Korcula, a “Joia da Dalmácia”
- 317 Views
- joaquimnery
- 6 de novembro de 2023
- Croácia Europa Super Destaque
27 de agosto de 2023
Bike & Boat na Croácia – Segundo dia
Esse foi o segundo dia do programa Bike & Boat na Croácia. Estávamos com um grupo de 20 amigos da Bahia e mais alguns viajantes de Santa Catarina e de Goiânia. Dormimos a primeira noite na ilha de Sipan e hoje, acordamos cedo, pois o barco partiu às 7h. Antes mesmo do café-da-manhã, que estava programado para as 8h, já em navegação.

Banho-de-mar na Ilha de Korcula
Navegamos em direção à Ilha de Korcula. Antes mesmo de chegar à cidade de Korcula, paramos para tomar um banho-de-mar espetacular, num local bastante abrigado e de águas paradas. A temperatura da água nos surpreendeu. Estava excelente. O barco no qual estávamos navegando disponibilizava boias e equipamentos de lazer para o grupo. Ancorou próximo a um rochedo e estendeu uma corda isolando uma área para o banho. Uma “piscina” no meio do Adriático. A Croácia possui mais de 6 mil km de costa e reúne cerca de 1.200 ilhas.

A “Joia da Dalmácia”
Korcula é conhecida como a “Joia da Dalmácia”, é considerada por muitos, como a ilha mais bela da costa da Croácia e do Mar Adriático, em função da vegetação abundante que possui, paisagem estonteante, grandes vinhedos que dão origem a um vinho saboroso, o Grk, um orgulho da ilha. Existem muitos programas de degustação do Grk. Alguns, do nosso grupo, fizeram essa opção.

A terra de Marco Polo
Três horas depois da partida de Sipan e após o banho de mar espetacular, paramos na Cidade de Korcula, uma espécie de capital da Ilha. Korcula é conhecida também como a cidade de Marco Polo. Ninguém sabe ao certo a história real do viajante famoso, mas Korcula e Veneza dividem essa história. Os moradores da ilha não têm dúvidas quanto a isso.

O segundo dia de “pedal”
A tripulação do Avangard desceu as bikes para o píer e iniciamos um pedal de 18 km (ida e volta). Seguimos pelas estradas da ilha. A estrada principal estava com algum trânsito e tivemos que seguir em fila indiana, pedalando com bastante cuidado em um trajeto com ladeiras de subidas e descidas. As e-bikes ajudaram bastante nas ladeiras.

Os vinhos de Korcula
Passamos por áreas rurais, com plantações de videiras nas vinícolas de Korcula. Uma das curiosidades da ilha é a existência da cepa Grk para a produção de vinhos, exclusiva da ilha e originária da Grécia.

Mirantes no caminho
Nesse trajeto tivemos uma elevação de 168 metros, com direito a parada em um mirante de onde se tem uma bela vista da vila murada de Korcula.

A localidade de Lumbarda
Seguimos até a localidade de Lumbarda, onde fizemos uma parada para um banho-de-mar. Foi a primeira praia de areia que encontramos na Croácia. Uma areia grossa, diferente das praias do Brasil, mas confortável.

Voltando ao Avangard
Retornamos para o porto de Korcula, onde o nosso navio (Avangard), já estava cercado por vários outros. Os navios aportam amarrados uns aos outros e os passageiros, para desembarcar, precisam passar por dentro dos barcos que estão à frente.

Um pôr-do-sol espetacular
Tomamos um banho revigorante e saímos para um reconhecimento, a pé, da cidade histórica de Korcula. Na saída, fomos presenteados por um pôr-do-sol espetacular, na Baía de Korcula.

A cidade histórica
Korcula foi fundada pelos romanos, teve forte influência dos venezianos e outros povos que dominaram a Croácia. A parte medieval foi construída em formato de espinha de peixe, a espinha principal indo do portão principal até o pico da cidade velha e várias ruelas que cruzam a espinha principal.

O Restaurante Filippi
Caminhamos pelas ruelas charmosas da cidade, cheias de restaurantes à beira mar, com sorveterias e lojinhas para turistas. Escolhemos um restaurante especial. O excelente Filippi, com uma estrela no guia Michelin. Tivemos uma noite especial.

Catedral e cantos clássicos
Após o jantar, continuamos caminhando pelas ladeiras da cidade histórica. Dessa vez, subimos as escadarias antigas que levam à Catedral de São Marcos, do século XVI. Ruelas agradáveis e um estilo medieval tomam conta do centro histórico. Seguimos até a Catedral e fomos presenteados pelo canto clássico e religioso de artistas de rua.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.