, pegamos um carro no aeroporto e deixamos Berlim para trás. Começamos ali uma nova etapa nessa nossa viagem. O roteiro preparado pela Via Alegria iria nos levar pelas principais cidades históricas da região leste da Alemanha, passando em seguida pela Baviera, seguindo pela fronteira com a Áustria e com a Suíça, onde pegaremos um cruzeiro pelo Rio Reno até Amsterdã.

A primeira parada prevista na viagem foi em Potsdam, uma pequena cidade nos arredores de Berlim. Potsdam fica na província do Brandemburgo. A região é plana e cortada por muitos rios e lagos. Historicamente foi a sede do ducado da Prússia.

De Berlim para Potsdam são aproximadamente 40 km. A cidade é autônoma e possui aproximadamente 140 mil habitantes. É a capital do Brandemburgo. Floresceu no século XVIII, quando o Grande Eleitor Frederico III se transformou no Rei Frederico I e fez de Potsdam o seu refúgio predileto.

Chegamos a Potsdam e fomos até o Parque Sanssouci, a principal atração local. O Parque é enorme e lindo, possui 287 ha e é um dos mais belos complexos de palácios da Europa, foi usado como Palácio de Verão por Frederico, O Grande.

A nossa primeira visita foi ao Neues Palais (Palácio Novo), um dos mais belos palácios da Alemanha. O palácio foi construído no século XVIII, possui mais de 200 cômodos.

Depois do Palácio Novo seguimos pelos caminhos do Parque Sanssouci, onde são muitos os atrativos, porém o destaque maior fica para o Castelo Sanssouci, que utiliza o nome do parque. Sanssouci (significa descontraído), é um palácio rococó construído também no século XVIII. O nome é perfeito para caracterizar o Castelo.

O Sanssouci fica no alto de um escadaria que sobe a partir de um complexo de fontes e esculturas, com grande simetria.

Saímos do parque Sanssouci e seguimos em direção a uma segunda grande atração de Potsdam, a Alexandrowka é uma vila pequenina de colonos russos, no meio da cidade, formada por casas de madeiras, com entalhes bastante trabalhados e que foram construídas para 12 cantores de um coro russo que animava a corte naquela época.

Depois de Alexandrowka seguimos para o segundo parque maravilhoso de Potsdam. O Neuer Garten (Jardim Novo) rivaliza com o Parque Sanssouci. No Jardim Novo as atrações principais são o Cecilienhof e o Marmorpalais.

O Cecilienhof é um palácio do século XX, construído entre 1913 e 1917, se tornou conhecido na história, pois foi aqui que aconteceu a Conferência de Potsdam em 1945, reunindo os líderes Winston Churchill (Reino Unido), Franklin Roosevelt (EUA) e Josef Stalin (URSS), que negociaram as soluções para os problemas do pós-guerra na Alemanha. No meio das negociações, Churchill foi substituído por Clement Atlee e Roosevelt foi substituído por Harry S. Truman. A Conferência de Potsdam redefiniu a fronteira da Alemanha no pós-guerra.

O Cecilienhof foi uma das últimas construções da dinastia Hohenzolern que comandou o Brandemburgo por séculos. A família morou no palácio depois de perder a coroa. Hoje o Palácio foi transformado em hotel.

Uma caminhada pelo Parque do Jardim Novo leva a outro palácio maravilhoso, o Marmorpalais. Um pequeno palácio com fachada de mármore construído no século XVIII.

Deixamos o Jardim Novo e pegamos a estrada para Dresden, que seria o nosso novo destino. A viagem de Potsdam para Dresden é de aproximadamente 220 km. Fizemos em 3h. Chegamos à noite depois de um dia bastante intenso.
- Alemanha
- Alexandrowka
- Amsterdã
- Áustria
- Baviera
- Berlim
- Brandemburgo
- Castelo Sanssouci
- Cecilienhof
- Clement Atlee
- Conferência de Potsdam
- Dresden
- Franklin Roosevelt
- Frederico I
- Frederico III
- Harry Truman
- Hohenzolern
- Josef Stalin
- Marmorpalais
- Mercedez
- Neues Palais
- Orangerie
- Palácio Novo
- Palácio Sanssouci
- Parque Sanssouci
- Potsdam
- Prússia
- Rio Reno
- Suiça
- Via Alegria
- Winston Churchill
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.