Bike & Boat pela Croácia
- 404 Views
- joaquimnery
- 2 de novembro de 2023
- Croácia Europa Super Destaque
26 de agosto de 2023
Encontramos o grupo
Depois de uma semana de viagem entre a Eslovênia e algumas cidades da Croácia, pela região da Dalmácia, finalmente chegou o grande dia de encontrar o restante do grupo e seguir para uma viagem inesquecível pela frente. Já tínhamos reunido alguns amigos nesse pré-tour e formávamos um time de oito pessoas. Encontramos o restante da turma e completamos o grupo de 20 baianos que iriam fazer uma viagem de bike e barco pelas ilhas da Dalmácia.

Embarcamos no Avangard
Seguimos de táxi para o porto de Gruz Marketing, em Dubrovnik, onde estava ancorado o nosso barco. O Avangard. O barco que seria o nosso hotel pelos próximos sete dias. Além do nosso time da Bahia, encontramos uma turma de Santa Catarina e outra de Goiânia. Formamos finalmente um grupo de 34 pessoas. Fizemos o check-in no barco pela manhã e zarpamos às 14:30 para a ilha de Sipan, (se fala Shee Pan). Para começar a sentir o que seria essa semana.

Um programa da Via Alegria com a Bike Expedition
O programa “Bike & Boat pela Croácia”, foi prospectado pela Via Alegria (www.viaalegria.com.br), em parceria com a operadora Bike Expedition, que realizam roteiros de bike no mundo inteiro. O roteiro consiste em seguir de barco até uma determinada ilha ou porto, continuar de bike por um trajeto previamente planejado, com quilometragem e altimetria variada e encontrar o barco no final do dia. Entre uma pedalada e outra, sempre havia a oportunidade de tomar um banho de mar nas paradisíacas praias da Croácia.


O Avangard
O Avangard é um barco novo. Foi inaugurado em 2017. Possui 161 pés de comprimento, por 28 de largura, 18 cabines que atendem a 34 passageiros e mais dois guias. Amplas áreas comuns, incluindo o restaurante e o bar, um deck aberto de popa e o deck superior com ducha de hidromassagem. Na popa existe uma ampla plataforma que serve de apoio para o banho de mar. Ficamos hospedados no barco por sete dias.

A tripulação
Possui uma tripulação de 10 pessoas. Dois guias que nos acompanharam nessa semana (Ivan – Croata de Zagreb e Thomas, Italiano de Siena). O Ivan guiava em inglês e o Thomas em português. Dois auxiliares de bar e restaurantes, a Léa e o Jimi, ambos da Croácia. Um chef e uma ajudante na cozinha, dois marinheiros, uma arrumadeira e o comandante do barco.


As instalações
Os apartamentos são maravilhosos. Grandes, com um excelente banheiro e bastante confortáveis. O Avangard faz parte de um conjunto de barcos que atendem ao turismo nessa região da Costa da Croácia. Navegam pela companhia Katarina Line Cruises Croatia.

A Ilha de Sipan
Seguimos navegando por duas horas até a Ilha de Sipan. Paramos no porto de Šipanska Luka e nos preparamos para os primeiros contatos com as bikes do passeio. Sipan faz parte do arquipélago das ilhas Elafiti, é a maior ilha do arquipélago, que por sua vez é o maior, pertinho de Dubrovnik, localizada a aproximadamente 8,3 milhas náuticas do Porto de Gruz.

As Ilhas Elafiti
As Ilhas Elafiti estão localizadas na costa de Dubrovnik e são um destino ideal para ser explorado de barco. É um paraíso para nadadores, mergulhadores e amantes da natureza. A ilha de Sipan é a maior das Elafiti, possui cerca de 500 habitantes permanentes, divididos em seus dois povoados e comunidades rurais, que se dedicam a um suporte ao turismo e à plantação de oliveiras. É a única do arquipélago que possui estradas, porém poucos carros. O nosso passeio de bike foi pela estrada, mas com poucos carros, não havia maiores riscos.

De Sipanska Luka para Suđurađ
Fizemos um passeio curto de bicicleta de Sipanska Luka até Suđurađ, para testar os equipamentos e ter um primeiro contato com o que viria em seguida. Uma parte do grupo aproveitou para tomar o primeiro banho de mar em Sudurad e outros voltaram para fazer isso em Sipanska Luka. A distância que percorremos de bike foi de aproximadamente 10 km de ida e volta.

Descendo as bikes do barco
Depois que o navio atracou, as bikes foram retiradas do barco. Existe um sistema de guindaste, que desce as bikes muito rapidamente e coloca no píer. O comando é feito por um dos marinheiros, num aparelho de joystick. Tudo muito rápido e simples. Cada passageiro tem a sua bike com um número correspondente e precisa cuidar dela. A “sua” bike fica com você até o final da excursão. Esse tipo de turismo tem como objetivo uma experiência em bicicleta, por caminhos em vários lugares do mundo.

As e-bikes
Com as bikes no píer, foi a vez de recebermos as primeiras orientações sobre como usar os equipamentos, orientações de segurança, etc. Sobretudo para aqueles que iam usar as e-bikes, que são bicicletas assistidas. Essas bikes possuem um motor inteligente que ajuda no pedal. Elas não são motocicletas, não andam sozinhas, porém, o ciclista pode usar os artifícios que as tornam mais leves e ajudam nos grandes trajetos, sobretudo nas subidas. Para vencer as montanhas das ilhas da Croácia, muitos de nós usamos as e-bikes.

O primeiro “pedal”
As e-bikes possuem uma bateria que precisa ser carregada diariamente, quatro marchas de apoio que operam com mais ou menos potência a depender da necessidade do ciclista, além das 8 marchas normais que podem ser comandadas também deixando os equipamentos mais leves ou mais pesados. Depois que recebemos as primeiras instruções sobre o uso das e-bikes, começamos o primeiro pedal da viagem. Um “pedal” curto, de apenas 10 km, mas, já com algumas elevações.

O primeiro banho-de-mar
Fomos até a localidade de Suđurađ, um outro porto, do outro lado da ilha, onde alguns amigos do grupo puderam tomar um banho-de-mar. Parte do grupo, inclusive nós (Eu e Monica), decidimos voltar para o barco e tomar um banho-de-mar ao lado do Avangard. Foi ótimo.

Sipanska Luka
Após o jantar a bordo do Avangard, saímos para caminhar um pouco pela localidade bucólica de Sipan, até voltarmos para o barco. Passamos a noite em Sipanska Luka.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.