Zadar, uma bela cidade na costa da Dalmácia
- 468 Views
- joaquimnery
- 26 de setembro de 2023
- Croácia Europa Super Destaque
20 de agosto de 2023
Dos Lagos Plitivice até Zadar
Estávamos no Parque Nacional dos Lagos Plitivice, no coração da Croácia. Tínhamos visitado o Parque Nacional no dia anterior e seguimos viagem para a cidade de Zadar, uma das pérolas do litoral da Croácia. São 120 km dos Lagos Plitivice até Zadar, que percorremos em duas horas de viagem, numa das excelentes estradas da Croácia.

A Croácia
Desde que a Croácia passou a fazer parte da União Europeia, em 2013, grandes investimentos em infraestrutura passaram a ser feitos no país, sobretudo na construção de belas estradas, com grandes túneis e pontes. A Croácia está localizada na região dos Balcãs, uma cordilheira de montanhas situada entre o vale do Rio Danúbio e o Mar Adriático. Faz fronteira a norte com a Eslovênia, Hungria e Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e a sul com o Montenegro. O mapa da Croácia parece uma ferradura. Todo o seu extenso litoral é a região da Dalmácia, banhada pelo Mar Adriático.

A explosão do turismo
Fazia parte da antiga Iugoslávia, de 1918 a 1991, da qual se separou após a Guerra da Independência, de 1991, que desmembrou aquele país. A Guerra da Independência da Croácia durou quatro anos e o acordo de paz só foi consagrado em 1995. Hoje faz parte da OTAN e da União Europeia. É um dos destinos turísticos mais desejados do mundo e essa atividade representa uma fonte significativa de receita para o país. Ao longo da sua história, o atual território croata já foi ocupado por gregos, romanos, macedônios, venezianos, turcos otomanos, italianos, austro-húngaros e alemães, mas a essência cultural e etimológica do seu povo é eslava.

O desmembramento da Iugoslávia
Durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Croácia esteve invadida pelos alemães, milhares de sérvios, judeus, ciganos e croatas não alinhados com o regime vigente, foram exterminados em campos de concentração, o que aumentou o ódio contra os sérvios, que foram massacrados pelos croatas. Até hoje os croatas são malvistos por grande parte da população da ex-iugoslávia.

O Art Hotel Kalelarga
Chegamos em Zadar, no litoral da Croácia e procuramos o charmoso Art Hotel Kalelarga, que fica dentro da cidade murada. Já sabíamos que não conseguiríamos chegar lá com o nosso carro. Conseguimos estacionar nas vagas rotativas que existem ao lado da muralha da cidade e o mais perto possível do nosso hotel. Daí em diante tínhamos que seguir caminhando pelas charmosas ruelas da cidade antiga de Zadar. Precisávamos revalidar o estacionamento a cada 3 horas e isso era um perrengue que só resolvemos no dia seguinte. O Art Hotel Kalelarga fica num dos becos no interior da cidade murada de Zadar, num casarão antigo que foi totalmente adaptado para um Hotel Boutique maravilhoso.
A cidade murada
Zadar é a quinta maior cidade e a mais antiga da Croácia, com aproximadamente 75 mil habitantes. A sua origem data do século IX a.C. Fica na costa da Dalmácia, banhada pelo Mar Adriático. A cidade murada é charmosa e possui construções antigas, ruínas romanas e venezianas. Fica numa pequena península. Uma grande muralha cerca toda essa parte antiga. Existem vários portões que serviam de acesso à cidade, que vai muito além do centro histórico, mas todas as atrações turísticas ficam no interior das muralhas.

A People’s Square
O Art Hotel Kalelarga fica bem próximo à People’s Square, onde está a prefeitura, famosa pela torre do relógio. Os becos e ruelas do centro possuem muitas lojas de lembranças da Croácia, galerias de arte e muito mais. O turismo de verão movimenta Zadar, que é muito bem preservada. A Croácia está na moda e vale muito a pena visitar a linda cidade de Zadar.

A Igreja de São Donato
Caminhando pelo centro histórico, passamos pela Igreja de São Donato, do século IX, redonda e pré-românica, a mais antiga de Zadar.

A Torre dos Sinos
Ao seu lado fica a Torre dos Sinos, com 56 metros de altura. Uma construção que levou mais de 400 anos para ser concluída. Desde a Idade Média até o século XIX. É possível subir na torre e ter uma vista maravilhosa lá do alto.

O Fórum Romano de Zadar
Na frente da Igreja de São Donato ficam as ruínas do antigo Fórum Romano de Zadar, com mais de 2 mil anos de história. As ruínas datam do século 1 a.C. Aí perto do Fórum Romano fica a feirinha de artesanato e lembranças da Croácia.

A Catedral de Zadar
A Catedral de Zadar, do século XII é a Igreja de Santa Anastácia. Possui uma bela fachada em estilo Romanesco.

A orla de Zadar
Atravessando a rua, chega-se à Riva, ou orla da cidade, com um grande píer e uma bela vista para o mar. No verão funciona como uma praia, onde os moradores da cidade e turistas tomam banho de sol e aproveitam para mergulhar no mar incrivelmente azul da Croácia. As ilhas em frente complementam o visual. O verão de Zadar é uma farra.

O Órgão do Mar
Chegamos até o Órgão do Mar, uma das atrações mais curiosas da cidade. É uma espécie de instrumento musical tocado pelas ondas que se lançam sob o píer da orla. O Órgão foi projetado em 2005 pelo arquiteto Nikola Basic. É formado por 35 tubos submersos. O movimento das ondas empurra o ar para dentro dos tubos e o instrumento começa a tocar. Quanto mais forte as ondas, mais alto é o som do órgão. O local é excelente para um banho de mar.

As malas chegaram
Jantamos no centro histórico e depois voltamos para o hotel. A boa surpresa foi que finalmente as duas malas, de Dr. Nery e Dra. Marise, que tinham sido extraviadas no voo da Air France, de São Paulo para Paris, chegaram, no Art Hotel Kalelarga, seis dias depois de termos iniciado a viagem.

Leia mais:
- Alemães
- Art Hotel Kalelarga
- Austro-húngaros
- Órgão do Mar
- Bósnia e Herzegovina
- Catedral de Zadar
- Croácia
- Dalmácia
- Eslovênia
- ex-iugoslávia
- Fórum Romano
- gregos
- Hungria
- Idade Média
- Igreja de São Donato
- Italianos
- Iugoslávia
- Lagos Plitivice
- Macedônios
- Mar Adriático
- Montenegro
- Nikola Basic
- OTAN
- Parque Nacional dos Lagos Plitivice
- People’s Square
- Romanos
- Sérvia
- Torre dos Sinos
- Turcos Otomanos
- União Européia
- Venezianos
- Zadar
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.