As primeiras impressões sobre Madri
- 1130 Views
- joaquimnery
- 19 de outubro de 2014
- Destaques Espanha Europa
23/01/1992
Saímos de Barcelona às 7:30h, com destino a Madri. Na noite anterior tínhamos assistido na TV que estava caindo uma grande nevasca em todo o sul da Espanha, algumas estradas foram interditadas e ficamos apreensivos pois não sabíamos quais as condições que encontraríamos pela frente. 50km após sairmos de Barcelona começamos a ver a neve, a princípio rarefeita, mas rapidamente foi intensificando-se. A paisagem foi ficando cada vez mais bonita, planícies, vales, estepes e florestas completamente cobertas de neve. A metade da estrada estava interditada e o ônibus seguiu com muita cautela.

Na Espanha não é comum a ocorrência de neve, a arquitetura não é a mais adequada e a tempestade de neve deixou muitos desabrigados e casas destelhadas.
Paramos para almoçar num bom restaurante na beira da estrada, onde vimos a neve cair pela primeira vez. Um espetáculo encantador. Os pequenos flocos caem lentamente fazendo um bailado no ar.
Seguimos até Madri, onde ficamos hospedados no Hotel Gran Colon, de excelente qualidade. A capital da Espanha é uma cidade cosmopolita com mais de 3 milhões de habitantes. É uma cidade de avenidas largas, com um arcevo artístico e histórico sensacional.

À noite começaram as despedidas, pois uma boa parte do grupo estava voltando naquele dia ou no dia seguinte pela manhã bem cedo.

No dia seguinte saímos às 10h da manhã, de metrô, com destino ao Museu do Prado, o mais importante de Madri e um dos mais importantes do Mundo. O Museu do Prado é uma grande pinacoteca. Possui a maior coleção do mundo de pintura espanhola, com destaque para as obras de Velazquez e Goya, além de obras de Rubens, El Bosco e El Greco. São destaque do museu as obras: As Três Graças de Rubens e O Jardim das Delícias de El Bosco, dentre outras obras primas mundiais. Visitamos também um salão com esculturas gregas de até 500 anos antes de Cristo.

Ao sair do Museu seguimos a pé pelo centro de Madri até a Porta do Sol, uma das áreas mais animadas de Madri.

Madri é uma cidade de avenidas largas e arquitetura imponente. Visitamos o Palácio Real, o Teatro Real, A Praça Mayor que foi palco de julgamentos da Inquisição, grandes manifestações populares, touradas, cortejos e execuções, tudo assistido pela multidão.

Retornamos à Porta do Sol onde compramos algumas lembranças na Galeria Preciados. Voltamos ao hotel onde jantamos e fomos dormir. Amanhã visitaremos Toledo.
Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.