O Parque Nacional dos Lagos Plitvice
- 317 Views
- joaquimnery
- 19 de setembro de 2023
- Croácia Europa Super Destaque
19 de agosto de 2023
A locadora Last Minute Rent a Car
Hoje foi o dia de conhecer uma das maiores atrações turísticas da Croácia. O Parque Plitvice. Saímos do hotel pela manhã e fomos até a locadora Last Minute Rent a Car. Precisávamos de um carro de sete lugares, pois tínhamos muitas malas e um carro comum, não teria bagageiro suficiente.

O Peugeot 5008
A Last Minute é uma locadora croata e foi a única onde encontramos um carro com esse perfil. A Via Alegria intermediou a locação e fomos até lá desconfiados de que algo poderia dar errado, pois nunca tínhamos ouvido falar dessa locadora. Errado estávamos nós. A Last Minute é a melhor locadora em operação na Croácia e está presente em todas as grandes cidades do país. É muito boa e nos entregou um carro novo, em excelente estado. Um Peugeot 5008.

O Hotel Jezero
Pegamos a excelente estrada da Croácia para o Parque Nacional dos Lagos Plitvice. São 130 km que fizemos em aproximadamente 2 horas. Chegando lá, fomos direto para o Hotel Jezero, um dos poucos existentes no interior do Parque Nacional, há apenas 300 metros do grande Lago Kozjak e de uma das entradas de acesso ao parque. O hotel é grande, possui 205 apartamentos e 19 suítes. Atende à demanda turística do parque e é uma excelente alternativa para quem quer ficar perto do Parque e aproveitar melhor a visita.

Um Patrimônio da Humanidade
A Beleza do Parque Nacional dos Lagos Plitvice encanta aos visitantes. O som das cachoeiras ecoa por toda parte. A quantidade e a cor das águas é incrível. Foi fundado em 1949 e decretado Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, em 1979. O Parque possui 20 mil hectares de bosques e lagos no centro da Croácia e é cercado pelas montanhas dos Balcãs.

Os Lagos Plitvice
Os seus 16 lagos estão divididos em dois grandes conjuntos interligados, como se fossem degraus de uma escada. Um lago derrama as suas águas sobre o outro e assim segue adiante, formando cachoeiras e corredeiras. Os Lagos Superiores são 12 e os Lagos Inferiores são 4. As águas são de tons diferentes de azul e verde. A infraestrutura do Parque é excelente. As trilhas são formadas por passarelas e caminhos de terra que seguem a orla e cruzam os lagos em vários momentos.

As trilhas do Parque Nacional
Na entrada do Parque existem orientações sobre as várias alternativas de trilhas com diferentes graus de dificuldade, que podem ser percorridas pelos visitantes. A infraestrutura é muito boa e bem mantida. Optamos pela trilha que acompanha os Lagos Inferiores, pois sabíamos que teríamos as melhores vistas das cachoeiras.

O Lago Kozjak
Em um determinado momento do percurso, é necessário pegar um barco elétrico para atravessar o Lago Kozjak, o maior do Parque, e voltar à entrada com um serviço complementar de ônibus.

A cachoeira Veliki Slap
A maior cachoeira é a Veliki Slap, com 78 metros de altura. Depois de visitar o Parque Nacional, começou a chover. Voltamos para o Hotel Jezero, onde jantamos num sistema de buffet.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.